Connect with us

DESTAQUES

Justiça concede liminar que suspende votação da PEC da Previdência na Alepi

Publicado

em

Na manhã deste domingo (8), o desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar concedeu uma liminar suspendendo a votação, designada em regime de urgência, da PEC e do projeto de lei da reforma da previdência, para servidores do Piauí. A sessão iria acontecer nesta segunda-feira (9) na Assembleia Legislativa do Piauí.

No texto, consta que o mandado de segurança foi solicitado por deputados estaduais. “Defiro a medida liminar reclamada, a fim de determinar a imediata suspensão da multicitada sessão de votação da PEC N°03/2019 e do projeto de lei n° 53/2019, designada, em regime de urgência, para amanhã, dia nove, até eventual decisão em contrário deste egrégio tribunal de justiça”, destacou o desembargador por meio da decisão.

Na decisão, é apontado que não há a necessidade da votação do projeto de lei de caráter imediato. Conforme o desembargador, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia fixou o prazo de até o dia 31 de julho de 2020 para que os estados, o Distrito Federal e os municípios concluam as suas respectivas reformas previdenciárias.

Justiça questiona regime de urgência — Foto: Reprodução/ TJPI

Justiça questiona regime de urgência — Foto: Reprodução/ TJPI

Além disso, o desembargador Raimundo Nonato informou que o Governo do Piauí, quando encaminhou a PEC e o projeto de lei não pediu o regime de urgência. No mandado de segurança, consta também que como se trata de um assunto complexo, é necessária uma ampla discussão.

A decisão do desembargador ocorreu nesse domingo (8) — Foto: Reprodução/ TJ-PI

A decisão do desembargador ocorreu nesse domingo (8) — Foto: Reprodução/ TJ-PI

O projeto de lei foi apresentado na última quinta-feira (5) pelo secretário de fazenda, Rafael Fontele. De acordo com o governo, o projeto acaba com a dívida da previdência estadual a longo prazo, visto que será aumentado a capacidade de investimento e garantido o pagamento da folha de pagamento.

Publicidade

Entretanto, o projeto não foi bem aceito pelos servidores estaduais, que alegaram uma falta de diálogo por parte do Governo do Piauí. A categoria ainda alegou que causará prejuízos aos aposentados.

Procurado pelo G1, o secretário de comunicação do Governo do Piauí, Allisson Bacelar, alegou que segue defendendo a sua proposta e reitera que a ação em si é sobre os procedimentos da Assembleia Legislativa do Estado. “A ação do TJ não questiona a proposta do governo, mas sim a trâmite legislativo”, pontuou.

Tanto o governo do estado como a presidência da Assembleia Legislativa vão recorrer nesta segunda-feira (9) da decisão do  desembargador Raimundo da Costa Alencar, que concedeu mandado de segurança, suspendendo a sessão de votação do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) da reforma da previdência dos servidores estaduais.

O secretário Estadual de Governo, Osmar Júnior, confirmou que o estado vai recorrer da decisão e que o governo está adequando a lei federal com a estadual. “Não estamos inovando e nem mexendo em direitos”, diz o secretário.

Fonte: G1
Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS