Connect with us

Belém do Piauí

Jovens de Belém são aprovados em Universidades públicas do Piauí e da Paraíba

Publicado

em

Os jovens da cidade de  Belém do Piauí, Yasmin, Eduarda e Raislucio, que obtiveram um excelente desempenho na  redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conquistaram vagas em universidades públicas do estado do Piauí e da Paraíba.

De  escola pública, os estudantes  concluíram o ensino médio no Centro Educacional Sebastião de Sousa – CESS. A tão sonhada vaga em uma Universidade,  foi comemorada pelos estudantes, que compartilharam a  alegria pela conquista.

Yasmim de Carvalho Leal, de 17 anos, por meio da nota do Enem 2020 e do Sisu 2021.1 foi aprovada no curso de Direito pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI, Campus  de Teresina.  “Me sinto imensamente feliz por tamanha conquista, pois mesmo em um ano atípico, se fez possível essa realização”, disse.

A estudante concluiu o ensino médio em 2020 e obteve 960 pontos da redação do Enem. “Conclui o ensino médio ano passado, então pelas inúmeras dificuldades e situações que não havia ainda presenciado (pandemia, EAD e afins), não estava de certo segura com relação à aprovação, no entanto Deus sempre têm me dado forças para persistir e lutar pelos meus sonhos, e à Ele sou imensamente grata. Desde à minha experiência como Jovem Senadora passei a olhar para o curso de Direito de uma maneira mais ampla, e claro, com certo desejo”, relatou

Ela agradeceu o apoio recebido. “Minha família, amigos e professores ficaram tão feliz quanto eu, e isso me deixa ainda mais realizada. No mais, é isso, estou demasiadamente feliz por essa realização, grata à Deus por me conceder esse momento, e motivada para fazer da minha trajetória na Universidade, a melhor possível!”, finalizou Yasmin.

Publicidade

Eduarda da Silva Marques, de 17 a nos,  conquistou uma vaga no curso de Arquitetura e Urbanismo, na Universidade Federal  da Paraíba-UFPB, Campus de São Pessoa. “Ainda não caiu a ficha, de que conseguir realizar esse sonho, porque era o curso que eu idealizei por muito tempo, então estou imensamente feliz”, disse.

Ela expressou gratidão pela conquista. “Tenho um grande sentimento de gratidão dentro de mim a Deus, principalmente, por ter permitido que isso acontecesse e também a algumas pessoas como a minha mãe,  minha família e meus amigos próximos que sempre acreditaram em mim,  apoiaram e incentivaram. Na foi  fácil conseguir esse feito, foi necessário  muito esforço, dedicação e abdicação, mas,hoje, olhando para trás, sinto muito orgulho do que conseguir e estou muito esperançosa para a nova jornada e muito feliz”, afirmou a jovem  que obteve 900 pontos na redação do Enem.

Raislucio de Carvalho Leal, foi aprovado para o Curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba-UFPB, Campus  de Santa Rita. Segundo ele após o a divulgação da nota Enem, começou as estudar os cursos e suas grades curriculares. “Estudei as grades curriculares e fiz uma pesquisa de mercado para ver, com qual curso me identificava, e o Direito foi minha escolha, porque me identifiquei muito com área de trabalho, e então decidir colocar na minha nota para concorrer, nas duas opções para Direito e em Campus diferentes, e com o passar  dos dias bateu o medo pois a concorrência era muito alta, e o curso é elitizado,  então  pensei em desistir e colocar outro curso como opção, mas refletir melhor e decidir permanecer, já com o pensamento de se não passasse, iria estudar mais um ano para Enem para alcançar uma nota melhor e assim conseguir ser aprovado em Direito, e dai fechou a chamada regular e quando saiu o resultado eu não tinha passado, e foi aquele baque de não ter conseguido” relatou.

Raislucio que obteve 840 pontos da redação, não desistiu. “Coloquei na  lista espera e comecei a mim planejar para estudar novamente para o Enem,  pois por  estar partindo de escola pública a gente não acredita que vai acontecer, mas quando saiu o resultado da Lista de Espera eu havia passando e foi uma alegria muito grande, estou tão feliz e grato, e dá um pouco de medo, também, porque a instituição é bem distante do lugar onde  vivo, mas acho que vai dar  muito certo”, afirmou.

Ele ainda deixou uma mensagem positiva.  “Para aquelas pessoas que não conseguiram dessa vez, ou que vão fazer o Enem esse ano e que possuem muitas dificuldades, não desistam,  acreditem e não deixem ninguém falar ao contrário. Eu, por exemplo, conseguir com muito esforço, então vocês também podem, persistam, estudem muito, que vai dar certo, mesmo com todas  as dificuldades,  insistam em seus sonhos e não permitam que ninguém os subestimem”, disse.

Publicidade

Por fim, ele agradeceu todo apoio e incentivo recebido. “Queria agradecer a Deus por conseguido realizar esse sonho que é entrar na Universidade no curso que quero, e também a toda a minha família pelo suporte, meus amigos e meus professores que auxiliaram e transmitiram conhecimento, eu admiro muito a profissão de educador e acredito que um dia ainda vou ser docente, minha gratidão ainda a diretora, o coordenador e a toda a gestão  do Centro Educacional  Sebastião de Sousa que me ajudaram a alcançar esse sonho” concluiu.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS