Connect with us

DESTAQUES

Inep cancela provas do Enem após queda de energia em faculdade de Teresina

Publicado

em

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) cancelou a aplicação das provas do primeiro dia de Enem numa faculdade particular, localizada na Zona Leste de Teresina. Segundo relato de candidatos, uma queda de energia no bloco G atrasou o exame que aconteceria neste domingo (5). O instituto não informou a data de realização das novas provas.

Enquanto, alguns candidatos lamentaram o cancelamento, outros comemoraram a suspensão. A assessoria de imprensa da faculdade afirmou que pelo menos 700 candidatos deixaram de fazer as provas.

O assistente administrativo Jailton Sousa, 31 anos, encarrou o rompimento do fornecimento de energia como uma ótima oportunidade para assistir ao jogo do Palmeiras contra o Corinthians que também acontece neste domingo. Vestido com o uniforme alviverde, Jailton relatou que foi fazer a prova pensando no jogo.

“Eu estava meio agoniado porque iria perder jogo do Palmeiras com Corinthians. É a segunda vez que isso acontece nesta faculdade, eles falaram que é um bloco novo que não suporta os ar-condicionado ligados. Isso é uma vergonha para faculdade deste tamanho. Vim fazer a prova pensando no Dudu fazendo gol e ia tentar responder as questões. Só que agora vou para minha casa assistir ao jogo tranquilo. O Palmeiras vai ser campeão, e vai ganhar de 1×0”, vibrou o candidato.

ENEM 2017 - DOMINGO (5) - TERESINA (PI) - Prova foi cancelada em faculdade após falta de energia (Foto: Júnior Feitosa/G1)

ENEM 2017 – DOMINGO (5) – TERESINA (PI) – Prova foi cancelada em faculdade após falta de energia (Foto: Júnior Feitosa/G1)

De acordo com um candidato, eles chegaram ao local de prova e a energia já caiu. Quando a Eletrobras foi acionada, eles aguardaram alguns minutos e a energia foi reestabelecida. Contudo, caiu mais outras vezes.

Publicidade

“A energia parou umas 3 ou 4 vezes e uma das salas fez muito barulho pois achou injusta a decisão de adiar a prova. Agora ficaram de nos enviar um e-mail para remarcar uma prova após a da próxima semana”, disse um candidatos, que prefere não se identificar.

Para Janaína Gomes, de 28 anos, o cancelamento da aplicação da prova foi benéfico para quem estava nas salas do bloco G da faculdade, onde faltou energia. Ela explicou que os candidatos seriam prejudicados por conta das condições em que estavam submetidos.

“Foi bom adiarem porque atrasou muito e quando começasse a escurecer ficaria inviável terminar. O calor estava muito forte e é difícil se concentrar”, contou.

É a segunda vez que ocorre falta de energia nesta faculdade durante a aplicação das provas do Enem. O mesmo problema aconteceu no ano passado,mas os candidatos fizeram as provas no calor e conseguiram na justiça direito de refazer as provas. Em nota, a Eletrobras Distribuição Piauí esclarece que a interrupção deste ano foi ocasionada por defeito interno da faculdade, sem que haja nenhuma responsabilidade da Distribuidora sobre o ocorrido.

“Equipes de atendimento emergencial da Empresa foram deslocadas para o local e constataram que o problema foi ocasionado por um disjuntor interno que queimou devido à sobrecarga. Para viabilizar a continuidade no fornecimento, a equipe realizou a substituição do equipamento afetado por outro fornecido pelo próprio cliente, contudo, após medição realizada pela Empresa foi constatada sobrecarga e o problema se repetiu, sendo tomada a decisão de anulação das provas pela organização”, diz o comunicado.

Publicidade

Enem no Piauí
No Piauí, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), quase 150 mil pessoas farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 neste domingo (5).

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS