Connect with us

DESTAQUES

Governo vai incluir mais quatro cidades para serem abastecidas pela adutora de Piaus

Publicado

em

O governo do Piauí vai incluir mais quatro cidades dependentes do abastecimento de água do sistema adutor de Piaus em São Julião. O projeto vai ocorrer em duas fases, onde vai direcionar também, a água da barragem de Bocaina para abastecer outros dois municípios. A Semar (Secretaria de Meio Ambiente) já prepara a retomada das obras.

A primeira etapa consiste em realizar o direcionamento da água da barragem de Bocaina para Bocaina, Sussuapara e Picos-PI. Já  a segunda fase,  prevê a distribuição da água de Piaus para as cidades de  Alagoinha do Piauí, Monsenhor Hipólito, Francisco Santos e Santo Antônio de Lisboa. Atualmente são abastecidos os municípios de São Julião, Fronteiras, Pio IX, Vila Nova do Piauí e Campo Grande do Piauí.

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Sádia Castro, esteve nesta quinta-feira (21), nos municípios de Bocaina e Sussuapara para visitar as obras do sistema adutor das barragens. Ela explicou que neste primeiro momento, os engenheiros da Diretoria de Recursos Hídricos da Semar estão fazendo um levantamento de todo o material que está estocado, verificando a qualidade dos tubos, conexões, borrachas para poder saber o que já tem e o que falta para dar seguimento ao trabalho.

O sistema adutor de Piaus foi inaugurado em 2013 e tem 111 quilômetros de extensão, sendo operado pela Agespisa. No início do ano de 2021 tem falhado constantemente na distribuição de água que falta  ao menos duas vezes por semana nos municípios abastecidos. A assessoria da Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí S/A) culpa a equatorial pelo mau fornecimento de energia que, seria a principal causa do problema.

A adutora recebeu o investimento de cerca de R$40 milhões, com recursos provenientes do Ministério da Integração através do PAC 2.

Publicidade

Fonte: Notícias da Região

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS