DESTAQUES

Homenagens ao vaqueiro, apresentações culturais e shows abrem o XXI Encontro de Folguedos de Pio IX; veja fotos

Publicado

em

O vaqueiro é uma das figuras de maior representatividade na cultura nordestina. Símbolo de luta, bravura, resistência, e detentor de muita habilidade se tornou neste ano o principal personagem do XXI Encontro de Folguedos de Pio IX.

O tradicional evento que está no calendário cultural do município há mais de duas décadas é realizado pela gestão “Trabalho e respeito para todos” do prefeito Silas Noronha e do vice-prefeito Etinho Bezerra, através da Secretaria Municipal de Educação e do Departamento de Arte e Cultura.

Com apoio da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR-PI), do deputado estadual Nerinho e do Governo do Piauí, é promovido nos dias 14 e 15 de junho no Terreiro da Fazenda com o tema “Vaqueiro Nordestino: do mugir da boiada aos rincões do Sertão”.

O XXI Encontro de Folguedos de Pio IX mergulha nas raízes universais da associação entre o homem e o boi, rememorando a relação que data dos primeiros agrupamentos humanos, que encontraram na domesticação do gado uma ferramenta para estabelecer povoações, a partir das práticas arcaicas da pecuária com a implantação dos primeiros currais no Nordeste brasileiro por volta do século XVI.

No final do século XVI contava o Piaui com 129 fazendas de gado. Seis delas ficavam às margens do Riacho Guaribas, que eram as mais próximas do território piononense. Nas terras onde hoje está Pio IX, um dos fatores preponderantes para o povoamento e adensamento da região foi a expansão da atividade de criação de gado, a partir da qual o vaqueiro tem papel importante na ocupação.

Manoel do Monte de Carvalho chegou à Fazenda Marçal proveniente da Vila de Sobral no Ceará por volta do século XIX e posteriormente seus descendentes instalaram outras fazendas, entre as quais São Bento, Carnaubinha, Cumbe, Alecrim, Pau-Ferro, Condado e Inharé, Povoação, Saco, Tamanduá, Angico, Riacho do Meio, Regeneração, Jurema, Água Branca, Alagadiço, Queimadas, Pedra Branca, Cajazeiras e outras.

Dia 14

No primeiro dia, nesta quarta-feira (14), durante a tarde, o evento foi aberto oficialmente pela professora Luciene Amorim que convocou o vaqueiro João Neto de Sousa. Conhecido como João Caboclo ele fez vários aboios.

Publicidade
Professora Luciene Amorim
Vaqueiro João Neto de Sousa – João Caboclo
Vaqueiro João Neto de Sousa com filhos, netos e demais familiares de Renato do Canadá

Após apresentação de João Caboclo, foi a vez das atrações musicais locais. Subiram no palco denominado Renato do Canadá, os cantores Luilson e Lailson, Tonho de Corrinha, Jeito Nordestino e Victor Canuto.

Abrilhantando o cenário do Encontro de Folguedos, na avenida estão as bandeirolas colorindo o céu piononense e as barracas com comidas típicas denominadas de Malhada da Vaca, Porteiras, Vaquejador, Currais e Riacho dos Bois.

Além disso estão os estandes com exposições de produtos confeccionados com couro como: chapéus, sandálias de diversos modelos, chaveiros, gibão de couro (Arte Couro – de propriedade de Antonia Cremilda, Maria Thais e Antonio Elison); artesanato fabricado com peças de ferro em miniaturas trator, motos, pássaros (Artes Ferro – de propriedade de João Tavares).

Nas exposições recordam os antepassados os casebres com artigos religiosos e de utensílios do lar, além de artefatos característicos da labuta diária do homem do campo.

Memoriral do Vaqueiro

No Encontro de Folguedos, o Memorial do Vaqueiro, expõe fotos como forma de homenagem a diversos vaqueiros que contribuíram para a história da região e de outros territórios piauiense.

Os homenageados são: Francisco de Deusvindo, Manoel Lau da Silva, Antônio Elpídio de Lima, Antônio Gonçalves de Sousa (Antônio de Hosana), Antônio Valentino de Alencar (Antônio Situba), Antônio José de Alencar, José Heriberto da Silva, Vicente Alves do Monte (Vicente Galdino), João do Monte Arrais (João Finelon), Luis Antônio de Carvalho (Luis Meton), Francisco Renato de Alencar (Renato de Gerson), Antônio Gerreira Gondin (Januário), Francisco Epifanio da Costa (Chico Epifanio), Leonício Ribeiro de Alencar, Vicente Roseno Félix, Antônio Manoel Da Silva (Bitonho Paulino), Antônio Simão de Amorim, José Israel de Alencar (Zé Israel), João Neto de Sousa (João Caboclo), José Antônio da Silva (Zé Hailton), Antônio Joaquim Arrais (Antônio Sinhô), Abdon Ferreira do Nascimento, Manoel José Teodósio da Silva (Maneca), José Antônio de Sá (Zé Lau), José de Moraes Feitosa (Zé de Moraes), Joaquim Bernardo (Joaquim de Manel da Rita), Cornélio da Costa Veloso, Raimundo Galdino de Sá (Raimundino Galdino), Braz Antônio dos Santos.

Apresentações culturais

À noite, conduzido pelo cerimonialista Jeremias Carvalho, foi o momento das apresentações culturais executadas pelas escolas da Rede Municipal de Ensino e Rede Estadual.

A primeira apresentação foi coordenada pelo professor Jonas, intitulada Filhos do Sol Nascente.

A Creche Florzinha do Pereiro dirigida por Claudiana Sousa fez a encenação intitulada “Meu Boizinho estrelado e a burrinha relâmpago” com crianças de 1 e 2 anos de idade.

A Creche Tia Ana Matutina de Alencar que tem como diretora, Cláudia Cilene, fez apresentação “Meu Boizinho”. A peça trabalhou a inclusão.

A quarta apresentação foi marcada por desfile, coordenado pela pedagoga Juliana Coelho com alguns alunos de escolas da rede municipal de Educação, a exemplo da Creche Tia Ana, Anita Teles, Baldoino Barbosa de Deus, Maria Matutina de Alencar que chamaram atenção para a inclusão de alunos com deficiência.

A Escola Francisco Pedro da Silva da localidade Recreio homenageou o vaqueiro Raimundo Jacó com a Missa do Vaqueiro.

O Projeto Mineiros encenou a peça “Meu Boizinho e Maricota Cotinha na Folia de Reis (Baile de Reis).

A Unidade Escolar Laurindo Paulo de Oliveira homenageou a saudosa cantora Rita de Cássia com a música “Meu Vaqueiro, meu pião”.


A Escola Líbanio José de Carvalho retratou o vaqueiro como profissão durante sua apresentação.

A Unidade Escolar Maria Matutina de Alencar dirigida por Auriceir Sousa, fez apresentação retratando o dança do Boi Bumbá que é típica das regiões Norte e Nordeste.

A última apresentação ficou por conta da Unidade Escolar Estadual Francisco Suassuna de Melo. Os alunos dançaram uma quadrilha em grande estilo.

O prefeito Silas Noronha concedeu entrevista e declarou que se sente honrado com a magnitude do evento. “É um grande momento. Continuarei a fazer muito mais por essas pessoas porque Pio IX me abraçou”.

Publicidade

O deputado Nerinho reafirmou novamente seu compromisso com o município e elogiou a gestão de Silas.

“Parabenizo a organização do evento, o prefeito Silas, a Secretaria de Educação, o vice-prefeito, todo o secretariado, vereadores. É um evento muito bonito, com uma multidão na praça. Isso prova a força e liderança do nosso prefeito. Estivemos nos anos anteriores e vamos continuar vindo. Quero agradecer a expressiva votação que tivemos aqui. Foi uma das cidades que tive maior votação. Isso aumenta meu compromisso e minha responsabilidade”, declarou Nerinho.

Vereadora Eliane Bezerra e o esposo Joyce Melo

A vereadora Eliane Bezerra é membra que integra a orgranização do Encontro de Folguedos. “Vimos nascer e colaboramos para crescer junto com ele. Estamos concluindo mais uma edição feliz demais. O terreiro da fazenda deu show de cultura com participação das escolas da rede municipal e estadual. É um evento que todos se encontram e se identificam onde culminamos nossa cultura”, disse agradecendo ao deputado Pablo Santos que é secretário de Estado do Turismo, ao deputado Nerinho, ao prefeito Silas, ao vice-prefeito Etinho, Secretaria de Educação e o Departamento de Arte e Cultura.

Eliana citou que os artistas dão show de cultura e forró.

A secretária de Educação, Clebiana Teles, destacou que o evento faz uma homenagem justa.

Secretária de Educação Clebiana Teles e seu esposo, vice-prefeito Etinho Bezerra.

“É uma homenagem justa porque o vaqueiro é um símbolo de resistência e bravura. Personagem que tem uma uma relação muito próxima, direta, com o gado, com a natureza e suas adversidades. O vaqueiro se doa e ao mesmo tempo se arrisca em meio as vegetações de diferentes formas. Protagonista de uma história que ultrapassa geraçãoes e deixa registrada sua história que se transforma em um legado centenário”, disse a secretária de Educação de Pio IX.

O evento foi prestigiado pelo prefeito, vice-prefeito, secretários, vereadores, lideranças políticas, diversos entusiastas e o povo em geral.

SHOWS

O primeiro dia do XXI Encontro de Folguedos foi abrilhantado com os shows de Edson Lima & Limão com Mel, Vaqueiro Karkará, Paloma Nunes e Sandrinho do Acordeon e pode ser assistido pelo canal do Youtube através do endereço: https://www.youtube.com/watch?v=BPJEVxjrsJA

Publicidade

GALERIA DE FOTOS

Na galeria de fotos você encontra mais imagens da abertura oficial com atrações locais e homenagens ao vaqueiro, bem como das apresentações, dos shows musicais com Edson Lima & Limão com Mel, Karkará Vaqueiro e Paula Nunes (Veja todas as fotos abaixo).

APRESENTAÇÕES CULTURAIS

SHOWS:

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile