Connect with us

DESTAQUES

“Independentemente do resultado das eleições, o Brasil sobreviverá”, diz Lewandowski em almoço com empresários

Publicado

em

O ministro do STF Ricardo Lewandowski disse nesta sexta-feira (23) que o Brasil vai sobreviver às eleições deste ano, independentemente do resultado. A declaração foi dada durante almoço com empresários do grupo Esfera, em São Paulo.

Segundo Lewandowski, o país tem instituições sólidas e já superou crises sem maiores consequências.

“Eu quis fazer esse primeiro introito para dizer ao público aqui presente, sobretudo aos empresários, que tenham confiança nas instituições, que sejam otimistas. Independentemente do resultado das eleições, o Brasil sobreviverá. O Brasil tem instrumentos institucionais para enfrentar quaisquer problemas sem maiores convulsões sociais, políticas, econômicas.”

O ministro lembrou que o país já passou por dois processos de impeachment sem rompimento institucional.

“Nós tivemos dois impeachments, do presidente Collor, da presidente Dilma. Eu presidi esse último impeachment, em um momento de grande convulsão nacional, todos se lembram. As ruas repletas de pessoas. […] Mas as instituições conseguiram levar adiante o impeachment, para o bem ou para o mal. Não vou discutir aqui o mérito disso, cada um tem a sua opinião, mas conseguiu se fazer uma transição política sem um rompimento institucional. Nós tivemos também várias crises econômicas que o Brasil superou sem maiores problemas.”

Publicidade

Lewandowski também afirmou que “não há a menor possibilidade de partidarização” da Justiça Eleitoral.

“A Justiça Eleitoral brasileira tem uma característica extremamente importante e interessante, que é não é uma Justiça em que seus membros estejam permanentemente no exercício de suas funções. Exercem mandatos. […] Seja o juiz de primeiro grau, sejam os integrantes dos Tribunais Regionais Eleitorais, sejam os representantes do TSE. O que significa isso? Que não há a menor possibilidade de partidarização de um tribunal desses ou de um juiz desses.”

Lewandowski ainda disse que o discurso de que as urnas estão sujeitas a fraude é uma “visão errônea”.

Debate

As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

Publicidade

Fonte: CNN Brasil

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS