Connect with us

DESTAQUES

Meteorologia prevê chuvas abaixo da média em fevereiro no Piauí

Publicado

em

A meteorologia prevê chuvas normais ou abaixo da média para o mês de fevereiro no Piauí, segundo a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). Isso de deve à condição de esfriamento do oceano Atlântico Sul, responsável pela formação de sistema que favorecem as chuvas.

“Tudo indicava que as chuvas seriam acima da média por estação chuvosa. Para chover nesta época é necessário que as águas do oceano Atlântico Sul estejam mais aquecidas e elas se aqueceram. Contudo, na metade do mês de janeiro, essas águas resfriaram um pouco e as chuvas foram mais inibidas nesse final de mês”, afirmou a meteorologista Sônia Feitosa.

Previsão do tempo: meteorologia prevê chuvas abaixo da média para o Piauí  — Foto: Reprodução
Previsão do tempo: meteorologia prevê chuvas abaixo da média para o Piauí — Foto: Reprodução

Ainda de acordo com Sônia Feitosa, os 10 primeiros dias de fevereiro não terão grandes volumes de chuvas. Somente a partir da segunda quinzena do mês, o Piauí terá precipitações significativas principalmente no Norte do estado.

Apesar do baixo aquecimento do oceano Atlântico, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) vai se aproximar do Piauí e favorecer as chuvas nos próximos meses.

“A ZCIT é paralela à linha do Equador e nessa época quando o oceano está mais aquecido esse fenômeno desce e forma mais chuvas no estado. Não tanto quanto se o oceano estivesse mais quente. Em março e abril as previsões são de chuvas normais e acima da média”, explicou Sônia.

Previsão para o trimestre

A tendência climática para o Piauí no primeiro trimestre de 2022 indica maior probabilidade das precipitações pluviométricos ocorrerem normais e/ou acima da faixa normal climatológica para o Centro-Norte e Norte do estado.

Publicidade
Previsões de chuvas para os meses de Fevereiro, Março e Abril de 2022 no Piauí — Foto: Reprodução
Previsões de chuvas para os meses de Fevereiro, Março e Abril de 2022 no Piauí — Foto: Reprodução
  • Região Norte e Centro-Norte: chuvas acima da média;
  • Região Sudeste e Sudoeste: chuvas na faixa normal climatológica.

Fonte: G1 Piauí

Facebook

MAIS ACESSADAS