Connect with us

Bocaina

Garoto de Bocaina portador de doença degenerativa consegue na Justiça tratamento com medicação de custo milionário

Publicado

em

Portador da AME – Atrofia Muscular Espinhal, Tipo 2, o bocainense João Marcelo de apenas 12 anos iniciou recentemente o tratamento de combate a tal enfermidade, que consiste em aplicações intramedular de um medicamento chamado Spinraza (Nusinersena).


A medicação é de fabricação internacional e atualmente tem um custo médio de R$ 145 mil reais a dose. João Marcelo neceessita da aplicação de 7 doses só no período deste primeiro ano, o que custaria o valor total de mais de 1 milhão de reais para início do tratamento.


Tendo em vista o alto custo, a família do garoto decidiu desde o ano de 2018, enfrentar uma briga judicial para a garantia do custeio da saúde e tratamento do mesmo. Para a alegria de todos, o advogado responsável pelo caso logrou êxito com o processo.


Procurado pelo Cidades na Net, o Dr. Geovane Júnior, advogado da família e também bocainense, informou que: “a quase 5 anos impetrou o Mandado de Segurança na Justiça Federal contra a União (governo federal), buscando a garantia constitucional do direito a saúde de João Marcelo, tendo logrado êxito na primeira instancia e segunda instância, estando atualmente o processo tramitando perante o STJ em Brasilia/DF, tendo sido iniciado o tratamento devido a concessão de uma medida liminar. Asseverou ainda que a garantia a saúde é um direito de todos e um dever do Estado, independente de seus custos”.


João Marcelo iniciou o seu tratamento no último dia 27 de fevereiro, junto ao Hospital Infantil Lucídio Portella, em Teresina/PI, a conquista alegrou e encheu a família e amigos de esperança.

Conforme o Ministério da Saúde, a Atrofia Muscular Espinhal (AME) é uma doença rara, degenerativa, passada de pais para filhos e que interfere na capacidade do corpo de produzir uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores, responsáveis pelos gestos voluntários vitais simples do corpo, como respirar, engolir e se mover.

Publicidade

Ela varia do tipo 0 (antes do nascimento) ao 4 (segunda ou terceira década de vida), dependendo do grau de comprometimento dos músculos e da idade em que surgem os primeiros sintomas.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS