Connect with us

DESTAQUES

Greve dos professores completa um mês e milhares de alunos são prejudicados no PI

Publicado

em

A greve dos trabalhadores e professores da rede Estadual de Ensino completou um mês nesta segunda-feira (9) e milhares de alunos estão sendo prejudicados por falta de aula. A classe protesta contra o reajuste do piso nacional do magistério que ficou mantido em 6,81%. O governo pagou 2,95% e alegou que não seria possível dar mais devido ao período eleitoral.

De acordo com Paulina Almeida, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Professores da Educação do Estado do Piauí (SINTE-PI), o acerto salarial não atende as expectativas da categoria.

Governador sancionou reajustes de 2,95% para servidores estaduais (Foto: Reprodução / Diário Oficial do Estado)

Governador sancionou reajustes de 2,95% para servidores estaduais (Foto: Reprodução / Diário Oficial do Estado)

“O acordo judicial é que atende as nossas expectativas que é de 6,81% para professores em maio, 3,15% para funcionários também em maio e a mesma porcentagem para funcionários em setembro. Então, qualquer outra proposta, como esta de 2,95%, ela não atende as expectativas da classe trabalhadora, tendo em vista que esse reajuste do governo foi para todas as categorias. Nós estamos buscando a execução do acordo judicial firmando para nós da educação, juntamente com o governador do estado” explicou a presidente.

A Unidade Escolar Benjamin Batista, no Centro de Teresina, amanheceu com as salas de aulas vazias. Tanto os professores e os poucos alunos presentes tiveram que retornar para suas casas, com um saldo de mais um dia sem aula, que somam exatamente em um mês.

Salas de aulas vazias, professores sem reajustes e milhares de estudantes sem educação. (Foto: Reprodução/TV Clube)

Salas de aulas vazias, professores sem reajustes e milhares de estudantes sem educação. (Foto: Reprodução/TV Clube)

Guilherme Araújo é aluno do segundo ano do ensino médio e está sentindo na pele a falta de aula. “Já é difícil para uma escola pública aplicar uma educação boa, imagina sem aula. Pra quem vai fazer o Enem é prejudicado porque terá visto menos conteúdo”, disse o aluno.

Publicidade

Na Unidade Escolar Govenador João Clímaco Almeida a situação é a mesma. Todos os 45 professores da escola estão sem ministrar aula também há 30 dias. A escola têm 920 alunos matriculados nos ensinos médios e profissionalizantes.

Na Escola Govenador João Clímaco Almeida tem 45 professores e 920 alunos e as aulas por lá não acontecem há trinta dias.  (Foto: Reprodução/TV Clube)

Na Escola Govenador João Clímaco Almeida tem 45 professores e 920 alunos e as aulas por lá não acontecem há trinta dias. (Foto: Reprodução/TV Clube)

Preocupada com a educação da filha, a agricultora Maria de Fátima Nascimento foi até a escola para receber uma posição por parte da diretoria, em relação a falta de aula do curso de informática.

“Minha filha levanta 4h pra vir para o colégio. Ela pega um mototáxi pra vir e outro para voltar. A despesa é muito grande e eu não posso ficar gastando à toa. Então, eu queria saber quando é que os professores voltarão para sala de aula. Eu não vou é ficar gastando o que eu não tenho e ela ficar parada, sem aula”, desabafou dona Maria de Fátima.

Fonte: G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS