Connect with us

DESTAQUES

Inmet emite alerta de perigo de chuvas intensas e fortes ventos no Piauí

Publicado

em

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja-perigo- de chuvas intensas no Piauí. Desta quarta-feira (24) até amanhã (25) há risco de  fortes precipitações e ventos de 60 a 100 km/h no centro-norte, sudoeste e sudeste piauiense.  

A meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semar), Sônia Feitosa, explica que, segundo previsão meteorológicas, nestas regiões deve haver  registro de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. O extremo sul do Piauí deve ter maior volume de precipitação. “Esse alerta laranja, que vai até amanhã, reflete maior cuidado.

É alerta de perigo onde chuvas podem ser em um curto espaço de tempo de 30 a 60 milímetros, que é uma intensidade muito grande para um espaço de tempo pequeno ou pode totalizar no fim do dia 100 milímetros que para um solo encharcado pode trazer risco de desabamento”, explica. 

Por causas das condições climáticas, o Inmet alerta  que há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

 Foto:arquivo/Cidadeverde
Instruções

Sònia Feitosa orienta que, em caso de rajadas de vento, não se deve abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. “Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”, explica. Em caso de socorro a Defesa Civil junto (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193) podem ser acionados.   

Publicidade

Por: Izabella Pimentel, cidadeverde.com 

Facebook

MAIS ACESSADAS