Connect with us

Alegrete do Piauí

I Encontro da família Alencar é realizado em Francisco Macedo -PI. Confira fotos!

Publicado

em

 

Reviver a história, unir gerações, e promover um grande reencontro, foram alguns dos objetivos do “I Encontro realizado pela família Alencar”, na tarde deste sábado, 20.

O evento foi sediado no município de Francisco Macedo -PI. E aconteceu na antiga residência de Joaquim Antão de Carvalho, o tenente Joaquim Antão, casa que é preservada até hoje com traços da época da sua construção. Na residência já morou diversas famílias e gerações que marcaram o reencontro.

O I encontro contou com jantar, churrasco, homenagens, depoimentos, um verdadeiro resgate da história da família Alencar, música ao vivo com Paulo Henrique e muita emoção.

Uma caravana advinda dos municípios de Teresina -PI, Fortaleza -CE, Exu -PE, Picos- PI, Jaicós – PI, Fronteiras – PI, Granito – PE, Araripina -PE, Petrolina -PE, Crato – CE, Feira de Santana – Bahia, Pio -IX, São Julião -PI, Alegrete do Piauí, Alagoinha do Piauí, Marcolândia -PI, Fronteiras -PI, Recife- PE, Valença-PI e Salvador -BA estiveram a prestigiar.

A família Alencar é uma das que deu origem a um grande número de figuras históricas do Nordeste, desde o início do século XVIII. De acordo com pesquisa, 0.0036% da população brasileira chamam-se Alencar. O nome Alencar está na posição número 1551 de nomes mais escolhidos no Brasil.

Publicidade

Leia mais sobre a família Alencar, clicando aqui!

No reencontro reviveram a memória da matriarca da família, Bárbara Pereira de Alencar – uma comerciante e ativista política brasileira. Primeira presa política do Brasil, é considerada uma heroína da Revolução Pernambucana e da Confederação do Equador. Após sua prisão ela fugiu para o sítio Alecrim, zona rural de Fronteiras, onde viveu seus últimos dias de vida.

Na ocasião houve o lançamento do livro: “História do Piauí: passageiros do passado”, de autoria de Homero Ferreira Castelo Branco Neto, economista e político brasileiro que foi deputado estadual oito vezes pelo Piauí.

No livro o ex-deputado narra a história da família Antão de Alencar, que habitou o antigo povoado de Canabrava, hoje atual município de Francisco Macedo. O livro trata da militância dos Alencar e sua atuação em 1817, quando dona Barbara, acompanhada dos filhos Tristão Gonçalves, Jose Martiniano e o Leonel Pereira de Alencar trazem para o Ceará o embrião libertário da revolução pernambucana. O movimento eclodiu na república do Crato. A revolução foi sufocada, e os integrantes, todos presos.

O livro resgata a história do patriarca Joaquim Antão de Carvalho, homem pacato que viveu a reconciliação da família e dos amigos, seu papel mais importante.

Publicidade

“O livro mostra a Historia apanhada na fonte, na vertente, impregnado de reminiscência e de evocação do passado. É um dos melhores feitos sobre o velho chão povoado pelo entrelaçamento das famílias Alencar, Antão, Carvalho, Coelho, Reis, Pereira, Macedo, Rocha, Rodrigues, Souza, Martins e tantas outras configurações. Trata-se de um julgamento histórico e, portanto, situa-se no âmbito da perpetuidade. O livro é uma oportunidade de reviver as, mas belas tradições populares, resumindo na encantadora Canabrava. O livro expõe a visão e o compromisso com a origem de nossa família e o sobreviver das gerações que se sucedem. Li com muito proveito intelectual e dou a Homero, nesta oportunidade, meus efusivos parabéns e meu abraço de reconhecimento e da gratidão”, ressaltou o prefeito Nonato Alencar.

Ainda em entrevista, o primeiro prefeito de Francisco Macedo, e atual gestor daquele município, Raimundo Nonato de Alencar, trineto do capitão Joaquim Antão de Carvalho, disse que esse foi o maior evento que a família Alencar já realizou. “Temos três berços da Família Alencar nessa região: Francisco Macedo, Alegrete e Pio – IX, e num grupo pelas redes sociais, foi formado uma comissão para decidir onde seria o encontro, e juntos a família escolheu nossa querida Canabrava para sediar o evento,  a escolha se deu por conta desta casa que estamos, que pertencia ao neto da heroína, Dona Bárbara de Alencar, uma casa que serviu de palco para muitas reuniões da família, pelo o fato de ser um casa histórica; não estou aqui como prefeito e sim como membro da família Alencar, me sinto muito feliz mesmo minha cidade sendo pequenina como é, sediar este encontro tão importante. Creio que o I encontro da família Alencar no Piauí ficará na lembrança, um encontro que talvez seja o maior entre a Família Alencar” afirmou.

Duas importantes figuras da família Alencar, que transcenderam gerações, foram apresentadas e ovacionadas durante o evento. São elas: Raimunda Maria de Alencar – Dona Mundinha, 92 anos, única neta viva do capitão Joaquim Antão de Carvalho e Maria de Carvalho Alencar – Tia Bola ou dona Alencar, de 99 anos, neta do capitão Antônio Pereira, primo cunhado de tenente Joaquim Antão.

A professora Alcizete Alencar, do município de Pio -IX, nos conta a alegria de já ter protagonizado uma peça de teatro que encenou a história de Barbara de Alencar. “Sinto-me maravilhada, de reviver a história da heroína Barbara de Alencar. Precisamos mostrar mais e mais quem foi essa brava mulher que lutou pela independência. As pessoas precisam ter conhecimento de quem foi essa antecessora e sua importância em nossas vidas e na história do Brasil; por isso em memoria desta grande heroína é que estamos reunidos para celebrar o encontro da família Alencar” disse emocionada.

Um dos organizadores do I Encontro da Família Alencar, o ex-prefeito de Francisco Macedo, Sebastião Alencar, em seu pronunciamento durante o evento destacou a alegria de reunir mais de 500 Alencar, que cederam um pouco do seu tempo para compartilhá-lo com a família. “Fomos os primeiros a aceitar o desafio de reunir a família Alencar neste encontro, gostaríamos de agradecer ao empenho e à dedicação da comissão organizadora”.

Publicidade

Sebastião fez agradecimentos. “Minha querida Família, me reporta a memória dos nossos antepassados e vejo que quando aqueles desbravadores corajosos chegaram nesta terra além da cara e da coragem, só existia aqui mata e esse rio que passa. Em memória destes ancestrais, quero novamente agradecer a todos vocês, por que aqui a gente se encontra no mesmo patamar de igualdade. Todos nós aqui somos responsáveis por esta maravilhosa festa. Quero pedir também as novas gerações que desde de já se tornem percursores neste sentimento de saber de onde veio, e de procurar conhecer a cultura de nossa família Alencar”.

Entre as autoridades presentes que levam o sobrenome Alencar, destaque para o prefeito de Alegrete do Piauí, Márcio Alencar, os ex-prefeitos Edilton Alencar (Alegrete), Cristóvão Alencar (Francisco Macedo) Ota Bezerra (São Julião), além de vereadores, vice-prefeitos e outras autoridades.

Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS