Connect with us

DESTAQUES

Médicos retiram “cisto gigante” de 5 kg de idosa no Piauí; fotos!

Publicado

em

Uma mulher de 66 anos foi submetida a um procedimento cirúrgico de retirada de um cisto, nesse sábado (07), no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus, no Sul do Piauí. De acordo com a equipe médica, a bolsa formada no corpo da paciente pesava mais de 5 kg e foi retirada com sucesso.

O cirurgião Dr. Renato Regis, um dos responsáveis pelo procedimento, relatou ao meionorte.com que a idosa apresentava quadro de dor e aumento do volume abdominal. “Exames de imagem mostraram uma volumosa formação cística que ocupava toda cavidade abdominal, determinando efeitos compressivos sobre as estruturas intestinais e torácica, causando alterações do hábito intestinal e desconforto respiratório”, informou.

De acordo com o médico, a paciente foi submetida a uma laparotomia exploradora de urgência devido a piora clínica. No inventário da cavidade foi observado que o cisto originava-se de região anexial uterina esquerda, provavelmente de natureza ovariana

“A peça cirúrgica após retirada foi submetida a uma pesagem, aferindo um pouco mais de 5 kg, em seguida encaminhada para estudo anatomo-patologico (biópsia)” – cirurgião Dr. Renato Regis.

Após o procedimento, a paciente encontra-se em bom estado de saúde, com melhora das queixas e sob observação, tendo possibilidade de alta nos próximos dias.

Publicidade
Médicos retiram cisto gigante de 5 kg de idosa no Sul do Piauí (Foto: Hospital Regional de Bom Jesus)Médicos retiram cisto gigante de 5 kg de idosa no Sul do Piauí (Foto: Hospital Regional de Bom Jesus)
Médicos retiram cisto gigante de 5 kg de idosa no Sul do Piauí (Foto: Hospital Regional de Bom Jesus)

A equipe médica foi composta por:

Anestesista: dr. Antônio Machado

Cirurgiões: dr. Renato Reges e dr. Ângelo sena

Enfermeiro chefe: Fabio

Instrumentadoras: Geane e Aldeci

Fonte: Meio Norte | (Fotos: Hospital Regional de Bom Jesus)

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS