Connect with us

DESTAQUES

FRONTEIRAS | Comunidade Alecrim recebe ônibus lilás com ações de combate à violência contra a mulher

Publicado

em

A pequena comunidade do Alecrim, situada a cerca de 36 km da sede do município de Fronteiras, recebeu importantes ações no enfrentamento à violência contra a mulher, durante toda a manhã desta sexta-feira (16).

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Fronteiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e em parceria com a Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres.

Considerado de grande importância para as mulheres, as ações aconteceram na Escola José Ribeiro Bezerra. A pequena comunidade de Alecrim que abriga cerca de 50 famílias recebeu o Ônibus Lilás – unidade móvel que traz informações sobre os direitos das mulheres e presta serviços para a comunidade.

Entre as atividades desenvolvidas – uma palestra debateu o direito feminino e a violência doméstica. O município disponibilizou uma psicóloga e uma assistente social, o que permite a interação efetiva dos diversos serviços, a orientação adequada e humanizada e, principalmente o acesso das mulheres em situação de violência a esses serviços. Também houve testes de glicemia, testes preventivos, momentos de beleza – com cabelos e maquiagem – um lanche, além sorteio e distribuição de brindes.

O evento reuniu representantes e líderes de diversas entidades. Entre outros estiveram presentes a prefeita municipal Maria José Ayres de Sousa; a secretaria de Educação, Veronica Maria Pereira Ribeiro; a secretaria de Assistência Social, Bruna Bezerra; a representante do STTR, Maria Dulce Alves; representante do Conselho Tutelar, Stallone Luz; Coordenadora do CRAS, Janaina Silva; coordenadoras da Educação do Campo, Ana Lucia e Dores Lene; Supervisora de Ensino, Hidelgardia Gomes; e os professores do Alecrim Valdivia Ribeiro, José Valdinar Ribeiro e Rita Veloso; a Coordenadora Estadual de Políticas para as Mulheres, Haldaci Regina; a Representante da Secretaria de Cultura do Estado, a atriz Tercia Maria e Representante do Centro Estadual de Referência da Mulher Vitima de Violência, Edna Chaves Alencar.

Publicidade

Em sua fala na abertura, a Coordenadora Estadual de Políticas para as Mulheres, Haldaci Regina, destacou os objetivos da vinda do ônibus Lilás.

” Esse ônibus Lilás é uma conquista das mulheres que lutaram nas Marcha das Margaridas, ele veio a comunidade prestar serviços sociais, as mulheres. Levar informação às comunidades rurais, onde têm acontecido vários casos de violência contra a mulher no estado do Piauí. E aqui salientamos o apoio da gestão na pessoa da prefeita Maria José, que só pelo fato de ser mulher nos inspira nessa luta”.

A secretária de Assistência Social, Bruna Bezerra, também falou da importância da ação para garantir o direto às mulheres.

“Nós fomos procurados pela Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para Mulher, para realizarmos esse evento em uma comunidade da nossa cidade; nós escolhemos o Alecrim, comunidade de difícil acesso porque o que mais falta para nossas mulheres são informações, elas sofrem vários tipos de violência e não denunciam por falta de informação. Por esse motivo, o evento ocorreu no campo, local onde se tem menos informação em relação a cidade. O nosso objetivo é proporcionar informação, melhoria e atendimento de outras áreas que nos acompanham hoje aqui, como: técnica de enfermagem, assistente social, psicólogo, assim está reafirmando o comprometimento do município com as garantias de direitos e promoção da cidadania”.

A secretaria pontuou ainda que durante esses sete meses a assistência Social está formando os grupos de idosos, crianças, adolescentes e citou que na comunidade Alecrim será criado o grupo de idosos. Bruna ainda falou das principais ações realizadas. “Em todas as escolas da sede do município foi realizada a campanha do dia 18 de maio; ainda trabalhamos o 12 junho, dia do Trabalho Infantil, onde a secretaria realizou ações nas escolas do campo, realizamos uma blitz educativa na cidade. Implantamos o Projeto de Higiene e Saúde, No CRAS, com a distribuição do kit de higiene bucal, durante este período contamos com o dia do salão de beleza, onde as crianças arrumaram os cabelos, limparam as unhas, entre outras ações”, finalizou.

Publicidade

Em entrevista a Professora Valdivia Ribeiro de Sousa avaliou a ação na comunidade Alecrim.“É um momento de conscientização para todas as mulheres, para que elas não se deixem ser maltratadas pelos maridos ou qualquer pessoa, e que isso não fique impune. No momento também está sendo prestado serviço de saúde a toda comunidade. Parabenizo a gestão municipal da Senhora Maria José que tem assistido a nossa comunidade, a gente ver o trabalho que ela está realizando neste primeiros sete meses de gestão”, afirmou.

REUNIÃO COM OS SETORES

À tarde a mesma equipe de Teresina, se reuniu com todos os funcionários da administração municipal, para fortalecer o debate sobre os direitos das mulheres.

O momento contou com a presença de dezenas de servidores, do vereador Nego Adeilson e aconteceu no Auditório dona Quinô na sede.

A prefeita participou mais uma vez e anunciou a criação de um órgão para a garantia de direitos das mulheres.  “O Ônibus Lilás trouxe serviços e informações para mulheres do Alecrim. Debatemos o fortalecimento dos direitos e vamos continuar a luta por todas mulheres aguerridas”, disse a gestora municipal.

Publicidade

Veja mais fotos:


















Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS