Connect with us

DESTAQUES

Meteorologia confirma que chuva deve permanecer até fim de maio no Piauí

Publicado

em

As chuvas que atingem o Piauí em maio devem permanecer até o fim deste mês devido ao fenômeno climático da Zona de Convergência Intertropical e à intensificação dos ventos no centro de alta pressão. De acordo com a meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sonia Feitosa, estão previstas que as chuvas fiquem acima da média em quase todas as regiões do Estado.

O mau tempo fez com que o acumulado de chuvas em Teresina chegasse a 100 milímetros até as primeiras horas da manhã desta sexta (17): o número equivale a 80% do que era esperado para todo o acumulado mensal que é de 116 milímetros. A meteorologista esclarece que dois sistemas climáticos estão favorecendo a ocorrência das chuvas.

“A divergência de ventos que estão ocorrendo na Amazônia favorece a vinda de umidade para o Piauí  e isso provoca chuvas, além disso,  o que vem contribuindo para os temporais ainda é o fenômeno climático da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que atua no Atlântico”, explica Sonia Feitosa.

O registro de precipitação nesse período é alta, se comparado com a mesma época da quadra chuvosa do ano passado. “De um modo geral, as chuvas em maio  deste ano estão acima da média em quase todo território piauiense principalmente nas regiões norte do Estado e a previsão já apresenta isso, salvo na região do extremo semiárido onde as chuvas ainda estão abaixo do esperado”, pontua a especialista.

 

Publicidade

 

 

 

Fonte: Meio Norte


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS