Connect with us

DESTAQUES

Médico piauiense cria detector portátil de tumores cancerígenos

Publicado

em

O médico piauiense Ary Oliveira Pires, especialista em Medicina Nuclear, em parceria com o pesquisador Helton Gírio Matos, inventou e patenteou um detector portátil para tumores cancerígenos, o Detector Ionizográfico, que permite a realização de exame de alta resolutividade, mas com preço mais baixo do que o cobrado atualmente, que varia de R$ 3,5 mil a R$ 5 mil.

O detector portátil criado pelo médico Ary Oliveira Pires, em parceria com o pesquisador Helton Gírio Matos, pode combinar o diagnóstico feito por imagens e a detecção de substâncias radioativas inoculadas nos pacientes com câncer para provisão do diagnóstico.

De acordo com o Blog do Pessoa, de Parnaíba, a diferença primária está na facilidade de trabalhar com o Detector Ionizográfico que é um aparelho portátil que deve ter um custo bastante reduzido quando produzido em escala industrial.

O equipamento foi testado em pacientes com nódulos de câncer de mama e os resultados aferidos pelo novo equipamento foram confirmados pelas técnicas já preconizadas para este diagnóstico.

“Estamos muito animados com o registro da patente, respaldado pelos resultados já publicados que apontam para uma nova arma para diagnosticar precocemente diferentes categorias de neoplasias malignas”, falou Ary Pires.

Fonte: Meio Norte

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS