DESTAQUES

JAICÓS | Ciclo de palestras alerta para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado

em

Durante toda esta semana, equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) estão visitando as escolas municipais, estaduais e particulares, em Jaicós, para realizar ações em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Jaicós, através do Creas, em parceria com Secretária de Assistência Social e Conselho Tutelar.

O Creas deu início ao ciclo de palestras nesta segunda-feira, 08, com palestras realizadas a tarde na Escolinha Pequeno Polegar, e a noite na escola Frutuoso Juscelino. Nesta terça-feira, 09, as palestras aconteceram na escola Professor Mariano. O público alvo são alunos, de Ensino Fundamental II e Ensino Médio que durante as palestras recebem orientações de prevenção e de alerta para denunciarem caso tenham conhecimento de algum caso.

A coordenadora do Creas, Larysse Dias Feitosa, destacou o objetivo do evento. “O ciclo de palestras é para toda a comunidade escolar, principalmente o aluno, no  intuito  de conscientizar e sensibilizar sobre o tema, tornando – os multiplicadores das informações repassadas, além de  mostrar o abuso e exploração sexual é realidade  bem próxima de nosso município”, disse Larysse que disse ainda existe casos em Jaicós e que maioria são envolvendo pessoas da mesma família.

A coordenadora ainda falou sobre o trabalho em parceria com a Secretaria de Assistência Social. “Temos uma secretária de Assistência Social sensata que trabalha diretamente com Creas, dando todo o apoio e com isso agente busca cada vez mais combater a exploração e abuso a crianças e o adolescente”, disse.

Na Escolinha   Pequeno Polegar, as palestras foram ministradas pelo Psicólogo, Álvaro Rodrigues  e a assistente social do CRAS, Olisabel Siveira.

Publicidade

A Assistente Social Olisabel Silveira, ministrou palestra alertando sobre os sinais e sintomas da criança e adolescente que são abusados e discorreu sobre a maneira correta de agir ao identificar o abuso. “Buscamos aqui  trabalhar a conscientização de cada um, repassando informações importantes, enfatizando ainda que o abuso e a exploração sexual é um realidade bem próxima, e não caso distante e isolado como muitas pensam”,  afirmou.

“Começamos agora no inicio de maia a campanha,  e agente optou por promover esses  momentos onde falamos sobre o que é o abuso e a exploração sexual e qual são as formas  de denúncias, de  uma bem lúdica, falando na linguagem deles no interesse que tenham consciência que o abuso e exploração sexual existe, e  que precisam denunciam caso vivenciarem isso, e que consigam incentivar outras pessoas a também denunciar”, disse o psicólogo Álvaro, que destacou que sempre depois da campanha no mês de maio, aumenta significamente as denúncias.

Na escola Frutuoso, Juscelino, além das palestras do psicólogo e da assistente social, o Capitão Felix, da Companhia da Polícia Militar de Jaicós, também informou e orientou os alunos para que saibam identificar, prevenir e denunciar o abuso e violência. Teve ainda a participação das conselheiras tutelares e a Secretária de Assistência Social, Audeli Coutinho.

Na escola Professor Mariano, as palestras foram ministradas pela Assistente social do Creas, Josy Cristyna, a assistente social do Nasf, Mariana Santana, e as conselheiras tutelares, Ielma Macedo e Dilma Pereira que também   repassaram informações  sobre o abuso e exploração sexual.

 A culminância do ciclo de palestras vai acontecer na próxima quinta-feira,18, com evento a ser realizado na quadra poliesportiva do centro, a partir das 16hs.

Participaram das palestras também, a coordenadora do Nasf, Malvina Freitas, as auxiliares administrativas do Creas, Mayra lays e Jucelha Luz e presidente CMDCA, Katiúcia Dantas.

Publicidade

 Fotos:

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile