Connect with us

Bocaina

Historiador vai apresentar pesquisa no Rio de Janeiro sobre o festejo de N. S. da Conceição em Bocaina

Publicado

em

O professor, Vinicius Luz, historiador natural de Bocaina-PI, que reside no Maranhão, vai participar do II Congresso Nacional do Profhistória que acontece entre os dias 04 e 07 de outubro, na Universidade do Estado do Rio Janeiro (UERJ), Campus Maracanã.

A temática central do congresso é “A pesquisa em ensino de história e a formação de professores”.

Destinado a alunos e egressos do Profhistória, a realização do Congresso tem como finalidade promover debates tendo em vista o compartilhamento de experiências e discussão de temas contemporâneos, bem como das pesquisas desenvolvidas no âmbito do curso. 

No evento haverá mesas redondas, grupos de reflexão docente (GRD), saídas a campo, atividades culturais entre outros.

Professor Vinicius vai apresentar um pouco da cultura da cidade de Bocaina que está inserida em sua pesquisa de Mestrado sobre os festejos de Nossa Senhora da Conceição, celebrado anualmente entre o dia 29 de novembro e 08 de dezembro. Neste ano de 2022 será festejado a 268ª edição.

Publicidade

“Minha pretensão é mesmo de divulgação, porque o intuito da pesquisa além da dissertação é a produção de um produto pedagógico para o ensino de história. Entre meus objetivos é de reconhecer os festejos de Nossa Senhora da Conceição como patrimônio cultural imaterial religioso do povo bocainense. Como historiador me interesso por pesquisas sobre cultura, memória, patrimônio, música e cidades e decidi pesquisar sobre a cultura de Bocaina. Tudo isso relacionando com o ensino de História através da educação patrimonial”, ressaltou.

“Compreendendo, por exemplo, como a religiosidade popular produz o sentimento de identidade e pertencimento. Então essa é um pouco da discussão que levarei em outubro para UERJ”, revelou.

Vinicius é graduado em Licenciatura em História pela Uninassau (2012-2015), especialista em Cultura Afro-brasileira e africana pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

O historiador bocainense é mestrando em Ensino de História na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS