Connect with us

DESTAQUES

MARCOLÂNDIA | Vereadora Lanja e Mulheres Progressistas promovem o lançamento da Campanha 15 anos de Lei Maria da Penha

Publicado

em

A vereadora Lanja Nobre (PP), juntamente com o partido das Mulheres Progressistas e a Coordenadoria Estadual das Mulheres Progressistas do Piauí, com apoio da deputada federal Iracema Portela (PP), promoveu na Câmara Municipal de Marcolândia, neste sábado, 07 de agosto, o evento de lançamento da Campanha 15 anos da Lei Maria da Penha: Nenhum Sorriso Pode ser Silenciado.

Durante o evento foi ministrada uma palestra pela socióloga, Erinalda Feitosa, que é coordenadora estadual das Mulheres Progressistas do Piauí, reforçando a necessidade de combater os tipos de atos de violência contra mulheres.

O movimento das Mulheres Progressistas atua no Estado desde o ano de 2015, promovendo atividades, campanhas de conscientização e combate contra a violência feminina, formação política, defesa da juventude contras as drogas, entre outras temáticas voltadas para o empoderamento da mulher.

“Acreditamos que a mulher com essa informação, conhecimento, ideias, ela possa cada vez mais participar tanto do movimento político como também do movimento de igrejas, centros comunitários e assumir cargos públicos. Empoderando a mulher a gente pode vencer a violência. Esse encontro em Marcolândia é mais do que gratificante porque tem uma Procuradoria da Mulher”, destacou mencionando também o vereador Chaguinha Ramos que é presidente do Diretório Municipal do Progressistas e ao prefeito Dr. Corinto Matos. “A gente tem um orgulho porque o vereador Chaguinha é uma grande força política sempre presente nas nossas atividades e mobilizações junto com o nosso prefeito que é Progressistas”, concluiu.  

Em prol da missão de zelar e assegurar os direitos de mulheres vítimas de desigualdades de gênero e violência, bem como criar mecanismos de empoderamento feminino, foi instalada em Marcolândia através da resolução nº 01 de 09 de abril de 2021, a Procuradoria da Mulher, destacando-se com a primeira no Estado do Piauí, e tem como presidente a vereadora, Lanja Nobre (Progressistas).

No município, a Procuradoria desde sua instalação no mês de abril, já atendeu mais de dez casos. Lanja que foi nomeada no evento como coordenadora municipal das Mulheres Progressistas de Marcolândia, esclarece que as mulheres que procuram o órgão são encorajadas e encaminhadas para denunciar seus agressores.

Lanja Nobre é nomeada coordenadora municipal das Mulheres Progressistas em Marcolândia

“Estamos realizando esse evento maravilhoso através da nossa deputada Iracema Portela que nos prestigiou. Representante da Procuradoria da Mulher estou aqui para combater a violência doméstica contra a mulher. A Lei Maria da Penha completa hoje 15 anos”, falou a presidente.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_0446.jpg

A Lei Maria da Penha é uma lei distrital brasileira cujo objetivo principal é estipular punição adequada e coibir atos de violência doméstica contra a mulher. Decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente  Luiz Inácio Lula da Silva, em 07 de agosto de 2006 e entrou em vigor no dia 22 de setembro do mesmo ano. Desde a sua publicação, é considerada pela Organização Mundial das Nações Unidas como  uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres.

O Brasil, segundo enfatizou Lanja, é o quinto pais com mais registros de casos de violências contra mulheres.   

Durante o evento, o prefeito Dr. Corinto Matos, reafirmou o compromisso da gestão em parceira com demais órgãos da administração em apoiar e defender os direitos das mulheres.

Publicidade

“A gestão Amor e Respeito está de braços abertos para cada uma de vocês. Não tenham dúvidas que tudo que for melhor para o município a gestão vai estar responsável por isso. Eu parabenizo aqui a cada uma pelo por essa iniciativa e como o vereador Chaguinha falou é muito importante esse movimento de conscientizações como outros de capacitações e conscientização das pessoas em uma determinada comunidade. Todos os direitos, deveres e os poderes a gente vai estar de braços abertos junto com vocês e entendendo desse apoio. Isso é uma formação, é importante na data de hoje com conhecimento cada vez mais. A gestão está junto com vocês em todas as secretarias, seja na assistência social, educação, saúde, no esporte, na cultura e todas as áreas do município de Marcolândia”, afirmou o prefeito Dr. Corinto Matos.

O vereador Chaguinha Ramos, presidente da Câmara Municipal, falou sobre a importância do evento e destacou também a representatividade da Procuradoria da Mulher.

“É um dia importante porque cada vez mais o movimento de mulheres está se fortalecendo com a criação do Progressistas Mulher na pessoa da vereadora Lanja que é a presidente. Agente se orgulha em saber que nós somos a primeira Câmara do Piauí a implantar a Procuradoria. Estamos dando um passo à frente. É um movimento de capacitações no enfrentamento das lutas femininas”, pontua Chaguinha.

Participaram do evento compondo a mesa de honra a psicóloga do Cras, Eribetânia Carvalho; o prefeito Dr. Corinto Matos; a primeira-dama e secretária de Educação, Auxília Matos e o secretário de Assistência Social, José Valdemiro, o Birica, que fizeram uso da palavra; o vereador Chaguinha Ramos; e a assistente social, Lívia Pires.

O movimento Mulheres Progressistas surgiu através do presidente nacional do Partido Progressistas, senador Ciro Nogueira, e vem atuando através da deputada federal Iracema Portela (Progressistas) que é presidente nacional das Mulheres Progressistas.

Veja mais imagens

Facebook

MAIS ACESSADAS