Connect with us

DESTAQUES

Grupo pró-Bolsonaro permanece na Esplanada na manhã desta quinta

Publicado

em

Um grupo de manifestantes pró-Bolsonaro que participou do 7 de Setembro permanece na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na manhã desta quinta-feira (9). Eles chegaram a discutir a saída do local com a polícia, mas não cederam. O advogado Frederick Wassef participou das negociações durante a noite, mas as tratativas também foram em vão.

Os manifestantes pedem o impeachment e a prisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Nessa quarta-feira (8), eles queriam entregar uma carta com essa essas solicitações ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), mas ele estava na residência oficial da presidência da Casa, no Lago Sul. Eles também pretendiam entregar uma cópia ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Há dois pontos de bloqueio na via S1 do Eixo Monumental. Um deles está na altura do Ministério da Saúde e um próximo à Catedral Metropolitana de Brasília. O Eixo Monumental permanece fechado nos dois sentidos na manhã desta quinta.

Caminhões e ônibus dos manifestantes estão parados no canteiro central da Esplanada dos Ministérios. O grupo esteve presente no ato pró-Bolsonaro na última terça-feira (7).

Discursos de apoiadores do presidente da República estavam sendo feitos em cima de dois trios elétricos e centenas de pessoas acompanham as falas, sob um calor de mais de 30°C em Brasília na tarde dessa quarta (8).

Publicidade

“Muita gente disse que teria briga, teria arruaça, mas fizemos uma manifestação pacífica”, disse um dos participantes do ato de cima do trio elétrico. O deputado federal Paulo Trabalho (PSL-GO) também protestou contra o STF. “Se o nosso pleito não for atendido, nós vamos pedir licença à Polícia Militar e entrar lá, que é de nosso direito”, ameaçou. Os policiais usaram arames para reforçar as barreiras de contenção na Via S1, que vai no sentido Praça dos Três Poderes.


Caminhoneiros que apoiam o presidente também fizeram manifestações em Brasília e em, ao menos, 16 estados na quarta-feira. Na capital federal, eles fecharam a BR-040 no sentido Plano Piloto, no fim da tarde e início da noite

Em um áudio gravado no final da noite, o presidente Jair Bolsonaro amenizou o discurso e fez um apelo aos caminhoneiros para que não parem o país. Após as falas do presidente do 7 de Setembro, rodovias próximas a Brasília e de outros 16 estados foram interrompidas pela categoria, o que gera risco de desabastecimento.

“Fala para os caminhoneiros aí que são nossos aliados, mas esses bloqueios atrapalham a nossa economia e isso provoca desabastecimento, inflação, prejudica todo mundo e, em especial aí, os mais pobres. Então, dá um toque aí nos caras, se for possível, e vamos liberar, tá ok? Para a gente seguir com a normalidade. Deixa com a gente em Brasília agora. Não é fácil negociar, conversar, por aqui com outras autoridades, mas a gente vai fazer a nossa parte e buscar uma solução, tá ok? E em meu nome dar um abraço a todos os caminhoneiros aí”, disse Bolsonaro em áudio.

Fonte: R7

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS