Connect with us

DESTAQUES

Ipiranga realiza formatura de 315 alunos no programa de enfrentamento às drogas e a violência

Publicado

em

Após meses de compartilhamento e construção de conhecimentos na prevenção e resistências ao uso de drogas e a violência, na noite desta terça-feira, 19 de julho, aconteceu a solenidade de formatura e entrega de certificados de participação no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) aos alunos do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino de Ipiranga do Piauí.


CLLIQUE AQUI E VEJA FOTOS DA FORMATURA E SHOWS!


A cerimônia integrou a programação da 39ª edição da Semana Cultural da Juventude Ipiranguense e foi realizada no palco do evento, na Praça da Juventude, prestigiada por um grande número de pessoas, dentre estes, autoridades municipais, educadores e familiares dos alunos.

Os currículos do PROERD foram implementados em 16 turmas de três Escolas Municipais no primeiro semestre deste ano, a partir de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Ipiranga do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Governo do Estado, através da Polícia Militar do Piauí.

No Piauí, o Programa foi implantado no ano de 2004 e é executado de acordo com a matriz curricular pedagógica nacional específica. Desde então, o PROERD já atendeu a milhares de crianças e adolescentes em todo o Estado. Somente em Ipiranga, nessa etapa, foram atendidos 315 alunos.

Durante o evento, foram realizadas apresentações culturais pelos alunos das Escolas Municipais atendidas pelo Programa em Ipiranga do Piauí.

Também aconteceu a premiação do concurso de redação realizado dentro o Programa. Os vencedores, por ordem, foram os alunos José Isloan (da Escola Municipal Dr. Antônio Santos), Rafaela de Oliveira (da E. M. Santa Catarina) e Guilherme Luz (da E. M. Sinobilina). As redações premiadas foram lidas ao público.

A instrutora do Programa em Ipiranga do Piauí, a cabo da PM, Francisca Paula Araújo, também foi homenageada com a entrega do Certificado de Educador Social e Instrutor do PROERD no município. Ela foi responsável por formar as 16 turmas.

O objetivo, segundo a major Márcia, coordenadora do PROERD no Piauí, é cuidar das crianças para que elas se tornem jovens com um futuro brilhante. “Esse é o objetivo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

“A nossa instrutora Francisca Paulo fez um trabalho de prevenção em três grandes escolas do município e hoje nós estamos coroando esse trabalho formando 315 crianças preparadas na prevenção aqui no município, graças, também, a cooperação do município. Nós estamos maravilhados com o envolvimento e o comprometimento de todos com a causa. Nós temos que tratar esses assuntos de prevenção das drogas e da violência é na educação mesmo.”, pontuou.

A oficial da PM anunciou que em breve será feito um novo trabalho dentro do Programa em Ipiranga, desta vez, voltado aos pais, além de ser dada a continuidade com a implementação dos currículos para os anos finais do Ensino Fundamental. “A gente está muito feliz em poder realizar esse trabalho aqui em Ipiranga e demonstrar aos pais e a toda a sociedade que a Polícia Militar também faz esse trabalho educativo, e não apenas de repressão.”, acrescentou.

Publicidade

Para o prefeito Elvis Ramos, a implementação dos currículos do PROERD contribuíram para a formação das crianças. “A gente ficou muito feliz pelo resultado satisfatório. As nossas crianças aprenderam noções de evitar as drogas, como se defender, e outras lições de vida. São ensinamentos importantes que vão levar pra toda vida. E a partir disso, melhoraram o comportamento das crianças no ambiente escolar e na família. A gente só tem a agradecer a Polícia Militar do Piauí por essa parceria e esse grande trabalho educacional realizado em nosso município.”, disse.

Nayane Gonçalves, mãe de uma das alunas assistidas pelo PROERD, definiu como “uma experiência incrível” vivenciada junto à sua filha, estudante da Escola Municipal Dr. Antônio Santos.

“Como mãe eu pude ter esse contato com o Programa.  Nossas crianças estão muito vulneráveis, e o PROERD trouxe valiosas orientações que farão diferença na vida da minha filha de todas as crianças e adolescentes que também fizeram parte. […] Em nome de todas as mães, agradeço a Polícia Militar pela iniciativa, a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Educação e a Escola Municipal Dr. Antônio Santos pela sensibilidade e preocupação com o presente e o futuro das nossas crianças ipiranguenses.”, disse.

Gilberto Vieira, secretário de Educação, defendeu uma educação plena para as crianças, que elas sejam orientadas ao enfrentamento de graves problemas como as drogas e a violência.

“Precisamos formar nossas crianças de maneira plena, para que se tornarem verdadeiros cidadãos. E para isso, elas necessitam desse apoio. A família é a base, que tem a parceria com a escola, e agora, mais essa importante parceria com a Polícia Militar. Desenvolvendo ações como esta, bons frutos serão colhidos no futuro.”, pontuou o gestor.

Apresentação cultural

Após a formatura do PROERD, a programação da Semana Cultural da Juventude Ipiranguense seguiu com a apresentação cultural da quadrilha junina Azul e Branco, com o tema “A caça e o caçador”.

A apresentação durou cerca de 30 minutos, com um show de cores e coreografias que encantou o público presente.

O terceiro dia da Semana da Juventude encerrou com os shows artísticos. Quatro atrações passaram pelo palco cultural – Os Silvas, a banda Tropikália, o cantor Iohanes e, finalizando, Kayky Rodrigues.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS