Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | Alunos de Escola Municipal viajam à localidade Caiçara para conhecer a história do Padre David Ângelo Leal

Publicado

em

Em uma experiência diferente e enriquecedora, alunos da Escola Municipal Padre David Ângelo Leal, da cidade de Jaicós, realizaram uma visita à localidade Caiçara, zona rural do município de Campo Grande do Piauí, onde puderam conhecer mais sobre a história de uma ilustre figura piauiense, o Padre David Ângelo Leal, um dos sacerdotes mais conhecidos e conceituados do Piauí.

A visita, que aconteceu nessa terça feira (24) e contou com a participação de 19 alunos do 7º ano, turno da tarde, e das professoras Edilene Retrão, Vanda Reis e Simone Carvalho, faz parte do projeto “Lendo em todas as Disciplinas”, que está sendo desenvolvido nas escolas da rede municipal.

De acordo com a professora Edilene Retrão, uma das idealizadoras da atividade, a visita à localidade busca proporcionar aos alunos um maior conhecimento sobre como viveu o Pe. David Ângelo. “A ideia de realizar a viagem surgiu no planejamento no início do ano como uma das atividades sugeridas pelo projeto Lendo em todas as Disciplinas. O objetivo principal é buscar informações para enriquecer a atividade que os alunos do 7º ano estão desenvolvendo sobre a origem do nome da nossa escola, bem como conhecer de perto como viveu o Pe. David Ângelo Leal” disse a professora.

Ainda segundo Edilene, a atividade foi de grande relevância para os alunos. “A atividade proporcionou o interesse pela pesquisa, o gosto pela aprendizagem significativa e despertou a curiosidade que leva o aluno a buscar o conhecimento além do livro didático e ainda proporcionou momentos de lazer e descontração”

Para a aluna Kauany Coutinho, a experiência foi ótima, pois eles foram bem recebidos e aprenderam mais sobre a vida do Pe. Ângelo. “Foi muito legal, as pessoas são muito acolhedoras, nos trataram muito bem. Fizemos perguntas para elas sobre curiosidades que tínhamos. Fomos também à gruta do padre David e conhecemos a igreja. A importância da viagem está em podermos saber como era o padre David, pois nossa escola tem o nome dele” ressaltou.

Kauany falou um pouco sobre o que aprendeu sobre a figura ilustre de David Ângelo. “Durante atividade pude aprender que ele era um padre generoso com as pessoas, gostava de ver os jovens e crianças estudando e que seu desejo era que todos fossem alegres e o mundo cheio de paz. Ele estudou em Fortaleza, sua mãe e seu pai foi quem o incentivou para ser padre e ele tinha um irmão que estudou junto com ele, mas que não quis ser padre também” disse a estudante, em entrevista ao portal Cidades Na Net.

Publicidade

Na localidade Caiçara, os estudantes visitaram a Casa onde o Padre David morou, a gruta e a Capela de Nossa Senhora da Conceição, onde fica o túmulo do sacerdote, que faleceu em 23 de novembro de 2013, aos 91 anos de idade.

Um pouco da história do Padre David Ângelo Leal

David Ângelo Leal nasceu no dia 29 de julho de 1922, na localidade Caiçara, hoje município de Campo Grande do Piauí, era o 11º filho dos 14 do casal Antônio Borges Leal e Cinobilina Maria de Araújo, que eram primos. Foi batizado no dia 21 de setembro 1922, pelo cônego Ângelo dos Reis Melo, vigário de Jaicós. Seus padrinhos foram Cláudio Borges Leal, irmão de seu pai, e Luzia Maria de Araújo, irmã de sua mãe.

Em julho de 1927, David foi crismado na capela de Santo Antônio, em Boa Esperança, hoje cidade de Pe. Marcos, por D.Severino Vieira de Melo, então bispo do Piauí, tendo como padrinho Abel José de Araújo, irmão de sua mãe.

David iniciou seus estudos na casa particular de Umbelina Ribeiro. Em 1935 fez o Exame de Admissão, em Petrolina-PE. O curso de Humanidades foi terminado no Seminário Maior de Fortaleza. De 1941 a 1942, fez o Curso de Filosofia, e de 1943 a 1946 concluiu Teologia. O grande dia dele foi em 1º de dezembro de l946, na Prainha, ainda em Fortaleza.

O padre David celebrou a primeira missa em 25 de dezembro de 1946, na Igreja de N. S. das Mercês em Jaicós. Em várias missões, sua atividade sacerdotal foi exercida em Jaicós, Oeiras e Picos, onde foi cooperador e assistente eclesiástico do Círculo Operário Picoense, além de capelão. Seu falecimento na madrugada de sábado, 23 de novembro de 2013, foi uma grande perda para as comunidades de Jaicós, Picos e Oeiras, onde mais tempo permaneceu.

Publicidade

Ele também foi professor do Ginásio de Picos.

Ex ministro Vicente Leal prestando homenagem ao Pe. David Ângelo na missa de 90 anos de idade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS