DESTAQUES

Marcolândia sedia 1° Encontro da Comissão Intergestores e discute fortalecimento da saúde nos territórios Vale do Guaribas e Itaim

Publicado

em

Nesta terça-feira, dia 27 de junho, foi realizado o 1° Encontro da Comissão Intergestores Regional no município de Marcolândia, reunindo prefeitos e secretários de Saúde do Território Vale do Rio Guaribas e Vale do Itaim. O evento teve como objetivo principal fortalecer a área da saúde nos municípios, buscando soluções conjuntas e aprimorando a gestão e o atendimento na região.

A programação teve início com uma visita ao Hospital Beneficência Chapada do Araripe, pertencente à Fundação Joaquim Simeão Filho. A intenção da visita foi proporcionar aos prefeitos a oportunidade de conhecerem a estrutura do hospital particular, visando a possibilidade de estabelecer convênios futuro.

A expectativa é que o hospital possa atender os municípios da região de Marcolândia, ansioso para aliviar a demanda do Hospital Regional Justino Luz, localizado em Picos, que atualmente recebe uma grande quantidade de pacientes.

Durante uma visita, foi destacado que o Hospital Beneficência Chapada do Araripe irá operar exclusivamente com cirurgias agendadas, sem atendimentos de urgência e emergência. Essa estratégia tem como objetivo otimizar o fluxo de pacientes e garantir um atendimento de qualidade aos que sofreram intervenções cirúrgicas programadas.

Após uma visita ao hospital, os participantes dirigiram-se à Câmara Municipal de Marcolândia, onde ocorreu uma reunião com os secretários, assessores técnicos e prefeitos presentes. O encontro promoveu um espaço para discussões e debates sobre investimentos, programas, recursos, portarias e adesões dos municípios relacionados à saúde pública.

Durante as discussões, foram abordados temas como a gestão integrada dos serviços de saúde, o compartilhamento de recursos e conhecimentos, a extensão do acesso aos serviços especializados e a busca por estratégias que promovam a melhoria contínua do atendimento aos cidadãos.

O encontro foi considerado um marco importante para a região, pois aproximou os gestores municipais da área da saúde, permitindo a troca de experiências e a construção de parcerias sólidas. A expectativa é que essa comissão intergestores regionais seja um espaço permanente de diálogo e cooperação entre os municípios, visando à melhoria da saúde pública

Falas

Dr. Corinto Matos, prefeito de Marcolândia, enfatiza a importância da reunião da CIR e agradece a participação de todos no primeiro encontro realizado no município.

“É uma grande satisfação que Marcolândia está tendo essa tão importante reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR). Quero agradecer a presença de todos os prefeitos, que fazem esse trabalho firme e forte a nossa região, agradeço também a todos os vereadores. Nós como gestores sabemos a luta e a dificuldade que é gerir a saúde nos nossos municípios. Mas estamos trabalhando para trazer melhorias, tenho certeza que com união, força, essa parceria e o apoio do Governo do estado, a gente vai sim transformar essa regional. Vamos dar as mãos, vamos nos unir, todos aqui sabem o sofrimento, sabem como é a saúde, mas precisamos nos unir para trazer uma melhor qualidade de vida para nosso povo. O que tenho a dizer é que com essa equipe vamos trazer melhorias e fortalecer as ações”, afirmou o prefeito.

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Itaim e prefeito de Jacobina, Gederlânio Rodrigues, o GD, no uso da palavra enfatizou que a região possui muitos problemas no sistema de saúde. Ele citou falta de vagas em hospitais de Picos e Teresina.

“Prefeitos e secretários muitas vezes ficam de mãos atadas sem ter o que fazer e nem uma situação que pode recorrer. Essa fundação que está aparecendo vai ao encontro do desenvolvimento para a saúde. Quando fazemos esse trabalho aqui desafoga em Picos e serve para todo mundo. Temos apresentado a ideia de levar ortopedia para Jaicós, Marcolândia, Paulistana. Acredito que o Governo do Estado está com vontade de enfrentar todos os problemas da Saúde do Piauí. Temos que levar as propostas e o plano de desenvolvimento na área da saúde que a gente precisa em cada região”, disse o prefeito de Jacobina destacando a realização de uma próxima reunião.

A Secretária de Saúde de Massapê, Maria Lúcia, coordenadora do colegiado da Comissão Intergestores Regional de Saúde do Território Vale do Rio Guaribas (CIR), destacou o encontro como importante e citou alguns fatores.

“Foi uma reunião muito produtiva. Um momento que discutimos com secretários, técnicos e alguns prefeitos da região sobre investimentos, programas, recursos, portarias e adesões dosmunicípios em relação à saúde pública como reformas, ampliações, construções, o programa Mais Médicos, o congresso nacional que vai acontecer, a obra do hospital que foi construído e está instalado em Marcolândia. É o momento de fortalecermos a região porque os municípios agora tem a oportunidade de enviar seus pacientes e fazer parcerias para desafogar Picos. É uma coisa que a região vem buscando há tempos. Visitamos o hospital e vimos uma estrutura muito boa que dá para inserir serviços que vão atender a sociedade do Vale do Itaim”, pontuou Maria Lúcia.

Valdeci Júnior é presidente da Fundação Joaquim Simeão Filho e explica o objetivo do encontro e fala da estrutura do Hospital Beneficência.

“Nosso objetivo maior é apresentar a estrutura da Fundação Hospitalar. Ela foi criada em 1996. Agora ela vem com uma nova administração, vai funcionar dentro das normas legais, com autorização da vigilância sanitária do Piauí. Ainda está em andamento essa documentação para viabilizarmos o funcionamento do hospital. A fundação não tem fins lucrativos. É uma estrutura hospitalar muito grande que beneficia não só a cidade de Marcolândia, mas o Vale do Itaim como um todo. Nosso objetivo é fazer a licitação na modalidade credenciamento e chamamento ao público com administração pública direta com estado, município para prestar um serviço de qualidade e quem ganha é a população. Juntando todos os municípios, secretarias municipais, prefeitos, temos uma média de fazer 350 cirurgias ao mês, o que fvai desafogar tanto a cidade de Picos como Teresina”, explicou Valdeci.

Edmilson, diretor-geral do Hospital, relata sobre sobre a criação do Hospital cirúrgico.

Publicidade

“Quando começamos esse projeto aqui em Marcolândia, nós entedemos que a região estava carente de assistência, principalmente cirúrgica, então, colocamos nosso projeto em criar um Hospital cirúrgico, não é comum, a maiorias dos Hospitais são gerais e atende todas as situações, inclusive urgência e emergência. Mas o nosso projeto não funciona assim, ele não vai atender urgências e emergências, somente cirurgias agendadas que é a grande demanda da população em geral e tem uma fila com mais de 600 nomes que o estado já nos apresentou de cirurgias eletivas, ou seja, cirurgias em que é marcado um horário e junta essas cirurgias para facilitar o processo dentro do Hospital. Então, esse é o projeto que nós estamos apresentando hoje, temos uma reunião do Conselho Regional de Saúde aqui pela primeira vez, e nós abrimos as portas do Hospital para mostrar a estrutura que estamos oferecendo, e falar para eles qual é o nosso objetivo com Hospital, que é um pouco diferente do que eles estão acostumados, mas que vai atender as necessidades da região e desafogar o fluxo de Picos, que hoje não suporta mais os atendimentos da região, trazendo mau atendimento, dificuldade de locomoção, então, essa é nossa proposta aquin Hospital Beneficente Chapada do Araripe”, relatou.

Wilvânia Sousa, enfermeira do Hospital Beneficência Chapada do Araripe, fala sobre as instalações do prédio.

“Nós somos da fundação hospitalar Joaquim Simeão, Hospital Beneficência Chapada do Araripe, estamos localizado em Marcolândia. Nesse primeiro momento nós temos o objetivo de realizar as cirurgias eletivas, estamos com leitos disponíveis, aguardamos todas as visitas do SUS já foram realizadas, a licença sanitária já nos visitaram e estamos com leitos disponíveis para cirurgias. Durante a pandemia muitas cirurgias foram retidas, estamos com duas salas de cirurgias A e B aguardando a liberação para que liberem para os municípios, e consequentemente realizar as cirurgias. Estamos aguardando chegar arco cirúrgico, torre para cirurgia, raio-x de primeiro mundo, de 400 amperes para que tenha uma visualização melhor. Nós estamos com a Comissão Intergestores Regional (CIR), que nesse mês foi realizada em Marcolândia pela primeira vez, ela sai de Picos, Teresina e designa para o interior, é uma visita muito importante. Porque os gestores e prefeitos, representam as comunidades. Eles tiveram acesso a todas as alas do Hospital, tiraram as dúvidas, nós estamos conveniando a SUS, ao IASPE, ao Planta a Unimed, enviamos as solitações e aguardando respostas, para que possamos ter portas abertas para o SUS eletivo, para os convênios para os particulares também” afirmou.

Estiveram presentes na reunião os prefeitos Adeílson Carvalho (de Francisco Macedo), Rivaldo Carvalho (de Massapê do Piauí), Zé Wlisses (de Simões), Raimundo Júlio (de Queimada Nova), Belim (de Vila Nova do Piauí), GD (de Jacobina), Maria José (de Santana do Piauí) e Joaquim Neto (de Patos do Piauí), juntamente com os respectivos secretários e assessores dos municípios; o vice-prefeito de Marcolândia, Valmir de Juracy; secretários Municipais de Marcolândia e vereadores.

Fotos: Cidades na Net e Hyago/Prefeitura de Marcolândia

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile