DESTAQUES

Moradores sem fornecimento regular de energia elétrica há 20 anos constroem postes de madeira no Piauí

Publicado

em

Moradores do bairro Santa Helena, no município de Colônia do Gurgueia, Sul do Piauí, sem energia elétrica há 20 anos, se uniram para comprar postes de energia elétrica e construir ligações clandestinas na região. Segundo eles, o local não possui equipamentos para fornecimento adequado e cerca de 20 famílias sofrem constantemente com a falta de energia.

Por meio de nota, a Equatorial Piauí informou ao g1 que a construção de postes regulares está prevista para o primeiro semestre de 2022 e ressaltou que as ligações clandestinas representam um perigo aos usuários (leia a nota completa ao fim da reportagem).

De acordo com um morador do bairro, que preferiu não se identificar, duas ruas são afetadas pelo problema. Na região, existe somente um poste de cimento, comprado por ele. Outros cinco foram feitos por demais moradores, com madeiras e fios.

“É um problema de muitos anos. Uns três moradores se reuniram quando ainda havia poucas casas e construíram. Tem postes com mais de 10 anos, estão amarrados porque já não seguram. Em 2015, eu comprei um de cimento e coloquei próximo à minha casa, foi uns 200 reais. Os outros, todos eles, são gambiarras. A situação tá feia”, lamentou o homem.

Conforme o morador, o fornecimento de energia é interrompido pelo menos uma vez por semana na região, e costuma durar entre três a 24 horas.

“No último sábado (6) mesmo, faltou energia às 10h da manhã e voltou só no domingo, às 10h também. Foram 24 horas. Ligamos e nada de resolver a situação. Não pode ventar, não pode dar um trovão, a energia é fraca demais. Já queimou minha geladeira, que custou R$ 3 mil”, completou.

Publicidade

Confira a nota da Equatorial Piauí

A Equatorial Piauí reforça que prestou atendimento em todas as ocorrências de falta de energia ou oscilação registradas no bairro Santa Helena, inclusive realizando manutenção na rede e instalando espaçadores nos cabos próximos. Proativamente, a Equatorial enviou equipe ainda no final de sexta para avaliação na rede que atende a área para realizar manutenção preventiva e realizando a reconexão de clientes em poste. No sábado (06), houve falta de energia na comunidade ocasionada pelas fortes chuvas dos últimos dias na região, mas que já foi regularizada.

Sobre a regularização de gambiarras na região, a distribuidora informa que tem obra prevista a ser executada ainda no 1º semestre de 2022 . A Distribuidora reforça que as ligações clandestinas de energia elétrica, conhecidas popularmente como gambiarras, surgem e representam um perigo para quem as instala e aos usuários, que além da irregularidade cometida, sobrecarregam o sistema e geram riscos para a região onde estão localizadas. Além disso, elevam as perdas de energia, causando prejuízos para toda a sociedade, afetando a qualidade da energia elétrica fornecida, provocando falta de energia e comprometendo a arrecadação de impostos utilizados para custear serviços públicos e investimentos.

Fonte: G1 Piauí

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile