Connect with us

DESTAQUES

Jovem de Massapê do Piauí morre em Picos com suspeita de coronavírus; óbito foi atestado como pneumonia

Publicado

em

Um jovem identificado por A. M. da S, de 23 anos de idade, que residia na cidade de Jaicós e tem origens familiares na localidade Passagem, zona rural de Massapê do Piauí, faleceu na tarde desta segunda-feira, 30, no Hospital Regional Justino Luz, em Picos.

Segundo informações, ele deu entrada no Hospital Florisa Silva, em Jaicós, pela manhã, com febre e insuficiência respiratória. O paciente foi avaliado pela equipe médica e, em virtude do seu quadro de saúde, foi transferido para Picos.

Diante dos sintomas de pneumonia aguda e também a possibilidade de que o paciente pudesse estar contaminado com COVID-19, o novo coronavírus, no Hospital Regional, o paciente foi atendido na ala específica, e a tarde, o paciente veio a óbito.

O hospital coletou material do paciente para a realização do exame laboratorial para atestar se o mesmo estava ou não contaminado.

No Regional, o acompanhante foi comunicado sobre a suspeita e orientado a não abrir a urna e realizar o sepultamento sem velar. O corpo foi levado para o interior de Massapê do Piauí e sepultado no final da noite.

Publicidade

Segundo informações, o jovem esteve na semana passada na localidade Passagem, onde residem seus familiares.

Por telefone, Deliany Cavalcanti, secretária de Saúde de Massapê do Piauí, reforçou a orientação para as pessoas que tiveram contato com o paciente se mantenham em isolamento social até que se tenha o resultado do exame. “É importante que as pessoas sigam as orientações do órgãos de Saúde e fiquem em isolamento social até que se tenha o resultado do exame, previsto para sair em até sete dias. Essa é a melhor atitude a ser tomada neste momento. E se alguém apresentar algum sintoma, comunique à Secretaria de Saúde”, disse.

Deliany lamentou o ocorrido. “A gente lamenta o falecimento precoce, uma pessoa ainda jovem e que tinha toda uma vida pela frente, e se solidariza com os familiares nesse momento de dor. Vamos orar por ele e para que o exame dê negativo e que a causa da morte não tenha sido o vírus”, acrescentou.

Os sintomas, segundo o Ministério da Saúde, são febre e problemas respiratórios, seja tosse, dificuldade para respirar ou engolir, congestão nasal, dor de garganta e coriza.

Atualizada às 12h56

Publicidade

A Declaração de Óbito do paciente, datada desta segunda-feira, 30, e assinada pelo médico Guilherme Santos, plantonista do Hospital Regional Justino Luz, aponta como causas da morte pneumonia grave e sepse, mais conhecida como infecção generalizada.

Até que seja obtido o resultado do exame, o caso será considerado suspeito.  Caso o exame seja negativo, o caso será classificado como descartado no boletim epidemiológico do COVID-19.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS