Homofobia matou 42 pessoas no Piauí em 5 anos, diz GGB
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 12/01/18

Homofobia matou 42 pessoas no Piauí em 5 anos, diz GGB

De acordo com os dados mais recentes do Grupo Gay da Bahia (GGB), entidade que quantifica o número de LGBT assassinados no Brasil, de 2012 a 2016 foram 42 homens, mulheres e transsexuais mortos no Piauí. Os dados de 2017 ainda não foram fechados, mas 2018 já há registro do primeiro crime homofóbico no Estado: o assassinato de Walteres Peixoto, de 33 anos, morto por espancamento em Piripiri.

O estudo aponta que o ano de 2012 foi o mais violento: 15 homossexuais foram mortos. O menos violento foi 2015, que não apresentou registros. No entanto, de acordo com Marinalva Santana, do Grupo Matizes, os dados são subnotificados. “Muitos gays são mortos no Brasil e a mídia trata como latrocínio, assassinato. Não por homofobia”, dispara.

Marinalva reforça que matar alguém pelo simples fato da pessoa ser LGBT tem raízes na cultura patriarcal, calcada em uma perspectiva falocêntrica e de valorização do “homem-macho”. “A homofobia tem raízes no machismo e na intolerância. É a incapacidade de certas pessoas de não conviverem com diferenças”, acrescenta a militante LGBT.

São necessárias políticas públicas eficazes. “O Estado tem que alcançar as pessoas LGBT em áreas de saúde, educação e segurança. Essas pessoas não podem ficar vulneráveis a assassinatos e outros tipos de violência pela orientação sexual e identidade de gênero”, desabafa Marinalva Santana.


Medidas punitivas também devem ser efetivas. “Ainda há muita impunidade. São necessárias ações educativas preventivas que façam a sociedade acordar para o tema, que é grave no Brasil. Todo LGBT merece respeito”, finaliza.

Dado nacional

O relatório apresenta também o número geral nacional. Ao todo, 343 LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) foram assassinados no Brasil em 2016. Acesse o estudo completo no site do GGB.

Fonte: Meio Norte | Foto: reprodução

sobre o autor

Josely Carvalho
Josely Carvalho 11501 posts

Jornalista e Relações Públicas, formada pela Universidade Estadual do Piauí.

POSTS RELACIONADOS

MUNICÍPIOS

Confira a lista com os 223 prefeitos eleitos em todo o Piauí

O Piauí elegeu neste domingo 223 prefeitos municipais de um total de 224. Somente a capital, Teresina, vai decidir no 2º turno entre os candidatos Dr. Pessoa (MDB) e Kleber

DESTAQUES

Prefeito de Vila Nova do Piauí vai a Brasília em busca de recursos para o município

O prefeito do município de Vila Nova do Piauí, e vice-presidente da Associação dos Municípios do Vale do Itaim (AMVI) – Edilson Edmundo de Brito (PTB), cumpriu uma extensa e

DESTAQUES

MASSAPÊ | Cidade é preparada para o XXI São João; prefeito destaca melhorias no acesso

A cidade de Massapê do Piauí está em clima de festas juninas. O Centro da cidade, no entorno da Praça Matias Costa, foi todo ornamentado para a realização de um