DESTAQUES

Mesmo com fortes chuvas, Piauí pode registrar período chuvoso mais quente da história

Publicado

em

As chuvas no início de ano no Piauí serão massivas, mas totalmente irregulares, podendo causar, assim, o período chuvoso mais quente da história já registrado, apontou a meteorologia.

De acordo com o climatologista Werton Costa, as altas temperaturas, mesmo com as chuvas, se darão devido ao fenômeno climático El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico e responsável por tornar o ano de 2023 o mais quente da história.

“Esse que será o problema, nós teremos grandes chuvas, no entanto, o El Niño que tanto nos massacra, causará altas temperaturas que podem nos afetar fortemente”, explicou o climatologista Werton Costa, diretor de prevenção da Defesa Civil.

Conforme o climatologista, o período chuvoso poderá contar com grandes volumes, alterações ventosas e bastante raios, principalmente na região Sul do estado, mas que esse fenômeno afetará todo o Piauí, durante os três primeiros dias de janeiro.

“O homem do cerrado pode ficar tranquilo, mesmo com o calor, a chuva vai cair, de maneira mais intensa nos primeiros dias, que poderá ajudar a encher reservatórios, molhar o solo e com o tempo de maneira ainda mais forte”, afirmou.

Publicidade

Ainda nesta segunda-feira (1º), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de chuvas intensas para toda região Sul, Sudeste e Sudoeste do estado. Já Teresina e a parte Norte do estado estão em alerta amarelo. O alerta será mantido até as 10h desta terça-feira (2), mas poderá ser renovado.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile