Connect with us

DESTAQUES

Médico explica os riscos com pouco isolamento no Piauí e cita colapso no CE

Publicado

em

O médico Marcelo Martins, cardiologista e membro do Comitê Gestor de Combate à Covid-19 de Teresina, cedeu entrevista ao Piauí TV 1ª edição, nesta sexta-feira (17/04).

O profissional explicou os riscos de contaminação com pouco isolamento social, e citou exemplo sobre o colapso de saúde no Ceará.

“O vírus vai ser transmitido de pessoa para pessoa. A partir do momento que você tem o colapso no sistema de saúde de um estado vizinho a gente tem que ficar mais atento ainda. Por que será que esse vírus não vai entrar com força no estado do Piauí? Isso só não vai acontecer se mantivermos o isolamento”, revelou o médico.

    Reprodução / Rede Clube

Marcelo citou uma frase de impacto usada recentemente pelo professor de epidemiologia da Universidade Federal da Bahia, Maurício Barreto: ‘Nós temos basicamente duas opções no Brasil: ou o isolamento ou a catástrofe’.

“Eu não digo isso para assustar as pessoas, o objetivo é conscientizá-la. Quer dizer, a única saída que nós temos no momento é o isolamento. O sistema de saúde não tem capacidade de atender uma demanda muita grande de pessoas”, destacou durante a participação na TV.

Segundo o médico, há várias limitações no Piauí: ‘o número de profissionais intensivistas é pequeno, o número de leitos de Terapia Intensivo é pequeno. Montar um leito de UTI não é só comprar um respirador. Existem cortes internacionais que mostram que mais de 30% dos pacientes precisam de hemodiálises, então a gente está falando de respirador, de hemodiálise de um monitor avançado, de um profissional extremamente especializado para fazer o manejo clínico desses pacientes. Não é o leito em si ou o respirador em si, é uma estrutura como um todo, necessário para o tratamento”, explica.

Publicidade

Para parâmetro de comparação, Maurício citou o caso de Fortaleza que tem 100% de leitos ocupados, que segundo ele, é uma das capitais do Nordeste que tem uma melhor proporção de leitos de UTI per capita e ‘está vivendo o que está vivendo’.

“Se a onda chegar no Piauí com a mesma força que chegou em Fortaleza, nós estamos correndo o risco de ter o número de mortes muito grande no nosso estado, infelizmente”, alertou.

Casos no Piauí

Veja os números detalhados de casos de coronavírus no Piauí, conforme os último boletins da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) divulgados nessa quinta-feira.

    Reprodução / Rede Clube
    Reprodução / Rede Clube
    Reprodução / Rede Clube
    Reprodução / Rede Clube
    Reprodução / Rede Clube

Fonte: 180Graus

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS