DESTAQUES

II Copa de Futsal Infantil é aberta em Francisco Santos e prefeito destaca investimentos no esporte

Publicado

em

A Prefeitura de Francisco Santos, sob a gestão “Força, compromisso e trabalho” do prefeito Dr. Luís José e do vice-prefeito Edson Carvalho, realizou por meio da Secretaria Municipal de Esportes, gerida pela secretária Edimary, a abertura da II Copa da Escolinha de Futsal Infantil na noite de terça-feira (22). O evento ocorreu na quadra da Escola José Ramos, no povoado Boa Viagem (KM 87), na zona rural do município.

Estiveram presentes várias autoridades municipais, como o prefeito Dr. Luís José, a secretária de Finanças e primeira-dama Dra. Daniela Leite, o vice-prefeito Edson Carvalho, a secretária da Juventude Ana Patrícia, a secretária de Esporte, Lazer e Cultura Edimary Lima, os vereadores Garlene, Ivano e Valdetá, a diretora da Escola José Ramos, Sandra, a coordenadora Raniere, além de populares.

A competição conta com a participação de times masculinos e femininos na faixa etária dos 6 aos 14 anos. Os jogos serão realizados em três localidades: a sede do município, o povoado Boa Viagem e o povoado Caldeirão. O município possui uma escolinha de futebol com mais de 300 alunos, entre crianças e adolescentes, concentrados nessas três localidades.

Durante a cerimônia de abertura, todos os times participantes do primeiro dia de jogos se reuniram na quadra junto às autoridades, sendo entoado o hino municipal e realizada a abertura oficial da competição pelo prefeito municipal.

A II Copa da Escolinha de Futsal Infantil promete ser uma oportunidade para jovens atletas mostrarem seus talentos no esporte e estimula o envolvimento da comunidade e a prática do esporte nas diferentes localidades do município de Francisco Santos.

VEJA TABELA GERAL

Publicidade

CONTEÚDO RELACIONADO:

II Copa da Escolinha de Futsal Infantil inicia dia (22) em Francisco Santos. Veja!


Jogos

A noite começou com os jogos femininos das categorias sub 13 e sub 14, e as garotas não decepcionaram. O time do KM 87 saiu na frente no placar, marcando três gols no primeiro tempo. No segundo tempo, mais dois gols foram marcados, e a equipe de Francisco Santos conseguiu balançar a rede duas vezes, sendo uma delas de pênalti.

A jovem Beatriz, representando o time do km 87 falou da felicidade em marcar dois gols na partida.

“Iniciar a participação na Copa marcando gols proporciona uma sensação incrível e nos deixa extremamente aliviada, é a primeira vez que estou participando e já estou adorando a experiência,” falou.

O segundo jogo da noite foi protagonizado pelos garotos de 9 e 10 anos, foi uma disputa emocionante, que movimentou as arquibancadas. A partida terminou com empate em 3×3 e foi decidida nos pênaltis, com o KM 87 levando a melhor por 2×1.

Publicidade

Além dos jogos, também houve uma apresentação de karatê durante a programação, com o professor Adão Davi e a aluna Mara Jane. Eles demonstraram golpes básicos da luta, deixando as pessoas presentes admiradas.

Logo em seguida, aconteceu o terceiro jogo, das categorias sub 11 a 14. O KM 87 marcou três gols apenas no primeiro tempo, e a equipe adversária marcou seu primeiro gol no início do segundo tempo, logo em seguida marcou novamente buscando o equilíbrio do jogo, no entanto, o KM 87 não estava para brincadeira, deixando o último gol. O placar final ficou 4×2 para o time do KM 87.

O último jogo da noite foi uma verdadeira goleada na categoria masculina sub 11 e 14. A equipe de Francisco Santos dominou a partida, marcando 10 gols, enquanto os adversários marcaram apenas uma vez. Foi um desfecho perfeito para o primeiro dia de jogos, deixando o público ansioso pelos próximos.

Falas 

O gestor municipal destacou a expansão das escolinhas.

“Esporte também é uma prioridade no Município e a população é apaixonada por futebol, por isso temos o prazer de incentivar isso, esta é a segunda Copa das Escolinhas do município, que já possui até uma certa rivalidade entre os competidores, e a tendência é que a competição ganhe ainda mais validade, com a participação cada vez maior das famílias, é muito gratificante ver irmãos, pais e mães curtindo e torcendo juntos, além disso, expandimos nosso trabalho nas escolinhas que já existia na zona urbana da cidade para os povoados, como em Caldeirão e recentemente inauguramos uma quadra poliesportiva e uma escolinha de futebol no povoado Boa Viagem. O sucesso das escolinhas e a interação entre as pessoas do município, tanto da zona rural quanto da zona urbana, é evidente, no final dos jogos, vemos uma competição acirrada, mas também muitos abraços e fotos sendo tiradas, o que nos deixa muito felizes,” disse.

O prefeito ressaltou também que a participação nas escolinhas está condicionada ao desempenho acadêmico das crianças e adolescentes, bem como ao seu bom comportamento familiar. Além disso, destacou que os eventos como esse são uma fonte de renda para a comunidade, uma vez que muitas pessoas vendem lanches, refrigerantes e outros produtos, como creme de galinha.

A secretaria de Esporte, Lazer e Cultura, Edimary Lima, falou do papel social do esporte.

“É incrivelmente gratificante para nós incentivar o esporte em nosso município, muitas vezes, estamos ajudando crianças e adolescentes a se afastarem das drogas e de caminhos negativos, agora, estamos promovendo a segunda edição da Copa, que tem como objetivo integrar as três localidades e fomentar um ambiente de respeito mútuo,” salientou.

O jovem Alisson, enfatizou a importância do futebol para ele.

“O futebol é extremamente significativo para mim, é algo que representa tudo. Dentro de campo, encontramos diversão e oportunidades para fazer novas amizades, no entanto, também levamos as coisas a sério, buscando sempre dar o nosso melhor e superar os desafios, o futebol nos proporciona uma mistura perfeita entre alegria e comprometimento,” destacou.

A Emanuele, além de estar acompanhando o filho, também estava vendendo lanches. Ela comentou que as vendas foram ótimas, mas mesmo assim nunca tirava os olhos da quadra, vibrando a cada lance que tinha a participação do seu filho.

Publicidade

“Sinto uma grande gratificação em ver meu filho jogando, já que é o sonho de todas as crianças, estou sempre presente, incentivando e apoiando nessa jornada, fico extremamente agradecida ao prefeito por proporcionar essa oportunidade, através das escolinhas, de tirá-los de ambientes inadequados. O futebol é uma verdadeira arte e representa um futuro brilhante para esses jovens talentos,” falou.

Próximos jogos

Os jogos terão continuidade nesta quarta-feira (23), desta vez na quadra poliesportiva da sede. No dia 24 o palco dos jogos será no povoado Caldeirão e para conhecer os campeões da segunda edição a grande final ficou marcada para o dia 25 na sede do município. Todos os jogos inciam às 18h00min. No total, trinta e oito equipes estão participando da copa, logo, a premiação será troféus e medalhas para o campeão e vice-campeão.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile