Connect with us

Belém do Piauí

I Fórum Comunitário do Selo Unicef é realizado em Belém do Piauí

Publicado

em

Com o objetivo de estabelecer o diálogo e construir junto com a comunidade uma agenda de promoção, proteção e garantia dos direitos e melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes, o município de Belém do Piauí  realizou o  I Fórum Comunitário do Selo Unicef, município aprovado edição 2017/2018.

O evento aconteceu nesta quinta-feira, 30,  no anexo do CRAS, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Conselho Municipal das Criança  e do Adolescente-CMDCA,  em parceria com as Secretarias  Municipais de Assistência Social,   Saúde e Educação, NUCA  e Conselho Tutelar.

A abertura foi realizada pela presidente do CMDCA,  Leyse Barroso,  que deu as boas vindas  e enfatizou a importância do Fórum. “Esse é um momento de tomada de decisão coletiva e acompanhamento das ações e indicadores do Selo, é um espaço de participação social,  disseminação de informações e diálogo sobre as políticas públicas municipais. Aqui vamos analisar a situação das crianças e adolescentes, planejar,  sugerir ações e avaliar o impacto das políticas sociais voltadas à infância e adolescência”, disse.

Em seguida, o adolescente Márcio Santos explanou sobre o que é, e qual é a função do NUCA, apresentando os membros que compõem o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes.  O grupo também também   realizou apresentações culturais.

A metodologia do Selo Unicef foi apresentada pela articuladora local, a assistente social Olisabel Silveira, que também apresentou aos presentes a Comissão Intersetorial do Selo Unicef, composta por representantes do poder público municipal e da sociedade civil organizada.

Segundo Olisabel, o Fórum é um espaço para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas para crianças e adolescentes. “Este é o momento para, em conjunto e de forma unificada, fazer um planejamento para enfrentar os desafios, compartilhar e fortalecer as ações e atividades que existem voltados a garantia de direitos de nossas crianças e adolescentes”, explicou.

Publicidade

De acordo com o prefeito Ademar Carvalho, o Selo Unicef agrega valores ao compromisso da gestão de oferecer políticas públicas que contemplem o público infanto juvenil. “Muitas dessas ações já são realizadas pelo município, é agora serão intensificadas até 2020 com base nas orientações do Selo”, disse.

A apresentação do diagnóstico situacional do município foi conduzida pela mobilizadora Sara Leal, que detalhou o relatório de linha de base e sobre  as ações que o municípios já vem desenvolvendo para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, esporte e lazer.

 

Onze indicadores da linha de base foram debatidos e discutidos pelos grupos de trabalho.

Dos 11, Belém  tem apenas dois em vermelho.  Um destes  está relacionado a taxa de abondo do ensino fundamental. Na discussão de grupos, foram sugeridas ações para resolver o problema,  como realização de uma campanha de  busca ativa. Nos demais o município aparece bem avaliado pelo Selo, o comprova que as políticas públicas em execução têm alcançado resultados positivos na melhoria da vida de crianças e adolescentes.

As propostas apresentadas pelos grupos de trabalhos  servirão para  a elaboração do Plano Municipal de Ações.

Publicidade

Ao término os participantes receberam certificados.

Também participaram do evento, o vice-prefeito, Francisco Reis de Carvalho Bento, o Tico,  os secretários municipais Anaias Carvalho, de Assistência Social, Claudeci Ribeiro,  de Educação, Juscenildo Boeiro,   de Saúde,  Roni  Vieira,  de  Obras , o controlador Manoel Joaquim da Silva Neto,  assessora jurídica do município, Bruna  Ribeiro,  o secretário de Administração Cherlyn Oliveira  e os  vereadores   Rosiane Ribeiro e Francisco Felipe, o Cississo.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS