Connect with us

DESTAQUES

Meteorologia emite alerta laranja de chuvas intensas para parte do Piauí

Publicado

em

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (5) um alerta laranja de chuvas intensas para boa parte do estado do Piauí. Outra parte do estado está em alerta amarelo, com possibilidade de chuvas, mas com menor intensidade.

Segundo o Inmet, as nuvens carregadas vão continuar se formando sobre o Piauí nos próximos dias, provocando mais pancadas de chuva.

A maioria dos municípios piauienses está em alerta laranja, com possibilidade de chuvas intensas, entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 a 100 milímetros por dia e, rajadas de ventos entre 60 a 100 km/h.

Inmet coloca boa parte do Piauí em alerta laranja — Foto: Reprodução
Inmet coloca boa parte do Piauí em alerta laranja — Foto: Reprodução

Outra parte do estado está em alerta amarelo, o que significa a possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com ventos intensos entre 40 a 60 km/h.

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais (Cemaden), existe a possibilidade de inundações e enxurradas, devido à previsão de chuva e a cheia dos rios.

“Permanece moderada a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas mesorregiões Sudoeste, Sudeste e Centro Norte do Piauí, devido à previsão de pancadas de chuva no decorrer do dia e a onda de cheia no rio Parnaíba. Portanto, não se descarta a possibilidade de ocorrência de enxurradas em áreas com maior declividade, inundações dos rios urbanos parcialmente canalizados e alagamentos em áreas rebaixadas com drenagem insuficiente”, apontou o Cemaden.

Publicidade

Em Teresina a previsão do tempo para esta quarta-feira é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com temperatura mínima de 22°C e máxima de 33°C. Floriano também tem previsão de tempo com muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com temperatura mínima de 23°C e máxima de 31°C.

No município de Picos a previsão é de muitas nuvens com chuva isolada, com mínima de 23°C e máxima de 31°C.

Em Uruçuí a previsão do tempo é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com temperatura mínima de 22°C e máxima de 29°C. Em Parnaíba a previsão é de chuva isolada, com mínima de 25°C e máxima de 32°C.

Chuva em Teresina

Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais apontam que em 4 dias, entre 17h do dia 1º de janeiro, até 17h de 4 de janeiro de 2022 foram registrados 206 mm. O número é considerado alto, já que a média para todo o mês de janeiro é de 197 mm.

Carros são arrastados pela correnteza após forte chuvas em Teresina — Foto: Pablo Santos/ TV Clube
Carros são arrastados pela correnteza após forte chuvas em Teresina — Foto: Pablo Santos/ TV Clube

Segundo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em Teresina o rio Parnaíba teve um aumento do seu nível, que ontem estava em torno de 5,02 m, e agora está em 5,60 m, saindo então da cota de atenção e entrando na cota de alerta, que é a partir de 5,50 m.

Também está prevista uma elevação do nível do rio para 5,74 m nas próximas 8 horas, ou seja, um aumento de 14 cm. A cota de inundação na capital é de 6,87 m.

Publicidade

Na capital, a população enfrenta problemas relacionados principalmente ao escoamento da água da chuva. Mais de 240 famílias estão desabrigadas e uma pessoa chegou a morrer após ter o carro arrastado.

Os ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira, e da Cidadania, João Roma, visitaram na manhã desta quarta-feira, acompanhados do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), áreas atingidas por alagamentos na capital. Com a visita, o objetivo é elaborar estratégias de auxílio às famílias afetadas.

Fonte: G1 Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS