Connect with us

DESTAQUES

GEMINIANO | Festa da Independência atrai multidão e é considerada a maior da história

Publicado

em

Os 196 anos de Independência do Brasil foram comemorados em grande estilo na cidade de Geminiano, situada a 331 de Teresina. O “Dia da Consciência Cívica” integra o calendário de eventos oficiais do município e se destaca como um dos maiores do interior do Estado. Anualmente, a Prefeitura Municipal promove atividades cívicas, culturais e festivas, um evento iniciado na gestão do primeiro prefeito do município, Júlio de Moura Leal, e que se tornou tradição.

CLIQUE AQUI E VEJA FOTOS DO DESFILE E FESTA!

Este ano, o evento comemorativo superou todas as expectativas e é considerado o maior da história de Geminiano. Uma multidão lotou a Avenida para festejar a mais importante data do calendário nacional, a emancipação do Brasil.

A programação comemorativa teve início logo cedo com a rodada final do Torneio Municipal de Futebol Amador. A primeira partida, para decidir o terceiro colocado na competição, a equipe de Lerianos venceu o time Borussia de Samambaia por 3 a 1 nas cobranças de pênaltis, após empatarem em 1 a 1 no tempo normal. A final foi realizada entre os times Palmeira de Samambaia e Flamengo de Cacimbinha. O Palmeiras foi melhor e venceu por de 3 a 0, levando o título de campeão.

À tarde, organizado pela Secretaria de Educação, aconteceu o desfile cívico, um dos momentos mais bonitos da programação. Mais de 50 pelotões formados por alunos das escolas municipais e estaduais, pelas secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento, Agricultura, Cultura, grupo de Bombeiros Civis, Ordem DeMolay, motoqueiros e vaqueiros passaram pela Avenida, encantando o grande público presente pela riqueza de detalhes.

Publicidade

As escolas da Rede Municipal de Ensino abordaram duas temáticas no desfile. O primeiro foi “Escola Teia do Saber – A educação que move o mundo”, apresentado pelos alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Outro tema foi “Diversidade e tolerância: Como será o amanhã?”, apresentado pelos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e da Escola de Jovens e Adultos.

Secretária de Educação, Érica Carvalho, e o coordenador de Educação, Railton Pinheiro

Érica Carvalho, secretária de Educação, fez uma avaliação positiva e destacou a importância do desfile. “O desfile é um dos momentos mais importantes da programação, pois desperta e valoriza o sentimento cívico e patriótico nas pessoas, principalmente entre as novas gerações. É importante manter viva a nossa história, e nós temos feito isso em Geminiano, a exemplo do meu avô, Júlio Moura, que idealizou esse grande evento em sua gestão. Me sinto honrada em poder dar continuidade a esse trabalho e organizar esse grandioso e tão significativo desfile cívico.”, disse.

A programação comemorativa seguiu à noite, com a Festa da Independência. Shows foram realizados em um palco cultural montado na Avenida principal, onde se apresentaram diversas atrações artísticas, como Genaro, Luís dos Teclados, Paulinho Henrique, Forró Tô na Farra e Oswando Barros. A principal foi o cantor Toca do Vale, que embalou a multidão presente.

Prefeito Erculano, a primeira dama Leda Carvalho e o cantor Toca do Vale

O prefeito Erculano Carvalho comemorou o sucesso do Dia da Consciência Cívica. “O sentimento é de alegria para todos nós que fazemos a gestão. Estamos realizados com o sucesso do evento. Esse ano nós melhoramos ainda mais, envolvendo todas as Secretarias Municipais no desfile, e realizamos essa grande festa para festejar essa data tão importante para nós brasileiros.”, disse, salientando que as expectativas foram superadas. “Geminiano já é referência em toda a região e no interior do Piauí pela festa da Independência, mas esse ano a gente superou todas as expectativas. Foi a maior festa, o maior público da história. Minhas palavras são de agradecimento a todos que aceitaram o nosso convite e prestigiaram a nossa cidade.”, pontuou.

O evento foi bastante prestigiado. Dentre os presentes, personalidades políticas como a deputada federal Iracema Portela, o deputado federal Fábio Abreu, o suplente de deputado federal Mainha, o deputado estadual Nerinho, a suplente de deputado estadual Belê Medeiros e o ex-comandante da PM-PI, Coronel Carlos Augusto.

Publicidade

Belê Medeiros, que dirigiu elogios ao evento. “Geminiano vive um momento ímpar. Isso pode ser sentido e notado em diversas situações como essa, em que o povo demonstra o patriotismo e o orgulho de ser Geminiano, manifestado em cada pessoa que se envolve na preparação de um desfile tão lindo, digno de aplausos. Hoje nós tivemos um desfile a nível de capital. Eu fico orgulhosa de ver o trabalho que está sendo desenvolvido aqui através da gestão do prefeito Erculano.”, disse.

A deputada federal Iracema Portella também esteve presente e definiu o evento como “uma festa linda”. “Uma das mais bonitas que já fui no Piauí. Tudo muito bem organizado, participativo e que abordou temas de grande relevância para a sociedade. A gestão está de parabéns!”, disse.

Em entrevista, a Iracema falou do seu trabalho em prol do município e reafirmou seu compromisso de continuar a contribuir com o desenvolvimento de Geminiano. “Aqui nós temos uma grande parceria com o prefeito Erculano, que tem rendido bons frutos para o município. Nós tivemos a oportunidade de destinar emendas para o custeio da saúde, para a aquisição de ambulância, de consultório odontológico, trator e tantas outras ações importantes, como obras de infraestrutura urbana. São recursos que fizeram a diferença no desenvolvimento do município. E isso é só o começo dessa parceria, tendo em vista que o prefeito encontra-se à frente da gestão há apenas um ano e oito meses e nós já trabalhamos bastante, já temos o que falar, o que mostrar.”, disse.

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS