Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | Prefeito Neném de Edite entrega equipamentos para informatização das Unidades Básicas de Saúde

Publicado

em

Em mais um importante investimento para a área da saúde, o prefeito municipal de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, entregou equipamentos para a informatização de todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade.

Os equipamentos foram entregues na manhã desta terça-feira (28), na Secretaria de Saúde, e vão contemplar as 9 UBSs, nas zonas urbana e rural de Jaicós. No total, são cinco computadores e duas impressoras para cada unidade.

Em cada UBS, os computadores serão instalados na triagem, sala de vacina, e consultórios médico, odontológico e de enfermagem. Os equipamentos já foram instalados na unidade Amélia Crisanto (Policlínica), e serão implantados nas demais UBSs ao longo da semana.

O município recebeu os equipamentos através do programa Informatiza APS, que faz parte da estratégia de saúde digital do Ministério da Saúde, o Conecte SUS, e apoia a informatização das unidades de saúde e a qualificação dos dados da Atenção Primária à Saúde de todo o país.

“Essas máquinas vão melhorar o atendimento nas unidades básicas. Elas serão todas interligadas no servidor da Secretaria de Saúde, o que vai otimizar e agilizar o atendimento. Não haverá mais aquela demora de um serviço ser feito hoje e só vir para o sistema 2 dias depois, pois será realizado um backup diariamente” disse a secretária Audeli Coutinho.

Audeli disse que a secretaria também está trabalhando na segurança nas unidades. “Esse ano dois postos da zona rural sofreram invasões, então, precavendo isso, estamos instalando câmeras, colocando grades, para evitar que o patrimônio público venha a ser extraviado” destacou.

O prefeito Neném de Edite, destacou a informatização das unidades como mais um avanço. “Essa é mais uma conquista que fortalece a saúde do nosso município. Um recurso de mais de 230 mil, via Ministério da Saúde. São 5 computadores pra cada UBS, que vão melhorar a qualidade do serviço e todos os médicos irão se adequar a esse novo sistema. Em seguida vamos implantar o ponto eletrônico” disse.

Para o gestor, o processamento dos dados será mais rápido. “Os pacientes vão sair agora com sua receita, seu prontuário, via sistema. Imediatamente, o sistema, conectado com a Secretaria de Saúde, vai trazer informações de quantos atendimentos houve na zona rural, tudo em tempo real. Então, quem ganha é o município, a saúde, com mais esse investimento”.

Sobre a melhoria na segurança nas unidades de saúde, Neném de Edite informou que estão sendo aplicados recursos próprios. “Estamos investindo em segurança para os postos de saúde, com colocação de grades, câmeras de filmagem, para guardar esses equipamentos com mais segurança. Vamos implantar esse sistema para monitorar principalmente os postos de saúde da zona rural, onde já houve arrombamentos”.

Publicidade

Ele ainda pediu apoio da população no zelo com o patrimônio. “Pedimos também o apoio da população, que nos ajude a monitorar, nos avise de qualquer coisa, pois tudo isso é bem do nosso município, patrimônio público. Tudo vai ser tombado pelo município, para que no término do nosso mandato tenhamos uma lista do que conseguimos na nossa gestão para prestarmos conta a sociedade e órgãos fiscalizadores”.

Facebook

MAIS ACESSADAS