Connect with us

DESTAQUES

Gestão de Dr. Corinto celebra atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Marcolândia

Publicado

em

A Prefeitura de Marcolândia na gestão do prefeito Dr. Corinto Matos, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realizou nesta sexta-feira (19) uma solenidade de celebração das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O evento aconteceu no bairro Novo Milênio.

A assistente social, Laura Lopes, é coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Ela destaca que o principal objetivo é fortalecer vínculos familiares e comunitários visando tirar crianças e adolescentes das ruas e da ociosidade, bem como afastar da criminalidade. O SCFV vai funcionar nas segundas, terças e quartas-feiras, durante manhã e tarde.

Laura explica que o serviço oferecerá atividades esportivas na modalidade futebol, bem como nas artes com teatro e música e disponibilizará também uma sala para curso de Informática Básica voltado para crianças e adolescentes.

O público-alvo do SCFV são crianças e adolescentes que compreendem a faixa etária de 06 a 16 anos e idosos.

Dentro das perspectivas de acordo com a coordenadora Laura, serão oferecidos cursos de capacitação, oficinas para mães de adolescentes, tais como: curso de pintura, artesanato, bordado entre outros.

A coordenadora destacou também que o prognóstico para o próximo ano é incluir, para crianças e adolescente, aulas de ballet e capoeira.

“Gostaria de agradecer pela presença de vocês e a Deus por mais um dia. Estarei à disposição de todas as famílias com principal objetivo de fortalecer vínculos, tirar as crianças e adolescentes do meio da rua, distanciar mais ainda cada um das drogas e do álcool. Os filhos de vocês são o futuro de Marcolândia e esse futuro precisa ser bem cuidado. Esse cuidado depende de uma relação entre vocês responsáveis, a gestão e nós enquanto profissionais”, ressaltou Laura Lopes falando sobre os tipos de serviços ofertados.

As pessoas que são cadastradas no CRAS do município e desejam participar dos grupos, ou incluir os filhos devem procurar a instituição [do CRAS] ou o próprio Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que está localizado no bairro Novo Milênio.

O secretário de Assistência Social, José Valdemiro, o Birica, esteve presente na solenidade e saudou a todos em nome do prefeito Corinto e da coordenadora do CRAS, Valéria Castro.

Publicidade

“É um momento de alegria e de agradecer a Deus por isso. É hora de cuidar do nosso povo com apoio do prefeito municipal, a equipe do Cras que se envolveu todo ano […] o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos tem muito a ver com a vida desse povo. A equipe está preparada para trabalhar e conviver com essas crianças e adolescentes. Estamos à disposição”, disse o secretário Birica.

A coordenadora do Cras, assistente social, Valéria Castro, destacou que o serviço de convivência é uma continuidade da escola e fortalecimento para outras áreas do conhecimento.

“A importância que tem os filhos frequentarem a escola é mesma importância que essa frequência seja extensiva ao serviço de convivência. Assim como na escola estão recebendo orientações e ensinamentos, aqui no scfv vão ter essa continuidade com complemento e à outras áreas educacionais, preencher as horas vagas ensinando outras atividades”, explicou destacando que a frequência é compartilhada com a da escola e influi também nos beneficiários do Auxílio Brasil.

O policial militar, capitão Edmilson Pacheco, também fez uso da palavra. Na ocasião destacou que a Polícia faz também um serviço social e que há no município um projeto social. Edmilson disse que ao final desse mês dará continuidade ao Pelotão Mirim Cidadão e a renovação de matrículas dos interessados em participar.

O prefeito Dr. Corinto Matos, em seu pronunciamento disse que é um grande momento para o município em iniciar o SCFV.

“Ele vai apoiar as crianças que mais precisam desse serviço. O secretariado deve trabalhar em conjunto para fortalecer os atendimentos a quem mais precisa. O trabalho nosso aqui é para servir vocês que são a essência e a parte principal do município. O futuro do país, do estado e do município são as crianças. Temos que aproveitar esse momento e fortalecer esse vínculo. Com apoio das escolas e da assistente social nesse tipo de trabalho, tirar as nossas crianças do mal caminho. À equipe do Social eu deixo meu abraço. Está tudo bem feito, de coração, uma equipe nota 10”, falou o prefeito de Marcolândia. “E parabenizar o secretário Birica”, enfatizou Corinto Matos.

A psicóloga do CRAS, Eribetânia Carvalho, explicou que os profissionais da psicologia também atual em dois serviços dentro centro de referência, sendo um deles o PAIF (Proteção e Atendimento Integral à Família) e o SCFV.

“Dentro disso a gente estuda a demanda, faz intervenções e encaminhamento para a saúde, educação, criança feliz, e dando continuidade à visitas para saber se esse serviço está sendo feito. O outro é o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos – esse tem o intuito de trabalhar grupos a partir do seis anos de idade – criança, adolescente, adulto jovem, adulto e idosos”, esclareceu a psicóloga falando sobre os tipos e divisão de atividades que envolvem os grupos do SCFV, entre outras competências.

Na ocasião foram recepcionados o prefeito Dr. Corinto Matos; a secretária de Educação e primeira-dama, Auxília Matos; o secretário de Assistência Social, José Valdemiro (Birica); o secretário de Cultura, Rafael Alencar; o secretário de Administração, Paulo Pinheiro; o secretário de Esporte e Lazer, Eduardo Silva; a coordenadora do CRAS, Valéria Castro; membros do Conselho Tutelar, o capitão Edmilson Pacheco que é comandante de policiamento no município, os profissionais da Secretaria de Assistência Social e a comunidade beneficiária do S.C.F.V.

Veja mais fotos

Fotos por equipe Ascom

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS