Connect with us

Alegrete do Piauí

Morre em Alegrete do Piauí, Dona Alencar, aos 101 anos; prefeito emite nota de pesar e decreta luto oficial

Publicado

em

Faleceu nesta quinta-feira, 15, na cidade de Alegrete do Piauí, aos 101 anos, Maria Alencar de Carvalho, conhecida como dona ‘Alencar’ ou tia ‘Bola’.  Dona ‘Alencar’ é oriunda de uma família de 13 irmãos, neta do capitão Antônio Pereira que segundo os registros históricos é o patriarca da descendência Alencar na região.

Em virtude do falecimento, o prefeito de Alegrete do Piauí, Márcio Willian Maia Alencar, emitiu nota de pesar e decretou luto oficial no município de três dias. No decreto de luto, determina o fechamento de todos os órgãos públicos do município de Alegrete por conta do falecimento de Maria Alencar considerada como uma das cidadãs mais velhas do município, bem como possuir laços familiares com funcionários públicos.

Veja o decreto de luto oficial

Maria Alencar, Dona Alencar ou Tia Bola,  teve oito filhos, sendo quatro biológicos: Clemeilde Alencar, Zé de Alencar, Gesildo Jose (Dede), Cleonice Alencar (In Memorian) e quatro filhos do coração: Dima, Socorrinha, Maria e Clendeildo. Ela deixa 30 netos, 44 bisnetos e 10 tataranetos.

Veja nota de pesar

“É com imenso pesar que nós da família Alencar noticiamos seu falecimento. Com certeza seu legado nunca será esquecido. Ele permanecerá eternamente e será vivido por nós. Tia Bola deixa muitas saudades e Jesus certamente está recebendo bem ela no céu.

Publicidade

Foi uma mulher batalhadora, trabalhadora, vaidosa, caridosa, uma verdadeira assistente social da vida, que atravessou um século de existência, carregando um legado de histórias, lutas e amor ao próximo”

Maria Alencar de Carvalho nasceu no dia 02 de fevereiro de 1919 na região do Tiririca. No ano passado o centenário foi comemorado com grande festa que reuniu amigos, familiares e parentes. O aniversário de Tia Bola foi marcado por missa celebrada pelo padre Ismael de Holanda – pároco local e organizada pelo neto de dona Alencar seminarista, Francisco Helvídio.

A comemoração centenária teve momentos de homenagens, jantar e música ao vivo com o cantor Marquinhos do Recife – PE e aconteceu na residência da aniversariante, na localidade Alegrete Velho, zona rural do município de Alegrete do Piauí.

Dona Alencar era tia do ex-prefeito de Alegrete, Edilton Alencar, e também tia dos prefeitos: Nonato Alencar (Francisco Macedo), Dr. Jonas Alencar (São Julião) e Márcio Alencar (Alegrete do Piauí).

Dona Alencar, neta do capitão Antônio Pereira, junto com seus 13 irmãos e irmãs, povoou a região e destes gerou importantes nomes da política, das artes e do comércio local.

Publicidade

Veja >> GENTE EM EVIDÊNCIA | Dona Alencar comemora 100 anos com missa e festa em Alegrete do Piauí; fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS