Connect with us

DESTAQUES

Mãe faz BO e diz que filha foi proibida de ir à escola por usar trança colorida no cabelo

Publicado

em

Uma menina de 10 anos foi impedida de entrar na Escola Municipal Parque Itararé por usar uma única trança colorida no cabelo. A garota foi chamada pela direção da escola, que alegou que seu cabelo trançado ia contra a regra do uniforme escolar. A mãe da menina registrou boletim de ocorrência relatando o caso. A Semec negou que a aluna tenha sido proibida de entrar na escola.

De acordo com Alexandra Almeida, mãe da menina, o caso aconteceu na tarde de sexta-feira (24). A aluna foi chamada à direção da escola no fim do horário de aula e foi informada de que a trança vermelha contrariava o regulamento interno da escola quanto ao uniforme escolar, e que só poderia entrar na escola na semana seguinte se a retirasse. Amigas da menina contaram que ela chorou por conta da situação, sentindo-se contrangida.

Na segunda-feira (27) Alexandra e o pai da menina foram até a escola. Segundo ela, a direção reafirmou a proibição contra a trança colorida da filha. “A gente tentou explicar para as diretoras, mas elas não voltaram atrás: continuaram dizendo que minha filha só entraria se tirasse”, relatou Alexandra.

“Para mim, eles dizem que o problema é a trança colorida dela. Para minha filha, disseram que eram todas”, disse Alexandra, que se recusa a cortar o cabelo da menina por ordem da escola. “Eu já usei trança, o tio dela usa tranças. Nós também nos sentimos ofendidos”.

“Para mim é uma questão de preconceito. As tranças são parte da nossa identidade racial. Dissemos à diretora que nossa honra estava ferida. Ela disse que eu procurasse meus direitos. É o que estou fazendo”, disse Alexandra.

A mãe registrou boletim de ocorrência relatando o caso na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), e procurou o Conselho Tutelar da região. Desde o ocorrido a menina não foi mais à escola por orientação dos conselheiros, que pretendiam ir ao local conversar e averiguar a questão junto à direção.

Publicidade

Ainda de acordo com Alexandra, a filha é vice-líder de turma, cargo que só pode ser ocupado por alunos considerados excelentes. “Essa é a primeira vez que me chamam na escola da minha filha, e foi por um motivo como esse. E mesmo que ela fosse uma aluna ruim, acho ela tem direito de usar as tranças se quisesse”, comentou a mãe.

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) afirmou que está acompanhando o caso, e que nenhum aluno foi proibido de assistir aula ou passou por situação de constrangimento.

Leia abaixo a íntegra da nota da Semec:

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) informa que está acompanhando o caso ocorrido na Escola Municipal Parque Itararé e destaca que não tolera qualquer tipo de preconceito. A direção da escola mantém um protocolo para o fardamento dos alunos, apoiada pelos pais, e explica que os excessos costumam descaracterizar o ambiente escolar, mas que respeita todo tipo de expressão do indivíduo. Portanto, afirma que nenhum aluno foi proibido de assistir aula ou passou por qualquer situação de constrangimento. A Semec já conversou com os pais e os fatos foram esclarecidos.

Fonte: G1 Piauí

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS