Connect with us

DESTAQUES

Governo do Piauí publica decreto que adia aulas presenciais de escolas públicas estaduais para março

Publicado

em

Foi publicado no Diário Oficial do Piauí dessa sexta-feira (4) o decreto que adia as aulas presenciais da Rede Estadual de Ensino para o dia 3 de março. O retorno das aulas estava previsto para iniciar na próxima segunda-feira (7), mas foi adiado devido ao agravamento da pandemia da Covid-19.

A decisão foi anunciada pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), ainda na sexta. A medida considera as recomendações do Comitê de Operações Emergenciais (Coe), que aponta a previsão de um pico de casos de Covid-19 no mês de fevereiro.

“O adiamento é para garantir as condições de evitar riscos para todas as pessoas que atuam na nossa rede. A medida faz parte do controle da circulação de pessoas, e sei que não agrada, mas é necessária. Ao mesmo tempo, estamos recomendando que os Municípios, o Governo Federal em sua rede de educação e nas escolas privadas possamos trabalhar, ou de forma virtual ou com adiamento do início das aulas, na mesma linha do Estado e, com isso, salvar vidas”, afirmou Wellington Dias durante o anúncio.

Governo do Piauí adia aulas presenciais de escolas estaduais para março

Governo do Piauí adia aulas presenciais de escolas estaduais para março

O Governo do Estado continuará ainda com as ações para controlar a Covid-19 no Piauí. Além do decreto em vigência com as medidas sanitárias, serão mantidos os trabalhos nas barreiras sanitárias no Piauí e nas divisas com o Maranhão, do Programa Busca Ativa, bem como a ampliação de leitos e investimentos em testagem e vacinação.

De acordo com o chefe do Executivo estadual, as medidas seguem as orientações acordadas pelo Fórum dos Governadores do Brasil para evitar a circular de pessoas e, assim, maior transmissibilidade. Dias frisou que a prioridade é a vacinação.

“Estamos seguindo o Fórum dos Governadores, que segue a ciência. Portanto, em primeiro lugar: a limitação na movimentação de pessoas, depois vamos trabalhar o aumento de leitos, para que ninguém fique sem atendimento. Também, no Piauí, estamos trabalhando as barreiras preventivas e o Busca Ativa para garantirmos o controle das entradas em aeroportos e rodovias. Estamos ainda ampliando os testes, distribuindo aos municípios para descobrir quem está com Covid, colocar em orientação médica, em quarentena para evitar transmissibilidade. Por último, vamos adotar, entre tantas medidas, a vacinação como prioridade. Já estamos nos aproximando de 80% da população imunizada, o Piauí em segundo lugar do Brasil, praticamente empatado por São Paulo, e essa é a meta para enfrentar mais essa onda”, disse o governador.

Publicidade

Recomendação às redes municipais, federal e particular de ensino

O decreto recomenda aos municípios, à rede particular e federal de ensino que as aulas presenciais sejam retomadas somente a partir do dia 3 março, assim como na rede estadual.

  • Saiba como será o retorno no ensino superior público do estado clicando aqui.

Ao g1, o presidente do Sindicato dos Escolas Particulares de Teresina, Leonardo Airton, informou que as escolas privadas permanecerão com as aulas presenciais, respeitando os protocolos sanitários estabelecidos pelos órgãos competentes. Haverá mudança se ocorrer, segundo o sindicalista, “alguma modificação no posicionamento das autoridades governamentais”.

Em Teresina, o prefeito Dr. Pessoa determinou a suspensão das aulas presenciais. O período letivo será retomado na próxima segunda-feira (7) na modalidade remota. Em Floriano, a prefeitura antecipou as férias da rede municipal de ensino. As férias têm início na segunda-feira (7) e o início do ano letivo está previsto para 22 de fevereiro.

Fonte: G1 PI

Facebook

MAIS ACESSADAS