Connect with us

Alegrete do Piauí

Jovem de Alegrete que foi morar em Santa Catarina, inspira com história de superação. Conheça!

Publicado

em

Cláudio da Silva Ramos é exemplo de superação e inspiração para muitos jovens que sonham em crescer na vida. O filho do casal de agricultores Francisco Agenaldo Ramos e Francisca Aurora de Moura Silva, começou a enfrentar a vida trabalhando como garçom em uma pousada em sua cidade natal, Alegrete do Piauí, situada a 380 quilômetros de Teresina.

Posteriormente trabalhou como técnico de Informática e concluiu o Ensino Médio. Sua experiência profissional não se resumiu apenas a esses conhecimentos. Descontente com a pacatez da cidade onde morava e com vontade de expandir sua visão de mundo, crescer profissionalmente e pessoalmente, com apenas 17 anos, o jovem saiu em busca da realização de seus sonhos e decidiu atravessar o país de Norte a Sul.

O destino escolhido foi Blumenau, em Santa Catarina, a 3.057 quilômetros de sua terra natal. Lá, na cidade catarinense, foi morar com um irmão e tendo que enfrentar a vida e se sustentar de alguma forma conseguiu ingressar em um supermercado como repositor de mercadorias. Conciliando trabalho e estudos começou no curso de Programação Java e foi então que ingressou como estagiário, em 2015, na multinacional Philips Clinical Informatics, empresa do ramo de tecnologia em sistemas hospitalares.

“Sendo de família pobre não tinha como eu depender dos meus pais. Eu tinha que me manter sozinho e com o emprego de supermercado eu consegui me manter por um tempo. Morava com meu irmão e ajudava em casa, até que surgiu uma oportunidade de fazer um estágio na Philips”, contou.

Jovem de Alegrete do Piauí inicia estágio na multinacional Philips em Santa Catarina

De estagiário passou aos níveis de programador júnior, pleno e sênior. Hoje é analista de sistemas e repassa a determinação do que os programadores devem fazer de acordo com as necessidades dos clientes. Na Philips, Cláudio trabalha com sistemas hospitalares desenvolvendo projetos internacionais para hospitais do exterior (fora do Brasil).

“Os hospitais querem usar nosso sistema e a gente faz a adaptação do sistema de acordo com as leis para funcionar no país”, contou.

O impacto social na visão do alegretense é que além da redução de papeis, o sistema desenvolvido para hospitais agiliza o atendimento e entrada de pacientes na unidade de saúde, seja na parte de emergência, atendimento, além de armazenar todo o histórico de registro médico, o que diminui as chances de erros médicos.

Publicidade

Na Philips e em Blumenau sua visão de mundo percebeu a necessidade de aprender mais e foi quando iniciou cursos de outros idiomas. No período entre o estágio e a Faculdade, o pouco tempo que lhe restava para descansar, ele aproveitava para estudar Inglês entre 00h e às 02h da madrugada. Dessa forma passou aproximadamente 12 meses e com todo esse esforço conseguiu maior nível de fluência.

“Percebi quando vim morar aqui que o meu crescimento profissional seria melhor se eu aprendesse outros idiomas. Então comecei a dedicar meu tempo a aprender Inglês. Acho que não seria metade do que sou profissionalmente se não fosse ter dedicado esse tempo a aprender um novo idioma”, revelou.

Além de português Cláudio fala espanhol e inglês de forma fluente e está no processo de aprendizagem de francês. Hoje está no 8º período do curso de Bacharelado em Sistema de Informação.

Em sua rotina diária Cláudio dividia o tempo pela manhã e parte da tarde no trabalho, tendo que atravessar a cidade para chegar em casa e logo mais a noite prosseguir na faculdade.

Depois de dois anos morando com o irmão, o jovem de Alegrete do Piauí em terras sulinas, decidiu morar sozinho. Hoje com independência financeira já consegue ajudar os pais que moram no Piauí.

Antes de embarcar para a Região Sul do Brasil, quando ainda morava em Alegrete, Cláudio como técnico em Informática e por conta disso já tinha uma certa familiaridade com os computadores. Foi a partir desse conhecimento que decidiu tentar no curso de Programação.

Publicidade

“Era um pouco diferente do que eu já conhecia, mas pensei … vai me agregar algo. Aí comecei a programar, gostei da área e vi que além da programação gostava de analisar, entender o problema, ensinar como que funcionaria, montar estruturas e atualmente os clientes mandam as necessidades deles, eu entendo, escrevo para um programador e digo… olha o cliente precisa disso… quero que você faça isso…. nessa estrutura tem que ter esses campos… a tela tem que funcionar dessa maneira. É assim que funciona”, descreveu o analista de sistemas.

Como parte da cultura profissional Cláudio, hoje aos 23 anos, mantém diálogos com pessoas de diversas partes do mundo, de países como Índia, Arábia Saudita, Alemanha, Japão, entre outros.

Hoje já se considera um vencedor, diferente da pessoa que saiu de Alegrete há seis anos e meio. “Obviamente ainda quero crescer muito mais (risos). Se for na visão das metas que eu tinha no passado eu estou muito além do que eu esperava, mas as metas que eu tenho hoje em dia, estou alcançando muito bem e ainda quero alcançar muitas mais”, revelou o jovem da cidade de Alegrete do Piauí.

Cláudio participou recentemente do programa Conexão Dinâmica da TV Centro Sul, de Picos, no quadro, Gente e Negócios, apresentado por Edilene Ramos.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS