DESTAQUES

I MandioFest valoriza história, cultura e movimenta a economia de Marcolândia; confira o 2° dia

Publicado

em

O município de Marcolândia está celebrando desde esta última quarta-feira, 17, a I MandioFest. O evento é realizado pela primeira vez através da gestão “Amor e respeito pelo povo” que tem à frente o prefeito Dr. Corinto Matos. VEJA MAIS FOTOS!

O principal objetivo da festividade é dar destaque a mandiocultura, que é a principal fonte de renda da cidade. Além disso, a MandioFest enaltece a cultura e história de fundação do município ao tempo em que movimenta a economia local.

Dando continuidade à programação, na noite desta quinta-feira, 18, aconteceram apresentações culturais e shows em praça pública.

Na solenidade de abertura do segundo dia do evento, foi relembrada a fundação de Marcolândia pelo então funcionário público da Secretária da Fazenda do Estado do Piauí, Corinto Machado de Matos em 18 de agosto de 1956.

Em seguida, foi formada a mesa de honra com as autoridades do município e o hino nacional foi executado. Em homenagem aos 66 anos de fundação de Marcolândia, a professora Celia Costa cantou uma paródia entitulada “Marcolândia cidade amada”.

Logo depois, a secretária de educação, Auxilia Matos fez a apresentação do projeto “Conhecendo a História e o Patrimônio do Meu Município, que é de iniciativa da própria secretaria e visa valorizar a história, cultura e patrimônio de Marcolândia.

Apresentações culturais:

Publicidade

Com apoio da Secretaria Municipal de Educação, as equipes das ecolas da rede municipal de ensino preparam apresentações culturais com os alunos sobre a temática da mandioca e sobre o município.

A primeira apresentação foi da Creche Mãe Preta com a coreografia da paródia “Resgate da cultura da mandioca”. Depois, o Pré Escolar Manoel Avelino de Brito apresentou a dança “Massa de Mandioca”.

A Unidade Escolar Raimundo Mariano de Sousa trouxe o regaste histórico da comunidade Aldeia de Cima, com o tema “História se faz com valorização da cultura; a mandioca faz parte da nossa vida”.

A Unidade Escolar Cícero Mundinho apresentou um documentário sobre as modificações ocorridas nas paisagens de Marcolândia. A escola Maria Anunciada fez um desfile sobre os símbolos do município.

A escola Mariano da Silva Neto deu destaque aos artistas locais, poetas e sanfoneiros resgatando a história dos primeiros artistas de Marcolândia. A Escola Novo Milênio apresentou um coral e o EJA trouxe um repente.

Falas:

Ao longo da noite, algumas autoridades fizeram o uso da fala. O prefeito Dr. Corinto Matos ressaltou a importância da data de fundação de Marcolândia e da mandiocultura no município.

“Hoje, 18 de agosto nós estamos comemorando a fundação de Marcolândia que é uma lei aprovada pela Câmara de Vereadores. Nessa data importante a gente está aqui com toda essa plateia bonita participando da programação da I MandioFest. A mandiocultura é o carro chefe da nossa economia que gera emprego e renda na nossa cidade e é onde terá total apoio da nossa gestão porque temos que crescer, se desenvolver e produzir cada vez mais”.

 O vice-prefeito Valmir de Juracy também frisou sobre a cultura da mandioca e sua importância para a história de Marcolândia.

“É um enorme prazer estar aqui neste momento. Hoje temos uma atividade muito importante no município que é a mandiocultura, tenho a honra em fazer parte dessa história de Marcolândia e dos mais recentes donos de casa de farinha. E quero dizer do prazer que a Prefeitura tem no município com essa atividade e hoje está fazendo a primeira festa da farinha de Marcolândia”.

Publicidade

 A primeira-dama e secretária de educação Auxilia Matos deu destaque às apresentações culturais das escolas e do apoio da secretaria.

“É com muita satisfação que a Secretaria Municipal de Educação esteve junto com as escolas municipais preparando as belíssimas apresentações de hoje comemorando a fundação do nosso município e também a nossa maior fonte de renda que é a mandioca. Cada escola preparou com muita alegria uma apresentação valorosa”.

O deputado estadual e candidato a deputado federal, Júlio Arcoverde esteve presente no evento, em entrevista ao Cidades na Net ele avaliou a I MandioFest. “Acho muito importante ações como essa que o prefeito Corinto está fazendo porque é uma cultura regional, uma cultura da terra e nós como deputado estadual, estamos prestigiando o evento”.

Quem também participou, foi o candidato a deputado estadual, Dr. Thales Coelho. Ele falou com a nossa redação. “Que bom estar aqui na I MandioFest de Marcolândia e dizer que está de parabéns o prefeito Corinto pela organização e por estar resgatando a cultura do município”.

Além das autoridades já mencionadas, estiveram presentes prestigiando a noite de festa, os vereadores Chagas Ramos (presidente da câmara), Marcos Coelho, Erivan de Aprigio, Simone Viana, Lanja Nobre, Isadora Coutinho, Clenilton Costa, Antonio Luiz (Dunga), Erinaldo Evangelista; os secretários Domitilia Alencar (Saúde), Birica (Assistência Social), Stanley Rafael (Cultura), Eduardo Silva (Esporte), Carlos Daniel (Meio Ambiente), Fernando (Cidades), Paulo Pinheiro (Administração), José Orlando (Agricultura); o chefe de gabinete, Mateus Matos.  

 Finalizando o segundo dia, os marcolandenses curtiram os shows de Érica Diniz, Kuarto de Vaqueiro e Israel Silva.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile