Connect with us

DESTAQUES

Gestão de Dr. Corinto desenvolve ações para incluir Marcolândia no Mapa do Turismo Brasileiro

Publicado

em

O município de Marcolândia situado a 420 quilômetros da capital Teresina, está pleiteando a inclusão no programa Mapa do Turismo Brasileiro edição 2021/2023. Além do mapa visa também entrar no Inventário Turístico Piauiense 2021/2023.

O prefeito Dr. Corinto Matos explica que o Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento estratégico que tem por objetivo delimitar os municípios e polos turístico para a atuação prioritária de políticas públicas pela Secretaria de Estado do Turismo do Piauí (SETUR-PI).

O mapa é atualizado a cada dois anos. Na atualização referente ao ano em vigência, terá validade de 2021 a 2023.

O prefeito Corinto Matos enfatiza que “a inclusão do município no mapa do turismo é indispensável para que possa habilitar à projetos de saneamento, pavimentação, mobilidade urbana e assim consecutivamente”.

Corinto ressaltou que para a inclusão nos patamares, está cumprindo paulatinamente todos os requisitos necessários. Um desses requisitos é que o trade turístico, ou seja, os prestadores de serviço ao turismo estejam devidamente cadastrados no CADASTUR – Cadastro dos Empreendimentos Turísticos do Ministério do Turismo (antigo cadastro da Embratur) e também no turismo responsável que é um selo que classifica que o empreendimento esteja seguro cumprindo todos os requisitos de biossegurança.

O município de Marcolândia em parceria com a Sala do Empreendedor, identificou mapeando os empreendimentos econômicos do turismo – participantes do trade turístico.

Publicidade

Após o procedimento de identificação aconteceram as visitações tendo como objetivo de conscientizar os proprietários sobre a importância do cadastramento.

Dezenove empreendimentos estão cadastrados em Marcolândia no trade turístico – cadastrur – e no turismo responsável.

O assessor técnico, Edson Ribeiro, explica que isso faz com que o município de Marcolândia esteja hoje em sexto lugar no Estado do Piauí. Essa posição alcançada iguala por exemplo à cidade de Luís Correia, no litoral piauiense. No ranking, Marcolândia está qualificado acima da cidade de Picos – que possui cerca de 78 mil habitantes.

“É mais um passo que mostra que a administração do prefeito Dr. Corinto Matos está focada na diversificação dentro da administração pública e é um compromisso da gestão tornar um polo de atração turística e preparar para receber aqueles que já são turistas por passarem pelo município como ponto de apoio na questão de transporte”, destacou.

A gestão “Amor e respeito pelo povo” está trabalhando também em estudos de viabilidade técnica para a implantação de um polo de prática de voo livre, tendo em vista a situação geográfica privilegiada.

O trabalho é encabeçado pela Prefeitura de Marcolândia através da Secretaria Municipal de Administração que tem à frente o secretário Paulo Pinheiro, juntamente com a assessoria técnica representada por Edson Ribeiro, em parceria com a Sala do Empreendedor na responsabilidade de Nena.

Publicidade

“Continuamos cadastrando até o momento final deste trabalho de inclusão do município no mapa do turismo”, disse Edson.

Secretário de Administração Paulo Pinheiro, prefeito Dr. Corinto Matos e o assessor técnico Edson Ribeiro

Dentre os objetivos em prol do avanço de Marcolândia, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente visa implementar um polo de conservação ambiental, da memória e patrimônio histórico no entorno do barreiro Dois Irmãos. O local é considerado polo tradicional uma vez que nos primórdios da fundação do município, servia como fonte de abastecimento de água.

Edson acrescentou ainda que estão sendo alterados os acessos aos municípios vizinhos de Caldeirão Grande e Simões visando torna-los mais atrativos e dotar a cidade de estrutura para recepcionar os turistas, tanto aqueles que estão em trânsito e procuram o local para pousar, como também tornar o local ponto de visitação.

Nesse sentido apontou o secretário de Administração Paulo Pinheiro, que é importante ressaltar o Santuário da Serra dos Pereiros dentre outros empreendimentos que tenham possibilidades e potenciais para atrair turistas ao município.

Secretário de Administração Paulo Pinheiro

Recentemente, no último dia 07 de outubro, o prefeito Dr. Corinto Matos esteve em um evento de credenciamento dos MEI no trade turístico, realizado na Unidade Escolar Mariano da Silva Neto, para a realização do Cadastur – fazendo o turismo legal.

Na oportunidade compareceram no evento o prefeito Corinto Matos; o vice-prefeito Valmir de Juracy; os vereadores: Chaguinha Ramos, Simone Viana, Lanja Nobre, Erivan de Aprígio, Dunga, Marquinhos Coelho; os agentes de Desenvolvimento Nena Gregório e Silvana; os secretários: Birica (Assistência Social), Zé Orlando (Agricultura) e Paulo Pinheiro (Administração).

Facebook

MAIS ACESSADAS