Connect with us

DESTAQUES

MASSAPÊ | Seminário reúne profissionais para serem multiplicadores na prevenção às drogas

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Massapê do Piauí em parceria com a Fundação  Milton Campos, promoveu  nesta sexta-feira,13, uma capacitação de agentes multiplicadores, com a realização do seminário “Drogas Porquê? – Desafios para a Educação”, que já foi sediado em outros 45 municípios do Piauí.

O evento aconteceu inicialmente na Câmara municipal, e teve  por  objetivo  formar multiplicadores para a prevenção do uso e abuso das drogas. O seminário abrangeu como público, profissionais da Educação, Saúde, Assistência Social, representantes de igrejas, conselheiros tutelares e outros.

A Fundação Milton Campos é uma entidade sem fins lucrativos, que desenvolve estudos, pesquisas, debates e cursos  e, é vinculada legalmente ao Partido Progressistas-PP, que tem como presidente o senador Ciro Nogueira. No estado do Piauí a deputada Iracema Portela é a responsável pelo seminário que é promovido,  também em outros diversos estados brasileiros.

A coordenadora do evento,  a secretária de Meio Ambiente,  Lucileide Carvalho, fez a abertura.  “Quero dar a boas vindas e  agradecer a presença de todos que estão para aqui participar desse seminário, que traz um tema muito importante e relevante para nossa sociedade, e que deve ser trabalhado pelos profissionais de nosso município.  Desejo a todos um dia bem proveitoso”, disse.

Erinalda Feitosa,  se pronunciou representando a deputada Iracema Portela e a Fundação Milton Campos.   “É um prazer  estar em Massapê e queria agradecer imensamente pela acolhida de todos, inclusive, do prefeito Progressistas, Chico Carvalho, que é comprometido com o trabalho social da cidade.   E dizer que estou em nome da deputada Iracema Portela, no qual, já percorremos várias cidades do Piauí, onde já capacitamos mais 15 mil profissionais  sobre  essa problemática  das drogas, que é uma questão séria de saúde pública”, explicou.

Publicidade

Erinalda disse que o foco é formar multiplicadores de conhecimentos acerca de ações preventivas ao uso de drogas . “Com o trabalho preventivo de pessoas que estão inseridos nas comunidades, como educadores e profissionais de saúde, por exemplo, é possível ter ações mais efetivas junto a crianças e adolescentes, então trouxemos  palestrantes para fazer essa transmissão de conhecimento sobre a temática, onde  vocês tem o compromisso de ser multiplicadores,  seja  na sala de aula ou em outro  ambiente de trabalho”, pontou ela, que e agradeceu a gestão por abraçar a causa,  que segundo ela é de todos.

O prefeito de Massapê, Francisco Epifânio, o  Chico Carvalho, iniciou agradecendo a deputada Iracema Portela e ao senador Ciro Nogueira,  pelo trabalho desenvolvido em prol dos municípios do Piauí. “Nossa deputada vem fazendo um trabalho exemplar na Câmara federal e em todas as áreas, focando principalmente na mulher e na defesa de seus dos direitos, e em questões sociais, como essa que é as drogas.  O partido Progressistas junto a fundação Milton Campos que tem uma equipe excelente que tem feito esse trabalho em todo o piauí e em todo Brasil coordenado pelo senador Ciro, um homem de luta e trabalho que tem feito  muito pelo nosso estado. Ambos estão  de parabéns por levar não somente o desenvolvimento, mas também o bem estar e qualidade de vida para as pessoas”, afirmou o gestor.

“Essa é uma causa que devemos de fato abraçar, pois a droga afeta a vida de muitas famílias, e  embora sejamos  uma cidade pequena, não estamos  livre desse problema. A juventude está muito vulnerável diante do avanço dessas drogas ilícitas que tem invadido os municípios, e, isso é  uma grande preocupação nossa como gestor, pois sabemos  que  é algo difícil para se combater, por isso, o primeiro passo é a conscientização, é trabalhar nas bases, nas escolas, na igrejas e em todo ambiente que se reúne uma equipe e a população,  esse tema deve estar  presente, porque isso vai mudar alguma coisa na vida do jovem,  ele vai se tornar consciente de que não precisa disso para ser feliz, para vier ,  mas sim,  que deve estudar e crescer e só cresce abraçando causas importantes na nossa vida”, enfatizou o gestor.

Após a solenidade de abertura, aconteceu, as palestras conduzidas por Aurélio de Souza, de São Paulo, que é psicólogo clínico com formação em Psicanálise e em Saúde Pública pela USP, Especialista em Farmacodependência pela Unifesp e consultor em Saúde do Trabalhador e em Prevenção ao Uso de Drogas, e por Doralice Oliveira Gomes, do Distrito Federal, que é psicóloga pela UNB, mestre em Saúde da Família, especialista em Terapia Comunitária, consultora em projetos de prevenção ao uso de drogas com comunidades em situação de risco social.

As palestras aconteceram durante todo o dia, dividas em dois grupos, com uma equipe na Câmara Municipal e outra na Escola João Manoel da Costa, em que  foram  trabalhados  três temáticas. O Painel 1: Drogas: “Conceitos, usos e abordagens”; Painel 2: “Uso de drogas por crianças e adolescentes: fatores de risco e de proteção e dados epidemiológicos” e o Painel 3: “Prevenção do uso indevido de drogas na escola: princípios, metodologia e estratégias”.

Ao término, foi realizado uma avaliação, com aplicação  de pesquisa de satisfação e entrega dos certificados.

Publicidade

Também participaram do evento, a primeira dama,  Verônica Cavalcanti, o vereador Rivaldo Carvalho,  os secretários municipais Maria Lúcia (Cultura), Leonel Lopes (Educação), Francivaldo Reis (Gestão), Roberto Carvalho (Esportes),  chefe do Serviço Militar, Fredy Lima e Tarciane Bernardes, secretária de Assistência Social, de Santana do Piauí, .dentre outros.

 

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS