Connect with us

DESTAQUES

MARCOLANDIA | Alvorada, ato cívico, corte do bolo e missa em ação de graças celebram aniversário de 30 anos; fotos

Publicado

em

A cidade de Marcolândia celebrou oficialmente nesta sexta-feira, 29 de abril, seu 30º aniversário de emancipação política. A “Terra da farinha e dos ventos” fundada em 1992 atualmente é administrada pela gestão “Amor e respeito pelo povo” do prefeito Dr. Corinto Matos e do vice-prefeito, Valmir de Juracy.

Para celebrar a mais importante data do calendário do município foi preparada uma rica programação e precisamente nesta sexta (29) em que se comemorou o aniversário de sua emancipação, a gestão realizou às 05h a alvorada. Em seguida a população assistiu o Ato cívico e Corte do bolo em frente à sede do Poder Executivo.

Ato Cívico

A banda de música Acordes Celestes da Igreja Assembleia de Deus, conduzida pelo mastro Homero, executou os hinos ao canto da vocalista Valdemia. A bandeira do Brasil foi hasteada pelo prefeito Corinto. O vice-prefeito hasteou a bandeira do Piauí e o vereador presidente da Câmara levou até o topo do mastro a bandeira do município.

Em discurso, o prefeito Dr. Corinto Matos, revelou sua imensa satisfação em celebrar o aniversário de 30 anos.

Publicidade

“Graças a Deus a gente está aqui neste momento e superando essa crise imensa que foi a pandemia, onde pudemos estar comemorando o trigésimo aniversário de Marcolândia próximo de vocês, próximo dos amigos. É uma honra estar nesse momento. É importante ressaltar que há 30 anos pessoas lutaram pela emancipação política de Marcolândia como a família Costa, a família Andrade, os Coutinhos, a família Araújo. Então agradecer e parabenizar a todas as famílias marcolandenses, a todos que fizeram e foram importantes no crescimento dessa cidade. Marcolândia é uma cidade diferenciada porque tem um potencial imenso de crescimento, mas esse potencial se dá principalmente pela população que é muito trabalhadora”, falou o prefeito.

O vice-prefeito, Valmir de Juracy, fez uso da palavra, saudou as autoridades presentes e fez um breve resgate histórico.

“É um dia de festa com uma programação que vem sendo feita desde o dia 23 de abril, mas eu queria dizer para vocês que como bem falou o Birica, na fundação de Marcolândia pelo avô do Corinto, que foi um dos primeiros chefes fiscais daqui de Marcolândia. Para Marcolândia se emancipar houve também vários cidadãos que se empenharam nesse processo, e lá estava nosso saudoso Lafaiete, o primeiro prefeito do município, cidadão humilde, simples, digno e trabalhador. Quero saudar também todos os vereadores em nome do ex-vereador Osvaldo e dizer que você nos orgulha. Todo cidadão de Marcolândia está de parabéns, pois trabalham os 7 dias da semana, e esse é o desenvolvimento do município e vamos participar das festividades”, disse Valmir.

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Chaguinha Ramos, direcionou ao povo uma mensagem de esperança.

“Deixo a mensagem de fé e esperança de dias melhores. Nós atravessamos recentemente um período muito difícil que foi a pandemia e hoje nós estamos vendo essa multidão aqui prestigiando o evento da cidade. Então a gente tem uma perspectiva muito positiva para o futuro”, disse.

O pré-candidato ao Senado Federal, Joel Rodrigues, ex-prefeito de Floriano,, falou da alegria em participar da solenidade alusiva aos 30 anos de emancipação política de Marcolândia.

“É um momento de muita alegria. Vivemos momento difíceis com a pandemia, e esse é um momento que as pessoas retornem para as ruas, aos encontros. O que me alegra e até me emociona é quando a gente chega a uma cidade para as festividades de aniversário que a gente vê o povo alegre, com a autoestima elevada. Isso é demonstração de boa gestão, que o gestor está conseguindo trazer alegria e cuidando do povo. Marcolândia é uma cidade próspera que tem um grande destaque nas energias renováveis e naturalmente tem um povo trabalhador que produz”, falou Joel.

Corte do bolo

Na ocasião todos os vereadores fizeram uso da palavra. Após os discursos aconteceu o corte do bolo e foi distribuído para todos os presentes

Publicidade

Além do prefeito e vice-prefeito, estiveram pressentes, a primeira-dama e secretária de Educação, Auxília Matos, juntamente com os secretários: Domitília Alencar (Saúde), Birica (Assistência Social), Paulo Pinheiro (Administração e Finanças), Mateus Matos (Gabinete), Rafael Alencar (Cultura), Eduardo Silva (Esportes), Zé Orlando (Desenvolvimento Rural), Carlos Daniel (Meio Ambiente), Hailton Fernando (Cidades), e Fabiana Dias (Assessora Técnica).

O evento foi prestigiado pelos vereadores: Chaguinha Ramos (Presidente da Câmara), Marcos Coelho (Vice-presidente), Clemilton Costa, Erivan de Aprígio, Lanja Nobre, Simone Viana, Isadora Coutinho, Dunga demais autoridades políticas, do judiciário, e o povo em geral.

Missa em Ação de Graças

Encerrado o ato cívico, as autoridades se dirigiram até a Igreja Matriz de São Cristóvão para a celebração da Missa em Ação de Graças.

O prefeito Corinto juntamente com o vice, Valmir de Juracy, adentraram ao templo erguendo a bandeira de Marcolândia seguido dos secretários e dos sacerdotes.

Após a procissão de entrada o padre Pio Feitosa, pároco de Marcolândia, iniciou a celebração. A cerimônia foi concelebrada pelo padre Allef e o diácono Franciso.

Fizeram a leitura sagrada o prefeito Corinto, o vice-prefeito Valmir de Juracy e a secretária de Saúde, Domitília Alencar.

Durante a homilia, o padre Pio Feitosa muito enfatizou a necessidade da população e do  poder público do município colaborar de forma conjunta para o crescimento e desenvolvimento da cidade.

Publicidade

No final da cerimônia o clero presidente abençoou o fiéis e o município. Na ocasião o deputado estadual Júlio Arcoverde esteve presente junto Joel Rodrigues.

Veja fotos do Ato cívico, corte do bolo, missa e da alvorada


Fotos da alvorada

CONTEÚDO RELACIONADO >> FOTOS | Alvorada no 30º aniversário de Marcolândia


Missa em Ação de Graças


CONTEÚDO RELACIONADO

FOTOS | Alvorada no 30º aniversário de Marcolândia


Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS