DESTAQUES

Isolamento no Piauí evitou morte de 35 por coronavírus e impediu que 1.800 fossem infectados

Publicado

em

O matemático e professor Jefferson Cruz, integrante do Grupo de Trabalho de Saúde do Comitê Gestor de Crise (CGC) da Universidade Federal do Piauí, projetou que o isolamento social no estado evitou a morte de 35 pessoas por coronavírus e impediu que 1.800 contraíssem a Covid-19. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (23) pelo Governo do Estado.

Desde o início da pandemia no Piauí, 217 casos foram confirmados e 15 mortes registradas. Sem isolamento, decretado na segunda semana de março, o estado chegaria a 100 mil casos de Covid-19 agora em junho, explicou o pesquisador. Para Jefferson Cruz, as medidas de isolamento social, com restrições da circulação da população, impediram o avanço rápido da doença.

“Fizemos essa estimativa baseada no protocolo da Organização Mundial de Saúde, que estima a quantidade de pessoas que podem ser infectadas por um indivíduo contaminado”, explica Jefferson.

Jefferson Cruz analisou o nível de contaminação do novo coronavírus no Piauí e fez projeções de como vai acontecer o avanço de novos casos nos próximos meses.

Segundo ele, sem as medidas de isolamento, o Piauí teria cerca de 2 mil casos confirmados, com cerca de 50 óbitos, e atingiria o pico da doença entre maio e junho, com 100 mil a 200 mil casos e 600 a 700 óbitos.

Publicidade

Em Teresina, a projeção sem o isolamento, indicaria cerca de 30 mil casos confirmados, com algo em torno de 200 mortes.

Confira os números da COVID-19 no Piauí

Pico da doença no Piauí foi empurrado para agosto, diz pesquisador

Na avaliação do pesquisador, o pico da doença no estado foi transferido para o mês de agosto, dando tempo para que o sistema de saúde – municipal e estadual – se prepare.

“É algo que já está sendo feito, com a construção de hospitais de campanha para ampliação dos leitos que possam atender aos pacientes”, diz Jefferson Cruz.

Ainda de acordo com as projeções, mantido o isolamento social da forma como está, o Piauí deve registrar 20 mil casos em junho, cerca de 80% menor do que os 100 mil previstos sem o isolamento. Em Teresina, seriam entre 3 mil e 4 mil infectados confirmados.

Vista área do bairro Jockey Club, na Zona Leste de Teresina, durante o isolamento social — Foto: Hamlet Gonçalves/ Arquivo Pessoal

Para o pesquisador, o isolamento apenas parcial traria números intermediários, entre os 20 mil e os 100 mil. “Nesse caso, teríamos uma janela entre dois extremos e precisaríamos saber como seria o comportamento da população com relação aos cuidados, como o distanciamento entre as pessoas, o uso de máscaras e de álcool gel”, comenta.

Fonte: G1

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile