Connect with us

DESTAQUES

FRANCISCO MACEDO | Psicóloga dá dicas para lidar com isolamento e manter a saúde mental em boas condições

Publicado

em

O novo coronavírus (COVID-19) tem atingido além do alvo principal que é o sistema respiratório do ser humano, a economia como um todo, desde empresas de grande porte até os médios e pequenos empreendedores. Até o presente momento as formas de prevenção contra a doença é o isolamento social, medidas de higiene, distanciamento, uso de máscaras entre outros.

No tocante ao isolamento social, essa medida requer cuidados que devem ser levados em consideração principalmente para manutenção e qualidade da saúde mental. Muitas pessoas nesse período de pandemia estão com o emocional abalado e necessitam de ajuda para saber lidar com o problema.

Sobre prevenção, cuidados e orientações, a psicóloga, Leyse Barroso, que atua no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Francisco Macedo dispõe de atendimentos online através de vídeo chamadas e também por telefone.

Atendimentos

Os tipos de atendimento de acordo com a profissional da Psicologia, em tempos de pandemia da Covid-19, estão relacionados a fatores como ansiedade devido muitas pessoas não conseguirem enfrentar a dificuldade de ficar por muito tempo em casa, bem como a perda do foco no trabalho e execução das tarefas e demandas.

Publicidade

Leyse orienta que para conviver em harmonia com a medida de prevenção que é o isolamento social é procurar manter uma rotina diária. A exemplo, a rotina de trabalho, para quem já tinha essa prática antes da chegada do coronavírus e do isolamento social.

“É importante que as pessoas que trabalham, tentem ao máximo manter essa rotina que era praticada anteriormente, estipulando horários, pois a permanência [dessa rotina] vai evitar a perda do foco”, orienta.

A psicóloga recomenda a criação de uma rotina também relacionada às necessidades fisiológicas ou condições físicas como é denominado. Sobre o assunto refere-se ao repouso – hora de dormir e acordar -“

“A permanência dessa rotina também é importante para que o foco durante o dia não seja perdido e assim haja disciplina”, disse.

Atividades e cuidados

Publicidade

A prática de exercícios físicos, por exemplo, é muito importante para qualidade de vida não só em tempos de pandemia, mas de modo geral. Leyse orienta que uma forma também de cuidar da saúde mental é praticar exercícios físicos.

“A internet é uma ferramenta de auxílio para a busca de orientações em relação aos exercícios físicos. Existe aulas de dança, pular corda e vários outros tipos de exercícios aeróbicos etc. Às vezes as pessoas podem até se reinventar ao praticar exercícios. A atividade física ajuda a regular as substâncias no cérebro, como por exemplo a endorfina, que é responsável pela sensação de bem estar”, apontou. “A atividade física é essencial”, reforça a recomendação.

O que ajuda muito a manter a saúde mental é procurar fazer uso da leitura, cursos online e, as atividades manuais que servem como terapias ocupacionais, além de assistir filmes e séries na TV.

“É bom sempre estar dividindo esse tempo e muitas práticas ajudam a se redescobrir”, acrescenta.

Reaproximação familiar

Publicidade

Em tempos de pandemia também há o lado bom. O isolamento social que serve como medida de prevenção pode ser também utilizado para reaproximação familiar. A psicóloga aponta para a relevância de conciliar o tempo disponível para melhor qualidade de vida com os filhos e a família.

“Muitos pais agora podem ter mais contato com seus filhos o que antes, devido a rotina turbulenta de trabalho era dificultada. É importante que os pais estejam em atividades com os filhos, brincando, conversando”, destacou.

“A conversa é uma ferramenta essencial entre familiares, irmãos, para o enfrentamento do período de isolamento social porque gera bem-estar e diminui a sensação de solidão. O isolamento foi bom também para essa aproximação maior”, relatou.

Fake News (notícias falsas)

Com a velocidade das informações através das mídias e redes sociais muitas notícias são veiculados e disseminadas. Neste período  de pandemia onde as informações circulam velozmente, a psicóloga recomenda evitar a conexão por tempo prolongado com conteúdos negativos.

Publicidade

“Querendo ou não a gente acaba absorvendo muito aquelas notícias ruins. Existe muitas Fake News na internet que acabam provocando desespero nas pessoas. É importante o cuidado com o excesso de informações e não ficar o tempo todo conectado com esses tipos de notícias negativas”, alerta Leyse.

Leyse enfatiza que é importante a saúde mentar estar em dias e fortalecida através do atendimento psicológico.

O sono

Entre outros tipos de atendimento, a psicóloga destaca que no momento de pandemia onde as aulas acontecem na modalidade online, os alunos devem adotar um cronograma para acompanhar os conteúdos. A profissional da psicologia pontuou um fator importante para a saúde e o bom desempenho das funções diárias, o sono.

“Muitos alunos relatam que passavam a manhã inteira dormindo e na parte da tarde estavam com sensação de cansaço. Isso acaba prejudicando o aproveitamento do dia. O sono é fundamental para nossas vidas e se a gente não dorme bem, no decorrer do dia estaremos cansados, estressados”, enfatizou.

Publicidade

A psicóloga faz uma observação quanto a duração do tempo de dormir. Para ela, o período de satisfação do sono é muito variável de pessoa para pessoa. No entanto, ela orienta que é importante sempre dormir nas horas certas, mantendo uma base de horário.

“Tem gente que não se satisfaz com oito horas de sono e precisa dormir mais. Já outros, seis, sete horas já é suficiente. O importante é sempre dormir no horário de costume. Por exemplo, se uma pessoa tem costume de deitar às 22 horas (10 da noite) é importante seguir esse padrão e não ficar trocando horários. Por exemplo, tem adolescente por não estar indo a escola fica acordado a noite toda assistindo filmes e no outro dia passa a manhã dormindo. A gente tem que tentar manter uma rotina”, concluiu.

Atendimentos

Os atendimentos com a psicóloga Leyse Barroso podem ser feitos através do telefone (89) 9 9975-7784 e por vídeo chamadas. Os interessados em buscar ajuda psicológica para poder melhor lidar com o período de pandemia e isolamento social devem contatar e fazer o agendamento com a profissional.


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS