Connect with us

DESTAQUES

Hotéis em Picos registram queda de até 100% no faturamento durante pandemia da Covid-19

Publicado

em

A rede hoteleira da cidade de Picos, no Centro-Sul do Piauí, a 310 quilômetros de Teresina, entra para as estatísticas em relação aos prejuízos financeiros causados pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

O percentual referente a queda no número de hospedagens varia entre 50 e 100% de acordo com colaboradores e proprietários de hotéis na “Capital do Mel”.

Um colaborador do Holiday Hotel, localizado na avenida Senador Helvídeo Nunes, na BR-316, relatou que o número de hospedagens sofreu queda de pelos menos 50% desde o surgimento da pandemia.

O Hotel Entre Rios, tem ocupado cerca de 13% apenas da capacidade total de 37 apartamentos e estima uma redução de aproximadamente 60% no número de acomodações.

O Picos Hotel, um dos pioneiros do ramo na cidade, sofreu redução de cerca de 90% em abril se comparado ao mês anterior quando surgiu a pandemia da Covid-19. Até o decorrente mês de maio, houve pequena melhora e caiu para 80%, de acordo com o gerente Antônio José.

Publicidade

O mais afetado até o momento é o Teixeira Hotel, localizado na rua Monsenhor Hipólito, ao lado do Picoense Clube. De acordo com o proprietário,  empresário Teixeira, o estabelecimento está fechado há 50 dias e atinge 100% de queda no faturamento.

“A queda foi 100% mesmo. Já estamos com 50 dias fechados sem hospedagem nenhuma. Temos um custo mensal de aproximadamente R$ 15 mil reais e o prejuízo já está na casa dos R$ 40 mil. Nunca tinha visto um negócio como esses”, relatou o empresário bastante preocupado.

Na avenida Severo Eulálio, está localizado o hotel Horizonte, que se aproxima da margem total e registra entre 80 e 90% na diminuição pela procura de hospedagens.

Medidas de higiene e proteção

Em relação as medidas preventivas referente ao uso de máscaras e álcool em gel, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Hotelaria e Gastronomia-Sintshogastro, em Picos, Leandro Barroso, destaca que as empresas tem seguido o protocolo sobre as medidas de higiene e cuidados nos ambientes.

Publicidade

“Os empresários estão obedecendo e os trabalhadores se conscientizando. Os recepcionistas que são os da linha de frente  juntamente com as empresas estão seguindo o protocolo quanto ao uso de EPI’s”, ressaltou Leandro.

Estão cadastrados no sindicato, aproximadamente 90 empresas como hotéis, motéis, restaurantes, lojas em shoppings, bares entre outros serviços que envolvem hotelaria e gastronomia.

No tocante apenas a hotéis, estão cadastrados [formalmente] aproximadamente 20 estabelecimentos no ramo de hospedagem em Picos.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS