Connect with us

DESTAQUES

MARCOLÂNDIA | Audiência Pública apresenta resultados das áreas de Cultura e Esporte e mostra avanços e perspectivas de futuro

Publicado

em

Compromisso, responsabilidade e transparência são princípios de uma boa gestão visando o desenvolvimento nos mais variados setores e dimensões sociais do município.

Dessa forma a Prefeitura de Marcolândia, realizou na manhã desta quarta-feira, 21, uma audiência pública de prestação de contas das Secretarias de Cultura e Esporte e Lazer.

A audiência aconteceu na Câmara de Vereadores. O ato foi conduzido pelo prefeito Dr. Corinto Matos e contou com as participações da Orquestra Acordes Celestes da Igreja Assembleia de Deus, do cantor Reginaldo e de Paulo violinista.

O evento iniciou por volta das 9h40 com uma apresentação musical, seguido de alguns pronunciamentos como o do vice-prefeito, dos secretários das duas pastas, além de Auxilia Pires secretária de Educação e 1ª dama e  uma palestra ministrada pela assessora técnica Fabiana Dias, que mostrou o bom andamento das ações das áreas de esporte e cultura, apresentou ações a serem desenvolvidas.

O prefeito Dr. Corinto Matos, destacou que ao assumir a gestão do município, no dia 1º de janeiro, se deparou com a desestruturação das duas pastas – esporte e cultura – e que estas não atendiam um planejamento para que fossem fomentadas ações e chegada de recursos das esferas estadual e federal.

“Vimos as dificuldades dessas duas pastas que encontramos. Estavam totalmente desestruturadas e desinformadas, fora de um planejamento para a implementação dos trabalhos. Como foi bem frisado nessa audiência, é um momento de planejamento tanto no esporte como na cultura, em relação ao cadastramento de desportistas, bem como de setores da cultura seja musical ou artísticas porque temos uma grande parcela da população. Com a certeza e convicção estamos trabalhando da maneira correta”, pontuou.

Publicidade

“Temos que planejarmos para poder executar ações corretivas e trabalhar para melhorar e assim recebermos recursos na cultura e esporte, seja ele federal ou estadual”, salientou.

Dr. Corinto frisou que estão agendando uma reunião a nível federal, para o mês de agosto, com o secretário Especial de Cultura, o ator Mário Frias, onde serão apresentadas demandas do município, também no tocante aos trâmites burocráticos da Lei Aldir Blanc.

“A luta é uma ponta pé inicial de organização, planejamento para atrairmos mais recursos para Marcolândia”, concluiu o prefeito Dr. Corinto Matos.

Secretário de Cultura Rafael Alencar, ao lado do prefeito Dr. Corinto e do secretário de Esporte Eduardo Silva.

O secretário de Cultura, Rafael Alencar, destacou que a gestão de Dr. Corinto, conseguiu sede fixa para a secretaria e hoje já dispõe de estrutura adequada para a execução dos trabalhos. “Conseguimos um local para a secretaria de Cultura. E hoje temos aulas de violão para os jovens, vamos atrás de recursos para melhorarmos mais”, disse.

Durante a prestação de contas, em conversa com o portal Cidadesnanet.com, Rafael enfatizou também que entre outros projetos é necessário reformular o Plano Municipal de Cultura de acordo com a realidade do município e apresentar em sessão na Câmara de Vereadores para ser votado e colocado em prática. Diante das dificuldades impostas pela pandemia o secretário destacou que “é um balanço positivo”.

Publicidade

A Secretaria Municipal de Esporte tem à frente o secretário Eduardo Silva. Ao longo dos seis meses da gestão “Amor e respeito pelo povo”, entre as ações obedecendo os ditames das organizações de saúde como forma de prevenção ao contágio e disseminação da Covid, foram desenvolvidas algumas ações.

Entre elas vale ressaltar que no aniversário de 29 anos emancipação política de Marcolândia foram realizados o Desafio Marcolandense de Ciclismo Virtual, a Copa Game de forma remota, e, a homenagem a Seleção Barcelona de Futebol.


Conteúdo Relacionado: 1º Desafio Marcolandense de Ciclismo Virtual é realizado em Marcolândia no aniversário de 29 anos; veja fotos

MARCOLÂNDIA 29 ANOS | Premiação e Live Cultural encerram a programação de aniversário; fotos

Ex-jogadores da Seleção de Barcelona são homenageados no 29º aniversário de Marcolândia; fotos


Além disso, no que tange a parte documental, o secretário enfatizou que está em andamento o Fundo Municipal de Esporte para angariar recursos e fomentar atividades visando otimizar o setor.

“Acompanhamos os torneios através de um monitoramento por meio de aplicativo. Agora buscamos a regulamentação da Secretaria de Esporte que estava devastada onde criamos o Fundo Municipal do Esporte que é de fundamental importância para angariar mais recursos em parceria com o governo e empresas eólicas. Queremos criar também o calendário e seguir para que todos os desportistas sejam beneficiados. Está sendo um trabalho produtivo e os desportistas do município estão gostando”, pontuou Eduardo Silva.

Recentemente foi aberto o Edital de Chamamento Público nº 01/2021 para cadastrar dados dos Agentes e Atletas em diversos segmentos no Sistema Municipal de Informações e Indicadores  Esportivos – SMIIE – no âmbito municipal. Da mesma forma foi lançado edital na Secretaria de Cultura para cadastro de agentes e espaços culturais de Marcolândia.


Conteúdo Relacionado: Secretaria de Cultura abre cadastro para agentes e espaços culturais de Marcolândia. Veja edital!

MARCOLÂNDIA | Secretaria de Esporte divulga edital de cadastramento para agentes e atletas. Veja!


Assim como a Cultura, a Secretaria Municipal de Esporte conta hoje com sede própria e em suas instalações possui sala de reunião para que sejam debatidos e tratados assuntos referentes ao Esporte.

Publicidade

A projetista, Fabiana Dias, durante o evento, declarou que Marcolândia está vivendo um momento histórico onde a gestão municipal de forma comprometida e responsável vem modificando e implementando políticas de culturas e esporte.

“Essa gestão vem fazendo e modificando a cada dia a forma de administrar e mostrar política de resultados. O município tinha uma cultura defasada e desgastada assim como o esporte totalmente desorganizado. Hoje as duas secretarias contam com banco de dados em andamento em construção através de dois editais que foram lançados recentemente para que seja criada a carteirinha do Atleta que é um dos setores mais fortes do município e a carteirinha do artista onde temos vários segmentos na cultura de Marcolândia. A gestão vem mostrando que quer resgatar e trazer novamente a história do município para que essa preservação fique para futuras gerações”, comentou.

“De forma competente e muito comprometida o prefeito e sua equipe têm se preocupado constantemente com essas ações através de projetos, participação em chamadas públicas, editais a nível de estado e Federal. Vamos estar buscando cada dia mais recursos para esses dois setores principalmente o da cultura que vem sofrendo os impactos da pandemia, pois estamos parados e não retornamos ainda. O assistencialismo tem que acontecer é só uma das preocupações da gestão municipal, através do prefeito”, finalizou a projetista.

Presidente da Câmara de Vereadores de Marcolândia, Chaguinha Ramos

Na audiência pública de prestação de contas das secretarias de esporte e cultura, marcaram presença, o prefeito Dr. Corinto Matos; o vice prefeito, Valmir de Juracy; os secretários: Rafa Som (Cultura), Dudu (Esportes), Auxilia Pires (Educação), Domitila Alencar (Saúde), Paulo Pinheiro (Administração), Birica (Assistência Social) e  Hailton Pereira – o Fernando (Cidades), além dos vereadores: Chaguinha, Simone Viana, Lanja Nobre, Clenilton, Marcos Carvalho,  Dunga e Isadora Coutinho.

Mais imagens

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS