Connect with us

DESTAQUES

Jacobina do PI comemora ‘Dia da Árvore’ com evento de conscientização e mudas são plantadas

Publicado

em

No Brasil, o Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro. A data foi lembrada no município de Jacobina do Piauí, onde a Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Meio Ambiente, promoveu um grande evento com o objetivo de conscientizar a população para a importância de se preservar esse bem tão valioso.

Realizado no Ginásio Poliesportivo, o evento reuniu representantes do poder público municipal e estadual, como o prefeito Gederlânio Rodrigues (GD) e o secretário estadual do Meio Ambiente, Ziza Carvalho, como também, alunos e a sociedade civil em geral.

A abertura foi realizada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Gerson Miranda, o Nen, como é popularmente conhecido. O gestor falou sobre os desafios enfrentados desde que assumiu a pasta. “Nós estamos apenas iniciando o nosso trabalho. Assumi uma Secretaria sem serviço prestado, nenhuma ação em andamento e sem projetos. Tivemos que começar tudo do zero, idealizar, planejar e executar cada ação”, disse, agradecendo ao apoio que tem recebido do prefeito GD, que segundo ele, é um gestor comprometido com as causas ambientais. “Esse é um problema mundial. Jacobina é um município pequeno, mas que pode dar exemplo”, pontuou.

Ao falar sobre o tema, o secretário destacou as árvores são fundamentais para a vida na terra, para o bem estar humano, elencando várias de suas funções, a produção de frutos, de oxigênio, redução dos riscos de erosão, como também, servem de abrigo para os animais. “As árvores servem até para unir”, disse, ao exibir a foto de uma árvore com vários animais abrigados sob a sombra de seus galhos.

Em sua primeira edição, o evento comemorativo ao Dia da Árvore teve como tema central “Desmatamento e queimadas: apague essa ideia. Preserve nossas árvores!”. A temática foi abordada de diversas formas. O grupo de teatro do ‘Projeto Agora Vai’, coordenado por Érica Amorim e Ronivom Amorim, apresentou uma dramatização intitulada “A árvore e seus frutos”, que chamou a atenção para a importância da preservação das árvores e os seus benefícios.

Publicidade

A técnica em Meio Ambiente, Roberta Kelly, falou sobre a simbologia do Dia da Árvore e fez uma breve explanação sobre a importância da árvore no meio ambiente, alertando as consequências que a prática das queimadas traz para a sociedade, dentre estes, o aquecimento global. “O desmatamento das florestas é a segunda maior causa do aquecimento global”, disse, salientando que as árvores têm a função de amenizar as temperaturas através do controle da umidade. A técnica exibiu vídeos educativos mostrando problemas ambientais, como os furacões. Um deles, o Irma, causou a morte de pelo menos 25 mortes no Caribe, e deixou rastros de destruição em países como Republica Dominicana, Cuba, Haiti, Saint Barthélemy, Saint Martin e em Barbuda.

Outra importante participação foi do secretário de Estado, Ziza Carvalho, que ministrou uma palestra à cerca do tema, explanando, também, sobre as políticas públicas e ações do Governo do Estado, em defesa do meio ambiente. “A Semar vem trabalhando algumas ações para que a gente possa conviver melhor e de forma sustentável com o nosso desenvolvimento”, disse. De acordo com os dados divulgados pelo secretário, o Piauí possui 17 Unidades de Conservação Federal e 8 Estadual, compreendendo 11,77% do território do Estado.

Ziza também chamou a atenção para as consequências do desmatamento. “Cada vez que você está tirando uma árvore, está ajudando a aumentar a temperatura do planeta, a reduzir o volume de água dos rios, a contribuir com a extinção dos animais”, pontuou.

Em seu pronunciamento, o gestor da Semar destacou a escolha da Carnaúba como árvore símbolo do Piauí, escolhida através de uma consulta pública realizada pela Semar e Uespi, via internet. “Nós poauienses sabemos a importância que a Carnaúba representou e representa para a população. Foi muito utilizada na construção de currais e do telhado de casas. A cera extraída da palha da Carnaúba o nosso segundo maior item de exportação no Piauí e representa muito para a economia do Estado. Dos 20 municípios maiores exportadores, 15 estão no Piauí”, disse Ziza.

Durante o evento, foi anunciado o resultado e premiado os vencedores do I Concurso de Redação Ambiental, que também abordou a temática “Desmatamento e queimadas: apague essa ideia. Preserve nossas árvores!”. O concurso contou com a participação de mais de 100 alunos matriculados no Ensino Fundamental das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino. A prova de redação foi aplicada no dia 05 de outubro. Vencedor na categoria 4° ao 5° ano, o aluno Mateus Henrique, da Escola Municipal Domingos Alcino, situada na comunidade Iguatu, leu sua redação.

Publicidade

Categoria – 4° ao 5° ano
1° lugar- Matheus Henrique-5°ano- Unidade Escolar Domingos Alcino
2°lugar-Diego de Carvalho-5°ano- Unidade Escolar Petrônio Portela

Categoria – 6° ao 9° ano
1° lugar – Isa Milena Nascimento – 9°ano – Unidade Escolar Severo Rocha
2° Lugar – Laiane Rocha – 9° ano -Unidade Escolar José Cazuza

Em seu pronunciamento, o prefeito Gederlânio Rodrigues, o GD, parabenizou a Secretaria Municipal do Meio Ambiente pela realização do evento. “Nem tem feito um belíssimo trabalho à frente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Hoje nós vivemos outra realidade, uma Secretaria atuante, que realmente está preocupada com o meio ambiente”, disse. Um dos avanços citados pelo gestor foi a habilitação de Jacobina do Piauí para emitir licença ambiental. “Dos 224 municípios, apenas 20 estão habilitados, dentre estes, Jacobina. É fruto desse trabalho que vem sendo realizado”, pontuou.

O prefeito falou das ações que estão sendo planejadas para o município, como a inclusão da educação ambiental na grade curricular das escolas, como uma estratégia de conscientização das novas gerações, e a execução do projeto “Adote uma Árvore”, que tem como público alvo os alunos da Rede Pública Municipal de Ensino. “Se isso se concretizar, nós vamos ter 1.254 novas árvores no município”, pontuou.

Ao final do evento, o secretário Ziza Carvalho realizou a distribuição mudas para o município, das quais, quatro mudas da espécie Ipê Amarelo foram plantadas em frente ao Ginásio Poliesportivo.

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS