Connect with us

DESTAQUES

Missa Solene e procissão reúnem multidão e encerram festejos de São Pedro em Santana do Piauí; fotos

Publicado

em

Desde o dia 20 de junho, A área pastoral de São Pedro, na cidade de Santana do Piauí, pertencente à Paróquia São José Operário em Picos, viveu momentos de muita fé e devoção, quando a comunidade católica celebrou o festejo de São Pedro, o maior evento religioso do município, uma tradição que se repete a 81 anos, tendo sido iniciada antes mesmo da sua emancipação.

Este ano, durante nove noites, de forte evangelização, o festejo refletiu sobre o tema “São Pedro ajuda-nos a construir uma igreja missionária e solidária”.

Na manhã do último sábado, 29, a programação chegou ao seu ponto alto, quando centenas de fiéis católicos participaram na Igreja Matriz da tradicional missa solene da festa de São Pedro.  A celebração foi presidida pelo bispo diocesano Dom Plínio José da Luz e concelebrada pelo vigário paroquial Padre José Mairton.

Após a missa, os devotos participaram ainda da tradicional procissão com a imagem do padroeiro, percorrendo várias ruas cidade.

Em entrevista o vigário paroquial padre José Mairton fez uma avaliação positiva do 81º festejo. “Fazendo uma avaliação do que aconteceu nestes dias de festejo, o nosso coração se alegra, porque vimos o crescimento não só quantitativo, mas também qualitativo. Aumentou muito a participação das pessoas que além de participar da missa, se envolveram na liturgia, na parte social, com os próprios grupos e pastorais e isso é gratificante”.

Publicidade

O padre disse que o festejo também serviu para uma união mais forte entre a área pastoral de São José, da cidade de São José do Piauí com a Área Pastoral de Santana do Piauí. “Deixo aqui uma mensagem para os santanenses que continuemos firmes nessa missão de evangelizar, de participar, de ajudar e fazer a igreja mais viva. Nossos agradecimentos a todos aqueles que se empenharam na realização desse festejo”, disse.

O sacerdote destacou ainda sobre os objetivos do festejo de 2019. “O festejo de São Pedro trouxe como objetivos o fortalecimento da fé e o compromisso cristão envolvendo a todos nas atividades religiosas, assim como visa também à colaboração dos cristãos e a participação ativa do projeto de construção da nova igreja com doações e incentivos a outros fieis doarem, para que seja concluída em tempo hábil”, concluiu.

A prefeita do município, Maria José, participou da missa solene e procissão. Em entrevista a gestora lembrou que os festejos propuseram reflexões e o fortalecimento da fé. “O festejo traz uma representatividade muito grande para a população de Santana do Piauí, ele vem a cada ano para revigorar e renovar a nossa fé cristã. Sempre que termina o festejo há uma união maior da comunidade, a exemplo desse ano que buscamos a construção da nova igreja. Portanto, o festejo vem para fortalecer a nossa caminhada religiosa a nossa fé e devoção em São Pedro. Se espelhando em São Pedro que foi uma rocha firme e nos deixou um grande exemplo ser seguido”, pontuou.

A dona Maria Rosário Oliveira Leal, disse que foram momentos de renovação da fé “Eu fico emocionada pela realização de mais um festejo. São Pedro é um modelo a ser seguido. Portanto esse festejo traz para a igreja e a comunidade um significado muito grande. Foram dias de paz, glorias e bênçãos”, salientou a dona Maria.

Em sua homilia, o bispo diocesano Dom Plínio José da Luz, deixou uma mensagem para o povo santanense. “A mensagem que deixo nesta manhã é que as pessoas São Pedro como um exemplo de vida, que reflitam o que levou São Pedro a ser discípulo de Jesus e ser tão autêntico se tornando para nós um referencial a ser seguido. Quanto à comunidade católica, o que mais me admirou aqui foi a perseverança do Povo de Santana do Piauí. Eu consigo perceber que a população e os fiéis católicos só aumentam, é uma alegria que vem de dentro que é perceptível. Que a experiência da alegria, da devoção e da fé aconteça todos os dias e que o povo de Santana do Piauí sejam abençoados permanentemente”.

Publicidade

Após a Procissão, aconteceu o sorteio do rifão de prêmios.

_Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS