Morre em Alegrete do Piauí, Dona Alencar, aos 101 anos; prefeito emite nota de pesar e decreta luto oficial
Publicado por: Willians Sousa | Data: 15/10/20

Morre em Alegrete do Piauí, Dona Alencar, aos 101 anos; prefeito emite nota de pesar e decreta luto oficial

Faleceu nesta quinta-feira, 15, na cidade de Alegrete do Piauí, aos 101 anos, Maria Alencar de Carvalho, conhecida como dona ‘Alencar’ ou tia ‘Bola’.  Dona ‘Alencar’ é oriunda de uma família de 13 irmãos, neta do capitão Antônio Pereira que segundo os registros históricos é o patriarca da descendência Alencar na região.

Em virtude do falecimento, o prefeito de Alegrete do Piauí, Márcio Willian Maia Alencar, emitiu nota de pesar e decretou luto oficial no município de três dias. No decreto de luto, determina o fechamento de todos os órgãos públicos do município de Alegrete por conta do falecimento de Maria Alencar considerada como uma das cidadãs mais velhas do município, bem como possuir laços familiares com funcionários públicos.

Veja o decreto de luto oficial

Maria Alencar, Dona Alencar ou Tia Bola,  teve oito filhos, sendo quatro biológicos: Clemeilde Alencar, Zé de Alencar, Gesildo Jose (Dede), Cleonice Alencar (In Memorian) e quatro filhos do coração: Dima, Socorrinha, Maria e Clendeildo. Ela deixa 30 netos, 44 bisnetos e 10 tataranetos.

Veja nota de pesar

“É com imenso pesar que nós da família Alencar noticiamos seu falecimento. Com certeza seu legado nunca será esquecido. Ele permanecerá eternamente e será vivido por nós. Tia Bola deixa muitas saudades e Jesus certamente está recebendo bem ela no céu.

Foi uma mulher batalhadora, trabalhadora, vaidosa, caridosa, uma verdadeira assistente social da vida, que atravessou um século de existência, carregando um legado de histórias, lutas e amor ao próximo”

Maria Alencar de Carvalho nasceu no dia 02 de fevereiro de 1919 na região do Tiririca. No ano passado o centenário foi comemorado com grande festa que reuniu amigos, familiares e parentes. O aniversário de Tia Bola foi marcado por missa celebrada pelo padre Ismael de Holanda – pároco local e organizada pelo neto de dona Alencar seminarista, Francisco Helvídio.

A comemoração centenária teve momentos de homenagens, jantar e música ao vivo com o cantor Marquinhos do Recife – PE e aconteceu na residência da aniversariante, na localidade Alegrete Velho, zona rural do município de Alegrete do Piauí.

Dona Alencar era tia do ex-prefeito de Alegrete, Edilton Alencar, e também tia dos prefeitos: Nonato Alencar (Francisco Macedo), Dr. Jonas Alencar (São Julião) e Márcio Alencar (Alegrete do Piauí).

Dona Alencar, neta do capitão Antônio Pereira, junto com seus 13 irmãos e irmãs, povoou a região e destes gerou importantes nomes da política, das artes e do comércio local.

Veja >> GENTE EM EVIDÊNCIA | Dona Alencar comemora 100 anos com missa e festa em Alegrete do Piauí; fotos

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES

Globo mostra a história de adolescente de Simões em busca do sonho de jogar futebol

O programa jornalístico ‘Bom Dia DF’, da TV Globo, exibido nesta terça-feira (6), uma reportagem que contou a história de Paulo Ricardo Alves de Morais, natural do município de Simões,

Jaicós

Ministério Público vai acompanhar o processo seletivo da Prefeitura de Jaicós

O Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Justiça de Jaicós, instaurou Procedimento Administrativo com o propósito de acompanhar a realização de todo o processo de seleção de pessoas para

Alegrete do Piauí 0 Comments

Parede de casa desaba, mata mulher e deixa homem gravemente ferido em Alegrete

Uma tragédia ocorrida no início da tarde desta segunda-feira (24), na localidade Limpo Grande, distante cerca de 10 km da cidade de Alegrete do Piauí, vitimou uma mulher de apenas