Connect with us

DESTAQUES

GEMINIANO | Prefeito bom não faz negociata, faz gestão eficiente, diz Erculano Carvalho

Publicado

em

O prefeito Erculano Carvalho (Progressistas) vem demonstrando na prática que é possível fazer muito com pouco dinheiro. Para isso, o gestor, que está à frente da Prefeitura de Geminiano, município com pouco mais de cinco mil habitantes, pontua que o segredo está no compromisso com o tripé da boa administração, formado pela eficácia, eficiência e efetividade.

Há um ano e seis meses no comando do município, Erculano Carvalho tem como principais marcas de sua administração a lisura e transparência nos atos administrativos. Embora tenha recebido o município com as instituições públicas sucateadas e passando por uma séria crise financeira – agravada por débitos com fornecedores e atrasos salariais – Carvalho fechou o exercício do ano de 2017 obedecendo os percentuais constitucionais no que se refere aos gastos públicos, mesmo diante de todas as dificuldades.

Números impactantes

A gestão encerrou o exercício de 2017 com os seguintes índices: Educação: 30,48% (o mínimo é 25%); Saúde: 16,79% (o mínimo é 15%); FUNDEB – Magistério: 67,52% (o mínimo é 60%); Pessoal: 38,76% (o máximo é 54%). Os dados comprovam que o município de Geminiano ficou abaixo do limite de alerta, 48,60%.

Diante dos bons índices, o prefeito comemora os resultados. “Fico feliz com esses números. Estamos conseguindo atingir nossas metas respeitando a legislação fiscal”, destaca.

Publicidade

“Comecei do zero”

Carvalho creditou o bom desempenho administrativo a sua equipe de auxiliares que trabalham incansavelmente para lhe ajudar a colocar o município no caminho do desenvolvimento. “Como todos sabem, aqui nós começamos praticamente do zero. A cidade vivia há mais de uma década mergulhada em um caos administrativo, mas com o compromisso da minha equipe já estamos começando a reverter essa situação”, frisa.

Administração eficiente

O prefeito declarou também que a primeira missão logo que tomou posse foi renegociar um débito de quase R$ 2 milhões com a Eletrobrás Distribuição Piauí. A medida foi necessária uma vez que os prédios que abrigam vários órgãos municipais estavam com fornecimento de energia elétrica suspensos, inclusive a sede da Prefeitura Municipal, que funcionava por meio de gerador. Outra importante negociação àquela época ocorreu com os servidores que se encontravam com dois meses de salários em atraso.

O mandatário ainda elencou uma serie obras realizadas por seu governo, como reformas e ampliação de escolas e unidades básicas de saúde, estradas, perfurações de poços artesianos, instalação de redes de distribuição de água, entre outras.

Publicidade

“Procuramos investir cada centavo que entra nos cofres do município em benefício da população, afinal, esses recursos são oriundos dos tributos pagos pelos cidadãos e devem retornar através de prestação de serviços para a população. É com esse propósito que trabalhamos”, reforça o gestor.

Em um ano e meio a administração “Governo de um Novo Tempo” priorizou as pastas de Saúde, Educação, Assistência Social, Agricultura e Infraestrutura. No planejamento para o segundo semestre a atenção estará voltada também para as áreas da Cultura, Esporte e Lazer.

Por Assis Santos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS