Connect with us

DESTAQUES

FRONTEIRAS 82 ANOS | ‘Projeto Mulheres Sem Fronteiras’ marca a 1ª noite do aniversário

Publicado

em

Na noite de quarta-feira 07/06, o ‘Projeto Mulheres Sem Fronteiras’ marcou a 1ª noite de festa em alusão aos 82 anos de Emancipação Política Administrativa de Fronteiras do Piauí.

O ‘Projeto Mulheres Sem Fronteiras’, realizado pela secretaria de educação, que tem à frente a secretária Verônica, e foi idealizado pelo professor Augusto Soares juntamente com toda equipe de professores, coordenadores, apresentou o projeto com objetivo de relatar a história do município de Fronteiras, bem como de mulheres que marcaram período e contribuíram na construção do município. A praça central, Getúlio Vargas onde aconteceu o evento ficou lotada de pessoas que acompanharam à noite cultural, composta por várias peças teatrais que relatava o papel da mulher na sociedade fronteirense desde os primórdios até os dias atuais.

A prefeita, Maria José Ayres, muito feliz por está comemorando o 82º aniversário de Fronteiras falou entusiasmada ao público da noite.  “Boa noite a todos os fronteirenses e a todo povo da região que aqui estão prestigiando esta noite de festa, quero dizer a todos muito obrigada pela presença e que sejam todos muito bem vindos a esta festa maravilhosa que foi preparada com muito amor e carinho, pela prefeita municipal e por uma grande equipe de colaboradores que neste momento nos dá alegria de celebrar esta noite. Fronteiras merece toda festividade”, disse a prefeita municipal.

A história de Fronteiras, assim como a da humanidade está marcada por mulheres que romperam seus limites e se tornaram pioneiras nos diversos âmbitos da sociedade, mulheres que protagonizaram atos e fazeres heroicos numa época majoritariamente dominada por homens, mulheres que fizeram de seu ofício, por mais simples que fosse, instrumento de desenvolvimento pessoal e social, mulheres que representaram e representam a sua classe no campo da política, mulheres que souberam expressar sua sensibilidade nata por meio das diversas manifestações de arte, mulheres que ajudaram a salvar vidas e a promover qualidade de vida aos fronteirenses, mulheres tidas como exemplos de coragem, mulheres que se doaram por inteiro na docência, mulheres que empreenderam seu futuro travando e vencendo as lutas cotidianas através do trabalho honesto.

A primeira apresentação da noite, contou a história da primeira mulher a pisar no solo de Fronteiras e a desbravá-lo juntamente com seu esposo, foi a índia civilizada Rita Álvares dos Reis, pertencente à tribo dos cariris. Foi ela que em 1798 recebeu das mãos do então governador da Capitania do Piauí, Dom João Amorim Pereira, a carta de sesmaria dando-lhes permissão para usufruir do lote de terras que se transformaria na Fazenda Lagoa do Rato. Juntamente com Manoel Victório dos Santos Meireles, ela teve 10 filhos, sendo 09 homens e somente uma mulher: felizarda Rita de Jesus.

A segunda apresentação, frisou que depois de Lagoa do Rato, Fronteiras se chamou por mais de 03 décadas de Socorro, homenagem a padroeira daquele antigo e diminuto povoado. Concretizando a chegada e a presença constante de uma mulher importante: a Virgem Maria, aquela que é invocada em vários lugares do mundo por mil nomes, mas que abençoa e protege a todos os fronteirenses como nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira do município.

Na sequência apresentação mostrou ao publico que no dia 09 de junho de 1935, ocorria à libertação do domínio político do Patrocínio (atual cidade vizinha de Pio-IX). A partir de então, Fronteiras tornava-se um município independente e que hoje às vésperas de seus 82 anos de emancipação pode ser considerado um lugar desenvolvido e próspero fato que se deve, em grande parte, ao trabalho de todos os seus administradores. Cada um que por aqui passou, deixou um significativo legado, marcaram positivamente a história. Grandes homens! E como diz o ditado: “por trás de grandes homens, há sempre grandes mulheres”, assim referiram a todas as primeiras – damas.

O ‘Projeto Mulheres Sem Fronteiras’, relembrou muitas mulheres da história do município que encontraram no seu trabalho uma maneira de saírem da zona de submissão e se tornaram personagens atuantes no processo de desenvolvimento pessoal e interpessoal, diversificando a cultura e aos poucos passando a ser indispensáveis. No momento foi feita memória das precussoras em vários ofícios: as enfermeiras, as benzedeiras, as oleiras (irmãs paulinas), as lavadeiras, as parteiras, as costureiras.

Na sequência o referido projeto lembrou o fato histórico de várias moças vocacionadas que de acordo com a condição financeira dos pais, trocavam as astúcias de sua juventude pelas salas de aula do curso normal, inicialmente ofertado no Crato-CE e Juazeiro-CE e posteriormente em Picos-PI e Campos Sales-CE. Elas se formavam e na maioria das vezes voltavam a sua terra natal para exercer o magistério. Dentre todas, merece destaque aquela que foi contagiada pela arte de educar, que fundou escolas, que doutrinou muitos fronteirenses, que mesmo tendo sido perseguida e contrariada nunca desistiu de seus propósitos educacionais, aquela que, inquestionavelmente, é considerada a matrona da educação fronteirense, Francisca Pereira de Sousa Morais, a eterna “dona Guidé”.

‘Mulheres Sem Fronteiras’ fez um resgate histórico sobre as mulheres legisladora do município, das quais até hoje, apenas 14 delas tiveram o privilégio de comporem o poder legislativo. Bastou uma oportunidade para que elas pudessem atuar no município elaborando e aprovando leis e fiscalizando o poder executivo com muita determinação e sensibilidade feminina. Antônia Jussara Gomes Alves de Sousa Lima, Primeira fronteirense a ser eleita como vereadora e que anos depois, marcou a nossa história sendo também a primeira vice – prefeita. As vereadoras: Maria Aquiles Sá (Salete), Maria Ida (tutinha), Eulália Rosa de Carvalho (Larry), Valzenir Batista de Sousa Moreira ,Francisca das Chagas Sousa (Chica de Simão), Alba de Sousa Araújo, Maria Keyla Ribeiro Alencar Rocha, Célia Maria Pereira Alves Bezerra, Maria Liege Gomes de Sousa, Maria de Fátima Leal de Moura, Ranna Villena Ribeiro Bezerra e Maria Vanderlene Viana Sousa.

Encerrando as apresentações do ‘Projeto Mulheres Sem Fronteiras’, recordou-se que em outubro de 2012, Fronteiras teve pela segunda vez, uma mulher no cargo Executivo de Vice – Prefeita: a senhora Maria José Ayres de Sousa. A mesma mulher que no dia 01 de outubro de 2016 foi eleita pelo voto popular e democrático como a primeira Prefeita de Fronteiras.

O ‘Projeto Mulheres Sem Fronteiras’ fez um resgate histórico da contribuição das mulheres na construção e desenvolvimento de Fronteiras. Estiveram presentes os secretários municipais: Alexander Lucena Sampaio (Saúde), Francisca Rosa Luz Alves (Cultura), Marina Ayres de Sousa (Finanças), Célia Maria Pereira Alves Bezerra (Meio Ambiente), Antônio Robert Pereira de Sousa (Governo), Clediomar Sousa (Comunicação), Verônica Maria Pereira Ribeiro (Educação); Mateus Soares (Coordenador geral do município); Também estiveram presentes os vereadores: Francisco Edilson de Sousa (Nego Adeilson), Dr. Manoel Juraci Bezerra.

 

 

 

 

Publicidade

 

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS