Connect with us

Campo Grande do PI

JAICÓS | 57% do eleitorado realizou o recadastramento biométrico; faltam 5.693 eleitores

Publicado

em

Dados do último boletim divulgado na segunda-feira, 22, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, relacionado ao recadastramento biométrico, mostram que apenas 57,87% do eleitorado do município de Jaicós realizou a revisão com coleta de dados biométricos.

Conforme o Chefe do Cartório, Almir Medeiros de Melo Neto, o percentual corresponde a um número de 7.820 eleitores regularizados com a Justiça Eleitoral. O município sede da 19ª Zona Eleitoral possui 13.513 eleitores inscritos. A meta da Justiça Eleitoral é de recadastrar, pelo menos, 11.486 eleitores em Jaicós.

Os outros 5.693 eleitores que ainda não realizaram o recadastramento biométrico, tem até o dia 06 de março para realizar o procedimento, que é obrigatório. O eleitor que não realizar terá o título cancelado e não poderá votar nas eleições de 2018, além de perder outros benefícios, como não se inscrever ou assumir concurso pública, não obter passaporte ou carteira de identidade, dentre outros.

Para realizar o recadastramento biométrico, o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral, situado na Avenida Engenheiro Ribeiro Gonçalves, no Bairro Serranópolis, levando o título eleitoral e os originais e cópias de documento de identidade com foto e do comprovante de endereço atualizado.

_Outros municípios
Além de Jaicós, a 19ª Zona Eleitoral é composta, ainda, por outros três municípios – Patos do Piauí, Campo Grande do Piauí e Massapê do Piauí. O maior percentual de eleitores recadastrados está no município de Patos, onde, dos 5.697 eleitores inscritos, 4.490 já haviam se recadastrado até a última segunda-feira, 22. Patos foi um dos municípios onde foi realizado mutirão de atendimento com a instalação da equipe itinerante.

Publicidade

Em Campo Grande do Piauí, o mutirão de atendimento encerra no próximo sábado, 27. Conforme o último boletim do TRE-PI, 63,24% do eleitorado já realizou o recadastramento biométrico, o que corresponde a 3.136 dos 4.959 eleitores inscritos.

Dos quatro municípios, com um total de 5.993 eleitores inscritos, Massapê do Piauí, atualmente, possui o menor número de recadastrados, 2.734, o que corresponde a 45,62%. O mutirão de atendimento itinerante terá início na próxima segunda-feira, 29, na Escola João Manoel da Costa, no Centro, e com isso, a Justiça Eleitoral espera aumentar os números no município de Massapê.

De acordo com o chefe de Cartório, Almir Medeiros, serão destinados cinco servidores com kit de coleta de dados biométricos para Massapê, o que garante um volume de atendimento diário de cerca de 200 pessoas.  A Prefeitura Municipal informou que vai disponibilizar ônibus para o transporte de eleitores das comunidades rurais até a cidade.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS